A comitiva visitará ainda o Campus Valença nos dias 19 e 20 para conhecer projetos do IF Baiano
Nesta quarta-feira, 17, o IF Baiano recebeu a comitiva do projeto “Caminhos do Algodão: Centro de Inovação do Algodão de Moçambique” na reitoria, em Salvador, para uma reunião de boas-vindas e de apresentação do Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP aos moçambicanos do projeto.
A comitiva participa da 13ª edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA) que acontece no Centro de Convenções da cidade de Salvador entre 16 e 18 de agosto e segue para atividades em Valença, visitando o campus do IF Baianonos dias 19 e 20, e em seguida, para Rondonópolis (MT), Lavras (MG) e Brasília (DF).
O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, acompanhado de dirigentes de campus, pró-reitores e servidores da instituição, recebeu a equipe moçambicana formada por: Victória Nhampalele, chefe do Departamento de Cooperação do IIAOM; Dércia Bai-Bai Guedes, diretora de projetos do IAOM; Manoel Pedro Maleia, pesquisador e gestor Centro de Melhoramento e Investigação da Semente do Algodão de Namialo – CIMSAN/IIAM; Joaquim João, técnico do CIMSAN/IIAM; Ivone Macule Ussaca, diretora-geral adjunta do IFPELAC; e Abdurramane Bin Abdurramane Nemane, diretor do Centro de Formação Profissional de Nampula (IFPELAC). O IF Baiano recebeu também os membros da comitiva no Brasil: Marcelo Breganoli, reitor do IF Sul de Minas; Paula Rougemont, analista de projetos responsável pela cooperação técnica com Moçambique da Agência Brasileira de Cooperação – ABC; Francisco Sobral, coordenador do Projeto Caminhos do Algodão, IF Sul de Minas; Simone Dantas Souza, auxiliar de projetos da ABC; Heloisa Oliveira dos Santos, professora da UFLA; Rafael Peron Castro, professor da UFLA; Marília Mendes Guaraldo, UFLA; Beatriz Tembe, assistente de cooperação da Embaixada do Brasil em Maputo.
O diretor de tecnologia da informação, Robson Ramos, apresentou as ferramentas do SUAP à equipe e compartilhou a experiência do IF Baiano ao migrar para o sistema e informatizar seus processos, melhorando indicadores e o acompanhamento deles. O sistema, que foi desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, possui uma estrutura modular, que possibilita a interligação dos diversos dados por área e por unidade, visando à gestão integrada das informações.
O SUAP vem sendo utilizado por vários Institutos Federais e Universidades, através de convênios firmados com o IFRN que o cede de forma colaborativa, e será cedido também às instituições moçambicanas participantes do projeto Caminhos do Algodão. A equipe moçambicana tirou uma série de dúvidas sobre o sistema e se mostrou interessada em utilizá-lo em seu país.
A diretora de projetos do Instituto do Algodão, Dércia Bai-Bai Guedes, externou sua alegria com a ocasião: “gostaria de agradecer por esta recepção calorosa, chamaria de uma recepção do mais alto nível, acho que não é para qualquer um ter toda a diretoria reunida numa sala só e nos sentimos bastante honrados por isso”. Em agradecimento à recepção e parceria com IF Baiano, Dércia, em nome da equipe, entregou um mapa de Moçambique ao reitor Aécio José Duarte.
A reunião foi a primeira atividade do IF Baiano na Missão Moçambique, que tem como objetivo garantir a participação das instituições implementadoras do projeto Caminhos do Algodão no 13º CBA e viabilizar troca de experiências entre instituições moçambicanas e brasileiras no tocante à gestão de escolas agrárias e de algodão, bem como na organização da cadeia produtiva do algodão.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br