IF Baiano abre mais de 2.400 vagas de nível médio integrado à educação profissional no final do mês
Atualizado em 12 de setembro de 2024 às 09h16 | Publicado em 12 de setembro de 2024 às 09h16

O Instituto Federal Baiano abrirá processo seletivo para o ingresso de mais de 2.400 estudantes nos cursos técnicos integrados ao nível médio em 14 unidades distribuídas pelo interior da Bahia, com editais a serem lançados a partir do dia 16 de setembro. As unidades com oferta de vagas são os campi: Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Uruçuca, Valença e Xique-Xique.

Os cursos são gratuitos, têm duração de três anos e são voltados para quem concluiu (ou concluirá até a data da matrícula) o 9º ano do Ensino Fundamental e deseja se qualificar profissionalmente enquanto cursa o nível médio. De setembro a outubro, cada unidade lançará um edital específico com informações detalhadas sobre os cursos, sobre como se inscrever e o cronograma.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet, por meio de formulários digitais, ou presencialmente nas unidades, no período informado por cada edital. O candidato pode escolher duas opções de curso e será convocado para a segunda opção somente se houver vaga remanescente após a chamada dos candidatos classificados na primeira opção.

O critério de seleção para os cursos será o cálculo da Média Final, resultante das médias dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, com base na análise do histórico escolar anexado à documentação no ato da inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano) até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital.

O IF Baiano é reconhecido por oferecer uma educação humana, integral e de qualidade, pautada nos eixos ensino, pesquisa e extensão. Seus alunos têm conquistado excelente desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio e em olimpíadas de conhecimento. Além disso, na instituição, eles têm acesso a atendimento em saúde com uma equipe multidisciplinar, assistência estudantil, incentivo ao esporte e às artes e uma ótima infraestrutura com laboratórios equipados e tecnologia de ponta.

Acompanhe os sites dos campi para acessar os editais a medida que forem saindo:

Alagoinhas

Bom Jesus da Lapa