58 mulheres concluíram o curso de Formação em Salgadeira, oferecido pelo IF Baiano e pelo Colégio Estadual Pedro Ribeiro, em Salvador
Nesta sexta-feira, 07, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) entregou a certificação a 58 mulheres concluintes do Curso de Formação em Salgadeira, em cerimônia realizada no Colégio Estadual Pedro Ribeiro, no bairro de São Caetano, em Salvador. O curso faz parte do programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação, e foi oferecido na capital baiana por meio de uma parceria entre o IF Baiano e o Colégio Estadual Pedro Ribeiro.
O programa Mulheres Mil, coordenado no IF Baiano pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem como objetivo oferecer formação gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades de gênero nos contextos de pobreza e extrema pobreza. O curso de Formação em Salgadeira capacitou as estudantes para a elaboração de massas e recheios para salgados, bolos, pães e pizzas, além de normas e procedimentos técnicos de higiene e segurança na manipulação de alimentos.
Além da formação, durante o curso, as estudantes receberam auxílio para custos de transporte e alimentação, bem como apoio de uma unidade de saúde da família do bairro para a realização de exames preventivos e atendimento em saúde. A coordenadora adjunta da Unidade Salvador do Mulheres Mil, Maíra Silva, destaca que a formação oferecida às alunas é dinâmica e vai além de um curso profissionalizante. “Engloba outras áreas do conhecimento, como português, matemática e empreendedorismo, para que essas alunas possam retornar ao mercado de trabalho ou se profissionalizar nas atividades que já exerciam.” Ela também mencionou que o acompanhamento constante e o suporte à permanência das alunas garantiram uma ótima assiduidade e uma baixa taxa de desistência no curso.
Curso já traz resultados na vida das estudantes e comunidade
O curso já impactou a vida profissional da estudante e moradora do bairro de São Caetano, Viviane Nascimento, que deu os primeiros passos para abrir seu próprio negócio. “Eu sou doméstica, mas, no momento em que o curso chegou, muitas portas se abriram. Desenvolvemos conhecimento e prática, juntamos tudo e realizamos nosso sonho, abrindo um negócio para expandirmos”, conta a estudante sobre sua trajetória. Hoje, Viviane já está produzindo e vendendo salgados e tem investido na divulgação e no marketing dos produtos. “O objetivo é crescer, expandir mais e mais. Eu agradeço ao IF Baiano, à produção, enfim, a todos os envolvidos, pois esse sonho será concretizado para muitas e muitas pessoas”, ressaltou.
A parceria com o Colégio Estadual Pedro Ribeiro foi fundamental para o sucesso do programa. Diversas estudantes são mães de alunos da escola, e o curso fez com que essas famílias se aproximassem mais da instituição e se engajassem. Neide Ariane, diretora do colégio, conta que a proposta de parceria com o IF Baiano foi muito bem recebida desde o início. “Fiquei muito feliz, porque a escola não funciona sem a participação da família. Quando essa proposta chegou, foi algo muito significativo. Hoje, essas mães que participaram desse processo fazem parte da escola de forma mais ativa, não apenas em relação aos filhos, mas na funcionalidade geral da instituição. Ontem mesmo, durante a organização do evento, elas estavam aqui, presentes, mães de nossos alunos. Isso contribuiu muito para a escola, aumentando o zelo e o cuidado. Esse sentimento de pertencimento foi passado para os filhos, mostrando a importância de cuidar do que é nosso”, destacou.
A concluinte do curso, Adila Lopes, mãe de um ex-aluno do colégio, já trabalhava com a produção de salgados e contou que a formação melhorou a qualidade do seu trabalho, além de impulsionar seu crescimento profissional. “Eu já estava empreendendo e me empenhei ainda mais. Já consegui comprar uma modeladora de salgados e estou produzindo com ela. Agora, estou divulgando para entrar com tudo em 2025”, celebrou a salgadeira.
Momento marcou expansão da atuação do IF Baiano na capital baiana
Além das estudantes, familiares e equipe do Mulheres Mil, estiveram presentes na cerimônia de certificação o reitor do IF Baiano, uma representante da Unidade de Saúde e um vereador do bairro de São Caetano.
O reitor do IF Baiano destacou que esse momento deve ser visto não apenas como o cumprimento da missão do instituto, que busca levar formação às comunidades conforme suas necessidades, mas também como o resultado do esforço coletivo das pessoas envolvidas no programa Mulheres Mil, que já apresenta impactos expressivos em todo o Brasil. “Unimos a iniciativa do governo federal, com o programa Mulheres Mil, que é sempre muito bem-vindo, ao esforço e à possibilidade de atuar dentro de uma comunidade em uma escola estadual. Isso é fundamental: juntar todas as forças das pessoas que atuam em educação para reverter alguns cenários de abandono”, afirmou o reitor.
Ele expressou satisfação ao ver mulheres de diferentes perfis, como mães e avós, tendo acesso ao serviço educacional do IF Baiano. Segundo ele, muitas instituições federais costumam estar distantes dessa realidade, e, por isso, ressaltou: “Em vez de essas pessoas nos buscarem, é importante que nós cheguemos até onde elas estão e precisam dessa transformação.”
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br