Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Ingresso de Estudantes 2025

ACESSE AQUI
Acompanhe as atividades do Novembro Negro no IF Baiano
Atualizado em 17 de novembro de 2022 às 18h05 | Publicado em 7 de novembro de 2022 às 15h59
Compartilhe nas redes sociais:

Durante o mês de novembro, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) do IF Baiano intensificam as agendas de atividades em torno das questões étnico-raciais e do combate ao racismo, em celebração ao Mês da Consciência Negra.

Valença

O VIII Seminário Repensando Questões Afro-brasileiras do Campus Valença abriu as ações do Novembro Negro no IF Baiano no dia 01 de novembro com intervenção, mostra de murais e inauguração da Sala do Neabi. A programação do Campus está distribuída em eventos durante todo o mês. Já ocorreu a roda de conversa Mostra de Poemas Afro-IFbrasileiros no dia 03 e a programação segue com atividades nos dias 12, 16, 17, 19 e 29.

Entre os temas trazidos pelo Seminário, está o das Religiões de Matriz Afro-brasileiras abordado na palestra com o artista, gestor e produtor cultural, Edivaldo Bolagi, que acontece dia 16, e também na roda de conversa sobre tolerância religiosa com discentes pertencentes a religiões de matriz africana, que aconteceu dia 03. A programação completa está no perfil do Neabi no Instagram @neabi.ifbaiano.valenca.

Teixeira de Freitas

O V Arvorecer Negro, do Campus Teixeira de Freitas, trouxe o tema das Masculinidades Negras para o foco das discussões do evento que começou nesta terça-feira (7). O evento, com edição híbrida este ano, iniciou atividades presenciais às 13h e atividades virtuais às 16h com a palestra de abertura virtual “Homem negro, mundo branco: Representações e estigmas sobre homens negros no Brasil”.

Serão três dias de evento com palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e apresentações culturais. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento. De acordo com a representante da Comissão Organizadora, Priscila Ferreira Oliveira, o Neabi vê como urgente a abertura de espaço para discutir as masculinidades negras em todos os ambientes possíveis, pois “homens negros são destituídos da sua condição humana e destruídos físico e psicologicamente ao longo dos anos, através da construção de um modelo de masculinidade estabelecido por uma sociedade estruturalmente racista”.

Senhor do Bonfim

O Campus Senhor do Bonfim promoverá a Mesa de Diálogos – Diferenças e Diversidades com o tema “Relações Étnico – raciais e racismo no Brasil: uma práxis do NEabi em construção”, no dia 9 de novembro, às 19h30. A discussão acontecerá no auditório do Campus e será transmitida no Canal do Youtube do Campus Senhor do Bonfim. As inscrições serão realizadas durante o evento.

O objetivo da mesa é reconhecer a importância do NEABI no processo de diálogos institucionais, produção acadêmico-científico, artístico-cultural e lutas e resistências dos povos negros e indígenas contra as pautas racistas engendradas pelas correntes hegemônicas de dominação econômica, social, cultural e humana.

Governador Mangabeira

O Campus Governador Mangabeira realizará nos dias 07, 22, 23 e 30 o Novembro Negro: Diálogos para resistir e (re)existir: superando o racismo e sexismo no cotidiano. A programação envolve exibição de filmes, palestras, oficinas e workshops, nos quais serão discutidos temas que abordem a riqueza e complexidade da cultura, tradição e inovação do povo Negro.

O objetivo do evento é promover momentos de reflexões e experiências no âmbito escolar que permitam fortalecer a discussão étnico-racial e seus desdobramentos no combate ao racismo.  Para Ariomar da Luz Oliveira, membro da comissão do evento, o novembro negro é um período do ano em que se celebra toda a potência, arte, ciência, cultura e beleza do povo negro. “Mas também é um período de reflexão e de diálogos, escutas e provocações. Momento de construção e compartilhamento de saberes e conhecimentos. Tempo de luta, resistência e de (re)existências possíveis em meio a tantas políticas de cerceamento social e morte. Portanto, tempo de demarcação mais incisiva de combate ao racismo e ao sexismo no cotidiano de nossas vidas”, afirma.

Serrinha

Nos dias 17 e 18 de novembro, acontece no IF Baiano Campus Serrinha e na UNEB o Baile Black, Baile de Favela. Nos dois dias de evento, artistas negros e periféricos discutem cultura, arte e educação e levam o Baile de Favela para dentro das duas instituições com muita música e dança.

A programação inicia na manhã do dia 17, na UNEB, com a mesa Trajetórias Educativas em Rotas Marginais: Vivências e Anseios. Os palestrates DJ Daniel Felipe, Futuro Baile e Paul4na irão discutir arte e juventude periférica, sonhando com uma educação acolhedora. Outras mesas estão na programação com o tema da arte queer; da trajetória educacional do sujeito indígena no território do sisal; do currículo, vivência de axé e o hip-hop no IF Baiano e da mulher negra na educação.

No dia 18, às 19h começa a programação do Baile Black, Baile de Favela: Juventude preta periférica como potência artística e educativa no Campus Serrinha. A noite de festa e discussões terá a participação de DJ Pipe, Arcanjo e Futuro Baile. “O Baile Black é uma atividade itinerante do Neabi que apresenta uma discussão sobre arte e educação na favela e traz os artistas de favela para fazer essa discussão”, afirma o membro do Neabi e um dos organizadores do evento, Geovanio Nascimento.

Itapetinga

O Campus Itapetinga promove o evento “Permita que eu fale, não as minhas cicatrizes” nos dias 21, 22, 24 e 29 de novembro. Com exibição de filmes, debates, apresentações de projetos, palestras, Mostra de autores e autoras negras. O evento é presencial, mas a palestra “Cotas e a (im)possibilidade de ser negro” com o palestrante, professor e pesquisador do assunto, Maurício Sousa Matos, será transmitida online no canal do Youtube do Campus.

O Neabi realizará ainda atividade externa junto ao Clube de Leitura do Campus no Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira – Potiraguá. Será a discussão do conto “O tapete voador” de Cristiane Sobral com os alunos da Escola Estadual.

Para saber mais sobre a programação do evento, acesse o perfil do campus no Instagram @ifbaiano_itapetinga.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br