Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Construção dos novos campi do IF Baiano deve ser concluída até 2026
Atualizado em 4 de dezembro de 2024 às 22h06 | Publicado em 25 de novembro de 2024 às 11h01
Compartilhe nas redes sociais:

Na última segunda-feira, 18, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) deu mais um importante passo em direção à expansão da sua infraestrutura educacional, realizando uma reunião com as empresas vencedoras do processo licitatório para a construção dos novos campi da instituição, que serão erguidos nas cidades de Santo Estêvão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa. As obras, com início previsto ainda este mês, têm conclusão estimada para 2026.

Estiveram presentes no encontro representantes das empresas FIT Serviços de Engenharia, L. Gonçalves LTDA, Empreendimentos LTDA, Lima Diniz Construções LTDA, Faria Lima LTDA, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Lapa, o procurador do Instituto, Osvaldo Almeida Neto, a coordenadora de Engenharia, Isnaia Aragão, além dos fiscais de contrato. A reunião marcou o alinhamento entre as equipes do IF Baiano e as construtoras, promovendo um ambiente de integração e planejamento para o início das obras.

O reitor Aécio José Duarte destacou a relevância do encontro para o alinhamento entre as equipes, reforçando o compromisso da instituição com a transparência e o cumprimento dos prazos contratuais. “Nós fizemos questão de reunir todas as empresas que participaram e foram exitosas no processo licitatório. A ideia é mostrar que teremos procedimentos econômicos e igualitários, além de apresentar as equipes de fiscalização. O diálogo deve imperar para que cheguemos ao término das obras no prazo estipulado, que é de 14 meses”, afirmou. Ele ainda ressaltou que as novas unidades contribuirão para a expansão das oportunidades formativas em todo o estado e destacou o apoio recebido da equipe de engenharia do IF Piauí.

Para a coordenadora de Engenharia, Isnaia Aragão, o encontro é um marco na história do serviço público. “Eu acho que nunca aconteceu uma reunião desse tipo. Primeiro, tivemos a presença do reitor e da equipe, explicando a importância dessas quatro localidades. Isso cria um contato direto que é essencial para o sucesso do projeto, já que teremos o grande desafio de concluir a obra em 14 meses”, explicou.

De acordo com Leandro Gonçalves, porta-voz da Construtora Délio Gonçalves, participar da reunião foi essencial para dar início aos trabalhos na prática. “A gente participa de uma reunião com todas as empresas e todos imbuídos no mesmo propósito de fazer uma obra desse tamanho. Então para nós está sendo muito bom, proveitoso, e vamos para frente, para a gente fazer essa obra com sucesso.

O procurador federal do IF Baiano, Osvaldo Almeida Filho, destacou que a posição da procuradoria em todo o processo no sentido de atuar com isenção e buscando o entendimento das partes a fim de se alcançar o acordado em contrato, no caso do Instituto a conclusão das obras e da empresa o recebimento tempestivamente dos seus créditos.

“Então a Procuradoria está à disposição do Instituto, das empresas, para promover uma análise isenta de todas as questões que têm repercussão jurídica relacionadas ao contrato. Tudo isso com muita transparência sempre. Os processos são todos públicos, os pareceres são públicos, eles ficam juntados aos processos judiciais. Quanto a isso, a gente não tem nenhuma preocupação”, explicou o procurador.

Rafael Faria, da empresa Faria Lima, lembrou de outro ponto fundamental que o diálogo com o IF Baiano tem proporcionado para o bom andamento dos trabalhos, a relação planilha/projeto. “A partir do momento que a gente tem um projeto falando com planilha, já dá uma certa segurança no andamento da obra”.

Fabíola Lima, representante da empresa Lima Diniz, destacou a importância do suporte oferecido pelo IF Baiano. “Saber que podemos contar com o apoio da instituição na fiscalização, engenharia e procuradoria é fundamental para que possamos executar as obras com qualidade e celeridade, alcançando o resultado final que é para a sociedade.”

Com o início das obras, o IF Baiano avança na sua missão de levar educação pública, gratuita e de qualidade para diversas regiões do estado, promovendo inclusão e desenvolvimento local.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br