Formação técnica e cidadã amplia oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade
Na tarde do dia 1º de agosto, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou a cerimônia de certificação da primeira turma do curso “Artesã em Utensílios com Fibra de Bananeira”, no Campus Governador Mangabeira. Ao todo, 29 mulheres receberam seus certificados após concluírem a formação, que une saberes artesanais a conteúdos voltados para a qualificação profissional e para a cidadania.
Com 160 horas de duração, o curso, vinculado ao programa Mulheres Mil, ofereceu aulas de português e matemática básicas, informática e técnicas de traçagem da fibra de bananeira. Além disso, as participantes tiveram contato com temas relacionados à educação, trabalho, gênero, ética e direitos da mulher. Também foram abordados assuntos sobre saúde, biossegurança, segurança alimentar e nutricional, com foco na qualidade de vida da mulher, além de educação socioambiental, sustentabilidade, empreendedorismo, cooperativismo, economia solidária e segurança do trabalho.


As mulheres certificadas são, em sua maioria, sem vínculo formal de emprego e buscavam na formação uma oportunidade para ampliar conhecimentos técnicos e sociais. Segundo a coordenadora sistêmica do Programa Mulheres Mil no IF Baiano, Acácia Bastos Cunha, o curso oferece condições para que as participantes conquistem empoderamento e ampliem as oportunidades de emprego e negócios. Ela explica que o objetivo é contribuir para a transformação social e a redução da pobreza e da desigualdade de gênero.
Ela ressalta ainda a importância da certificação para o programa e para as participantes. “Essa é a primeira certificação que faço e estou muito satisfeita de poder participar desse projeto do Governo Federal desenvolvido pelo IF Baiano. Ver essas mulheres com a autoestima melhorada, podendo ter um ofício e adquirir renda, é bastante significativo para mim”, afirma.
A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Luis Gomes, além de gestoras do Campus Governador Mangabeira, como a diretora acadêmica, Cristiane Santos de Jesus; a coordenadora adjunta do programa, Sílvia Fernanda Sales dos Santos; e a diretora administrativa, Daiana Mamona.



O Programa Mulheres Mil é uma iniciativa do Governo Federal voltada à promoção da educação, cidadania e desenvolvimento para mulheres em situação de vulnerabilidade social. No IF Baiano, o programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e tem como objetivo oferecer formação gratuita, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades de gênero nos contextos de pobreza e extrema pobreza.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br