Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Programa Mulheres Mil inicia turmas em Salvador com aula inaugural no Pelourinho
Atualizado em 2 de setembro de 2024 às 12h51 | Publicado em 26 de agosto de 2024 às 09h20
Compartilhe nas redes sociais:

Nesta quinta-feira, 22, o IF Baiano realizou a Aula Inaugural do curso de Salgadeira e de Maquiadora do Programa Mulheres Mil, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. O Programa é voltado para a qualificação de mulheres que enfrentam diversos tipos de vulnerabilidade e ofertará cursos em 10 unidades. Para o primeiro ciclo, serão ofertados cursos em Salvador, Catu, Valença, Bom Jesus da Lapa, Santa Inês, Guanambi, Uruçuca e Senhor do Bonfim. Para o ciclo 2, serão incluídos os municípios de Governador Mangabeira e Alagoinhas.

Em Salvador, a turma de Formação em maquiadora é formada por 25 mulheres trans e a turma de Formação em salgadeira é composta por 60 mães de alunos de colégios públicos municipais e estaduais do bairro de Colégio São Caetano, onde o IF Baiano tem uma parceria com o colégio estadual Desembargador Pedro Ribeiro.

Em todas as unidades, as alunas receberão bolsas que variam de R$ 250,00 a R$ 400,00 por mês para ajuda de custo com transporte e lanches durante o período do curso de 2 meses. Elas terão acesso às aulas de português, direitos da mulher, noção de matemática, saúde mental das mulheres trans para a turma de maquiadoras, noções de marketing digital, empreendedorismo e associativismo, Higiene e manipulação de alimentos para as salgadeiras, além das disciplinas específicas de cada curso.

A aula foi marcada por homenagens, explicações detalhadas sobre os cursos e apresentação cultural do grupo de roda de samba “Eterna Juventude”, que é composto por mulheres da terceira idade de até 90 anos. Estiveram presentes na mesa de abertura o reitor Aécio José Duarte, o pró-reitor de Extensão Luís Gomes e a coordenadora do Programa, Uilma Reis. 

O reitor Aécio Duarte colocou em pauta a importância de gerar oportunidades de formação profissional aos grupos sociais no qual as mulheres matriculadas estão inseridas. “Eu digo sempre que é o público que a gente tem que trabalhar. É o público que é esquecido, necessitado e que essencialmente precisa de atenção. Atenção do poder público e os programas que propiciam isso. Eles devem existir como base de funcionamento das Instituições públicas e a gente se sente extremamente agraciado por estar iniciando, mais uma vez, um programa que nós tínhamos uma expectativa imensa de ser retomado e hoje está se tornando realidade na rede de educação profissional e no IF Baiano”.

Para o pró-reitor de Extensão, Luís Gomes, o programa cumpre a importante função de emancipar mulheres.  “Um programa como Mulheres Mil, que dá assistência e empoderamento às mulheres em geral, é [uma forma de] emancipar esse público para se tornar independente, a ter sua renda própria, não depender do homem ou de sua parceira também”, explica Luís. 

O pró-reitor avalia que a procura do público pelos cursos tem sido alta e o desejo da Pró-reitoria é de expandir para outros públicos. “Dentro de nossas capacidades, dentro de nossas condições, buscando melhorar cada vez mais, outros públicos de mulheres, por exemplo, mulheres em reclusão, em situação de reclusão, mulheres em situação de rua…”, conta Luís.

Para a coordenadora do Programa no IF Baiano, Uilma Reis, o desafio de liderar a equipe multissistêmica do Programa Mulheres Mil no IF Baiano foi aceito com muita alegria. “Para mim, é o programa mais bonito da rede, por ser direcionado à mulheres invisibilizadas pela sociedade. Levar uma formação, empoderamento, possibilidade de emancipação, afeto, e esperança para essas pessoas, enobrecem a minha atuação como profissional da educação”, conta Uilma.

Para Uilma, a tarde regada a doação e emoção foi só um pouquinho do que acontecerá nas aulas durante o curso. “A formação proposta para ambos os cursos possibilitará que essas mulheres tenham além de uma formação técnica, uma formação humana, que é a proposta dos Institutos Federais. Como mediadores dessa formação, temos uma equipe muito envolvida com o programa e com a causa, tanto na unidade remota Salvador, quanto nos campi, o que contribuirá para o sucesso do programa no Instituto”.

A aluna Rita de Cássia Bispo de Jesus é artesã e será aluna do curso de Salgadeira. Ela está desempregada e vê o curso como uma oportunidade para fazer uma renda extra. “Sou muito grata por estar aqui, por esse projeto na vida das pessoas, porque a gente quer ter algo para fazer e a gente não tem como pagar”, conta Rita. 

Liz Almeida é uma mulher trans, ex-aluna do curso de Microempreendedorismo do IF Baiano, e, agora, está na turma de maquiadoras. Ela já atua como maquiadora, já fez cursos na área, mas quer continuar se qualificando. “Na área de maquiagem eu quero ampliar meus horizontes e eu acho que a maquiagem vai ampliando as técnicas com o passar do tempo. Eu acho que quando a gente se permite aprender um pouco mais, essas técnicas vão ficando cada vez mais presentes. E eu não quero ficar para trás!”, explica a aluna.

Sobre a oferta de vagas voltadas para pessoas trans, ela considera a iniciativa maravilhosa. “Eu acho que há muito tempo é necessário que isso aconteça, porque eu faço parte de uma comunidade que apresenta muitas vulnerabilidades. Então, se uma pode crescer, ganhar voo, conquistar espaços, as outras também podem. E eu acho que esse curso vai permitir que as outras meninas também ganhem mais conhecimento e consigam trabalhar também com mais independência, né?”, afirma Liz. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Desembargador Pedro Ribeiro, Vanda Silva, relatou que a chegada do IF Baiano na escola tem sido muito marcante e tem transformado todo o processo educativo. Segundo Vanda, o envolvimento do Instituto Federal Baiano ocorre desde a  jornada pedagógica, participando de atividades e sendo presente diretamente nas salas de aula, conversando com o líder e a comunidade escolar interna e externa.“O IF Baiano, além de pautar as discussões, ele vai para a prática. É a primeira iniciativa de projeto de extensão no colégio Pedro Ribeiro e está sendo um sucesso. Se for para falarmos em dados, nós temos duas turmas de 3º série, com o total de 60 estudantes. Dessa quantidade, se 10 ou 11 se inscreviam antes no Enem, eram muito. Hoje, nós temos quase 90% das turmas inscritas no Enem 2024 depois da chegada do IF Baiano. Então, o IF Baiano está mostrando, através da prática, o que é a Extensão”, concluiu Vanda. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br