Ingresso de Estudantes 2025

Estudantes do Campus Itaberaba conquistam medalhas em competição nacional de lançamento de foguetes
Atualizado em 25 de outubro de 2024 às 12h21 | Publicado em 25 de outubro de 2024 às 12h21

Colocar em prática o lançamento de um foguete todo produzido por garrafas PET parece uma tarefa complicada e desafiadora, mas esse fato não foi convincente o bastante para desmotivar os estudantes do IF Baiano – Campus Itaberaba a participarem da 17º edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorreu entre os dias 17 e 27 de agosto, em Vassouras e na Barra do Piraí – Rio de Janeiro.

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Os foguetes, feitos com garrafas pet, e as bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

No ano passado, o Campus Itaberaba realizou o II Campeonato de Lançamento de Foguetes do campus, com professores de Química, Física e Matemática, organizando o evento. As três melhores equipes do campeonato foram selecionadas por esses professores para representar o campus na Mostra Nacional e todas elas foram premiadas na Mostra.

A professora Suêde Santos Barbosa, que acompanhou as equipes na competição, explica que o propelente utilizado nos foguetes é feito à base de bicarbonato de sódio e vinagre. Um propelente é uma substância usada para gerar movimento através de uma reação química ou física. Ele libera energia na forma de gás quente ou pressão, impulsionando objetos como foguetes, aeronaves e até projéteis de armas de fogo. Nos foguetes, os propelentes permitem a combustão controlada, gerando o empuxo necessário para lançá-los ao espaço. Ao confeccionar o foguete, preparar o propelente e realizar o lançamento, os alunos exercitam saberes multidisciplinares.

O estudante medalhista da MOBFOG, Uendel Cezar, relatou que os maiores desafios enfrentados pela sua equipe na produção e lançamento do foguete foram administrar o tempo em relação aos estudos acadêmicos diários no IF Baiano e conseguir materiais de fácil acesso para construção do projeto.

Mesmo enfrentando dificuldades no processo de produção do projeto, Uendel ficou extremamente feliz por ter participado da MOBFOG, já que seu interesse pela área de astronomia (que envolve o desenvolvimento de foguetes) está presente desde o final de  2022. “Foi uma experiência sensacional. Desde o final de 2022, quando começamos a lançar foguetes, era algo que nos interessava bastante, e poder chegar na Jornada dos Foguetes (MOBFOG) foi uma realização para nós, acredito que seja o evento que todas as pessoas que gosta de lançar foguete espera um dia poder participar. E sobre o evento, não há nenhuma crítica a ser feita, foi um evento maravilhoso”, explicou Uendel.

Para os estudantes Murilo Francisco e Izaque Barbosa, que trouxeram medalhas para o campus Itaberaba do IF Baiano, participar da MOBFOG contribuiu tanto para o aprendizado geral quanto científico, já que a organização exigia a pontualidade nos horários de chegada dos participantes, bem como conhecimentos amplos e específicos nas áreas de exatas, o que gerou uma aproximação do estudante Murilo com a área.

Sobre o evento

A MOBFOG é englobada dentro de um evento principal: A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica (IOAA). O tema deste ano foi “sustentabilidade”, visando refletir a preocupação com o meio ambiente e o futuro do planeta terra. Organizado pelo Observatório Nacional (ON/MCTI), a IOAA 2024 contou com a participação de equipes de 57 países, que se reuniram em uma competição cujo objetivo é partilhar o interesse pela ciência e a promoção de um rico intercâmbio cultural. De acordo com a organização do evento, no total, os participantes conquistaram 20.483 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).