O IF Baiano – Campus Itaberaba foi destaque na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2025, realizada entre os dias 08 e 11 de setembro, em Barra do Piraí (RJ). Com três equipes conquistando medalhas — uma de ouro e duas de prata — os estudantes demonstraram sua competência, criatividade e espírito de equipe.
Além dos resultados, os estudantes participaram de oficinas, palestras e realizaram os lançamentos dos foguetes que eles próprios construíram, vivenciando uma experiência de aprendizado prático, trabalho colaborativo e inovação.
Murilo Francisco Santana de Araújo, medalhista de ouro, vem participando de competições de foguetes desde o ano passado e considera as experiências inesquecíveis.”Entrei com aquele friozinho na barriga, mas também com muita confiança e vontade de dar o meu melhor. No fim, todo o esforço valeu a pena: consegui conquistar a medalha de ouro. O mais especial foi que não fiz nada sozinho, tive ao meu lado uma equipe incrível, que acreditou junto comigo e mostrou que quando a gente trabalha unido, o resultado vem com ainda mais força. Foi uma experiência que me marcou e que guardo com muito carinho.”








Sobre os conhecimentos técnicos envolvidos, Murilo destaca que são várias disciplinas envolvidas no processo: “Na construção do foguete de garrafa PET com vinagre e bicarbonato, a Química entra na reação que libera gás carbônico, responsável pela pressão interna. A Física explica o impulso gerado pelo jato de gás (lei de ação e reação de Newton), a pressão, o movimento do projétil e a aerodinâmica do voo. Já a Matemática é usada para calcular proporções de reagentes, estimar volume de gás, pressão e até prever a altura ou distância do lançamento.”
Murilo é estudante do curso técnico em Agropecuária e quer continuar nessa área no ensino superior, seguindo a carreira de Engenheiro Agrônomo. Para ele, toda sua caminhada no IF Baiano terá impacto no profissional que ele será no futuro: “Minha experiência no IF tem sido incrível. Participar de projetos e eventos me ensinou a trabalhar em equipe, ter mais confiança e pensar de forma prática. Esse projeto, em especial, também incentiva a inovação e a busca por melhorar, habilidades essenciais para um engenheiro agrônomo, que precisa ter ideias criativas e inovadoras para transformar o campo.”
Para a professora Suede Barbosa, a participação dos alunos em competições como essa agrega à vida muito além das medalhas: “consolida aprendizagem científica ‘mão na massa’ em Física, Química e Matemática; desenvolve competências socioemocionais como colaboração, liderança, gestão do tempo e resiliência; fortalece autoestima acadêmica e identidade científica; amplia repertório cultural e técnico por meio de oficinas, palestras e trocas entre escolas; cria portfólio e visibilidade para futuras oportunidades (bolsas de estudo em faculdades); e ainda ensina responsabilidade técnica ao seguir normas de construção, testes e segurança — transformando o desafio do foguete em experiência formativa, cidadã e inspiradora para todo o campus”.
A MOBFOG é uma competição experimental ligada à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Seu objetivo é que estudantes construam foguetes com materiais simples, como garrafa PET, e os lancem com propelente caseiro — com vinagre de álcool e bicarbonato de sódio — buscando obter a maior distância possível. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Cada escola ou equipe prepara tanto o foguete quanto a base de lançamento. A competição estimula a formação de competências transversais, como trabalho em equipe, criatividade, inovação e resolução de problemas.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br