A atual configuração da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 15 anos nesta sexta-feira (29/12). Ao longo desse período, os Institutos Federais se multiplicaram e expandiram por todo o país, alcançando diferentes regiões e comunidades, especialmente as mais interioranas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), existem 656 campi em 578 municípios em todo o território nacional, com uma expectativa de expansão nos próximos anos.
“Chegar aos 15 anos dessas instituições é motivo de orgulho para nós servidores. É um modelo educacional que traz, em sua essência, o propósito de atender jovens e adultos em regiões que precisam do envolvimento dessas pessoas para transformar suas vidas e seus territórios”, destaca a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Leopoldina Veras.
O ano de comemoração dos 15 anos trouxe novidades para as instituições. No início de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a meta do Governo Federal de inaugurar mais 100 campi dos institutos federais (IFs) até o final de 2026. A proposta é vista com otimismo pelos dirigentes da Rede Federal, que aguardam definições do Executivo sobre como se dará essa expansão, os critérios para seleção de novos locais e a consolidação desse processo.
“Os IFs se tornaram um grande projeto de educação para o nosso país e agora temos o desafio, diferente do primeiro momento, que é a consolidação das nossas unidades”, afirma Rafael Bastos, reitor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). De acordo com o Governo Federal, os recursos para expansão e consolidação estão previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com uma previsão de R$ 3,9 bilhões para ambos.
O IF Baiano, explica o professor e reitor da instituição Aécio José Duarte, apoia a expansão dos Institutos Federais e defende a consolidação dos campi e das estruturas já existentes. Segundo ele, nesse processo, torna-se necessário ao Ministério da Educação (MEC) garantir uma política pública de orçamento para os IFs.
Rede Federal
As instituições da Rede Federal também abarcam o Colégio Pedro II, os Cefets do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e as Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais. Juntos, desempenham um papel fundamental na promoção e acesso à Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil. Com foco nos pilares do ensino, pesquisa e extensão, essas instituições oferecem um modelo único no mundo, proporcionando aos estudantes uma educação abrangente, desde a educação básica até a pós-graduação, tendo na internacionalização, cultura, esporte, entre outros ações transversais de formação.
Com informações do Conif
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br