Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
IF Baiano empossa 65 novos docentes em cerimônia coletiva
Atualizado em 19 de dezembro de 2024 às 10h01 | Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 09h06

Emoção e expectativa marcam solenidade que inicia o acolhimento dos novos servidores na instituição

Compartilhe nas redes sociais:

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) deu as boas vindas a 65 novos docentes que irão fortalecer o quadro de servidores da instituição, em cerimônia de posse coletiva, realizada nesta quarta-feira (18). A solenidade ocorreu no prédio Professor João Batista, em Salvador, e teve a presença de diretores, servidores e familiares dos empossados.

Os recém chegados foram aprovados em concurso público do IF Baiano, realizado no primeiro semestre de 2024. A posse é o resultado de um processo de mais de dois anos, que incluiu a disponibilização das vagas, estruturação de edital de concurso público e condução do processo seletivo por diversos atores da instituição. Este é o segundo grupo a tomar posse coletivamente este ano. Em agosto, foram empossados 53 novos servidores, mas para os cargos técnicos-administrativos.

Presidindo a mesa de honra da cerimônia, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, fez questão de destacar a importância da renovação do quadro docente para a consolidação das atividades do instituto e a expectativa de que os novos servidores contribuam com a missão institucional. “Renovar e estabilizar o quadro acadêmico das nossas unidades é um passo importantíssimo para a consolidação das atividades do Instituto. O que eu espero é que esses novos servidores cheguem com ímpeto e com a vontade de fazer com que o IF Baiano continue cumprindo com esmero a sua função social. Que nos ajudem, cada vez mais, a transformar a vida de todas as pessoas que recebem os nossos serviços”, enfatizou.

Os novos docentes irão atuar em diversas áreas do conhecimento, como Administração, Artes, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Informática, Letras, Matemática, Meio Ambiente, Música e Química. Eles serão lotados em 12 dos 14 campi do IF Baiano: Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Serrinha, Itaberaba e Xique-Xique.

O diretor do campus que mais recebeu novos servidores, Pedro Queiroz Júnior, diretor do Campus Xique-Xique, expressou a satisfação de receber os novos docentes, que chegam para suprir demandas de pessoal da unidade, mas especialmente para contribuir com a melhoria do ensino na região: “Nós estamos muito alegres. Nossos alunos com certeza vão ficar super felizes com nosso quadro docente completo e isso traz para a gente um ganho significativo, uma vez que o nosso campus vai poder estar, cada vez mais, trabalhando para um ensino de relevância para o território de Xique-Xique.”

Novos docentes relembraram suas trajetórias

O momento da posse para os docentes foi de celebração e de expectativa para o início das suas atividades no IF Baiano. Uma das novas empossadas do Campus Teixeira de Freitas, Fernanda Santana já havia atuado no instituto como professora substituta. Ela compartilhou a alegria de assumir o cargo de docente na instituição após muito trabalho e dedicação, destacando o apoio da família em sua trajetória: “A posse não é só minha, é da minha família, é da minha mãe que tá aqui, é do meu pai que ficou em casa, é dos meus irmãos, um em memória. Acho que isso significa uma alegria muito grande para a família toda, de me ver realizando um sonho. Por isso a emoção, por isso a alegria, por isso a expectativa e essa realização de estar aqui hoje tomando posse.”

A mãe de Fernanda, Nair Santana, comentou que atuar na área sempre foi o desejo da filha. “Ser professora para ela foi uma escolha, entendeu? Ela é uma professora muito responsável e gosta muito de lidar com alunos e é muito amiga dos alunos dela. Então, eu espero que Deus proteja ela e que seja uma caminhada muito bonita”.

Para Daniele Carmo, que irá atuar no Campus Valença, o momento da posse também representa o resultado de anos de dedicação. “De lá pra cá foram 12 concursos para chegar aqui nessa recepção calorosa aqui da Bahia, do IF Baiano. Fomos muito bem recepcionados e a expectativa está lá em cima para poder assumir e começar a trabalhar.”, revelou a docente que é natural de Virginópolis, Minas Gerais.

Palestra sobre ética no serviço público

Fez parte da programação da solenidade a palestra ”Ética no Serviço Público”, ministrada pelo procurador federal do IF Baiano, Osvaldo Almeida Neto. Ele enfatizou a importância do tema para as relações interpessoais no âmbito da administração pública.

Durante a palestra, Neto explicou que, no contexto do servidor público, a ética se torna um dever, e lembrou da importância de normativas como o Código de Ética Federal dos Servidores Civis da União, de Autarquias e Fundações Federais.

Acolhimento e preparação para o início das atividades

A posse coletiva marcou o início das ações do Programa de Ambientação e Acolhimento, por meio do qual os novos servidores irão conhecer mais sobre a instituição e sobre a carreira em que estão ingressando. Criado para facilitar o entendimento de normas técnicas e do ambiente de trabalho, o programa também visa promover a integração e a cooperação entre colegas.

Segundo a diretora de gestão de pessoas do IF Baiano, Luciana Damasceno, o acolhimento começa já na posse coletiva, que foi marcada por uma recepção calorosa. Após essa etapa, o processo continua nos campi, onde os servidores serão recebidos pelos NAGPs, suas chefias imediatas e pelos diretores-gerais. Para apoiar essa integração, eles também receberão um guia de orientações básicas sobre o serviço público e as atividades no IF Baiano.

Ainda de acordo com a diretora, a ação é de grande importância simbólica. “É uma demonstração que todos nós estamos imbuídos num único propósito, que é receber bem, acolher e demonstrar essa visão humanizada, que é importante recebê-los, não só pelas atividades que eles vão desenvolver, mas que essa recepção faz parte de todo esse processo de acolhimento. Acho que o principal é isso: demonstrar que eles são importantes, desde a chegada”, lembrou. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br