Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2026

ACESSE AQUI
Campus Guanambi sedia a I Olimpíada Baiana de Drones, de 21 a 23 de agosto
Atualizado em 5 de agosto de 2025 às 10h13 | Publicado em 5 de agosto de 2025 às 10h13

Competição inédita no IF Baiano estimula ciência, tecnologia e empreendedorismo

Compartilhe nas redes sociais:

De 21 a 23 de agosto, o Campus Guanambi do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) sedia a primeira edição da Olimpíada Baiana de Drones (OBADRONES). A iniciativa é voltada à promoção da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no setor de drones, reunindo estudantes, professores, instituições de ensino e empresas da área.

Idealizada pelo professor do IF Baiano, Leandro Gonçalves, o evento é realizado pelo Centro de Estudos Tecnológicos em Informática e Agronomia (CETEIA) do Campus Guanambi, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão do IF Baiano (Proex) e suporte financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital Eventos/Popciências n.º 19/2024 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). 

Segundo Gonçalves, a olimpíada está sendo organizada de forma colaborativa, com a participação direta de docentes, técnicos administrativos, estudantes e empresas parceiras. Ao todo, 13 professores e 26 estudantes integram a comissão organizadora. O evento conta ainda com o apoio de dez empresas expositoras.

A competição de drones contará com a participação de seis equipes, que foram selecionadas por meio de um processo de inscrição nacional.

As equipes classificadas são: 

Drones Guanambi e Maverick Drones, ambas do IF Baiano – Campus Guanambi; 
IFCopter, do IF Baiano – Campus Itapetinga;
Comando Alagogô, do IF Baiano – Campus Alagoinhas; 
Carrancas, do IF Sertão-PE; e 
DroneIFSC, do IFSC – Campus Florianópolis. 

Todas as equipes são formadas por estudantes do ensino médio e superior, com a supervisão de professores.

Como funciona a competição?

Cada equipe deverá projetar, montar e operar um drone para cumprir missões específicas que testam as capacidades técnicas dos veículos e a criatividade dos participantes.

Segundo Gonçalves, a expectativa é de que o Campus Guanambi receba cerca de mil visitantes por dia para o evento, incluindo representantes de mais de 30 escolas e universidades, vindos de pelo menos 16 municípios da região. 

Ainda de acordo com ele, a proposta é posicionar a Bahia como protagonista na produção de tecnologia com drones desenvolvidos localmente, com a participação ativa dos Institutos Federais e das universidades na formação de profissionais qualificados.

Outras informações estão disponíveis no site oficial do evento: www.obadrones.com.br 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br