Com os recursos do edital, instituição irá ofertar novas vagas e promover a formação de profissionais para atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
O IF Baiano é uma das instituições selecionadas no edital nº 17/2022, da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação (MEC), destinado a apoiar projetos voltados à oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional.
Com 226 pontos obtidos de acordo com os critérios do edital, a proposta encaminhada pelo IF Baiano ficou em 3º lugar na lista final de classificação. Ao todo, 27 instituições públicas de ensino superior tiveram seus projetos contemplados. De acordo com o MEC, foram recebidos projetos de 20 Institutos Federais e de 10 Escolas Técnicas, vinculadas a 7 Universidades Federais. Os projetos aprovados terão vigência máxima de 30 meses.
O intuito do edital 17/2022 é fomentar projetos baseados na oferta de cursos de EJA Integrada à Educação Profissional em municípios, estados e Distrito Federal, em consonância com os arranjos produtivos locais, e que visem contribuir para a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos.
IF Baiano quer fortalecer a oferta de EJA em suas unidades
Com a aprovação, serão destinados ao IF Baiano, 3 milhões em recursos, que serão utilizados na implementação das metas do projeto encaminhado para concorrer ao edital. A proposta do IF Baiano é de consolidar a oferta de 1145 vagas de cursos de EJA integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), nos próximos anos, em conjunto com as Secretarias de Educação de municípios parceiros.
Os cursos serão da modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada) em diversas áreas profissionais, conectadas com as demandas dos territórios. Em paralelo, o projeto prevê a oferta de mais de 300 vagas em cursos de formação de profissionais (professores, técnicos e gestores) para atuação na EJA integrada à EPT.
Além disso, a proposta do IF Baiano inclui o fornecimento de material didático a estudantes; o fortalecimento de ações de acompanhamento e monitoramento da permanência dos estudantes; o fomento de iniciativas e grupos de pesquisa dedicados a EJA integrada à EPT; e o desenvolvimento de processos, produtos e serviços pelos estudantes.
Hoje, o IF Baiano tem em seu catálogo três cursos técnicos, integrados ao ensino médio, da modalidade EJA: o curso técnico em Cozinha, oferecido nos campi Catu e Governador Mangabeira, o curso técnico em Agroindústria, oferecido no Campus Serrinha, e o curso técnico em Agropecuária, oferecido no Campus Santa Inês.
No entanto, a quantidade de vagas disponível hoje é insuficiente para atender o público das regiões em que o IF Baiano atua. Segundo a diretora de planejamento de Ensino do IF Baiano, Andreia Rêgo, com participação no programa, a instituição poderá fomentar uma área da educação, ainda hoje, pouco valorizada. “A EJA, infelizmente, sofre com muitas dificuldades e precisa de um olhar mais direcionado. Então, vimos no edital um caminho para que a gente possa fomentar a EJA, com vistas à realmente integrá-la à educação profissional, considerando as especificidades do público da EJA, de forma prioritária, mas também de outros públicos, como da educação especial, os indígenas, os quilombolas, os refugiados e imigrantes, etc”, explica.
Com a implementação do projeto, a perspectiva é de que a instituição se aproxime do cumprimento da meta de oferta de EJA, estabelecida no Plano Nacional de Educação, que estabelece o percentual mínimo de 25% das matrículas de Educação de Jovens e Adultos, nos ensinos Fundamental e Médio, na forma integrada à Educação Profissional.
”Mas, a gente pretende ampliar a oferta e intensificar o fortalecimento da EJA no IF Baiano, para além do cumprimento de metas. A gente visa, além disso, exercer a nossa função social enquanto instituição e trazer as possibilidades para a formação desse público para o mundo do trabalho, para a formação do ser na sua integralidade”, complementa Rêgo.
Por isso, são expectativas do IF Baiano para o fomento da EJA, estabelecer um diálogo mais próximo com os municípios baianos, em especial com a rede municipal de educação, e fortalecer a oferta de EJA no formato dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.
“A gente espera que os egressos desse programa retornem para nossa instituição, participem do nosso Proeja Técnico, participem dos nossos projetos de Extensão e integrem a comunidade estudantil do IF Baiano”, salienta a presidente da comissão que elaborou a proposta de adesão ao programa, Neyla Reis.
“Isso é muito importante porque a gente entende que a EJA é uma modalidade que precisa de uma atenção especial das nossas políticas educacionais, tantos nos aspectos financeiros, quanto pedagógicos”, complementa a docente.
Cursos EJA impactam comunidades e arranjos produtivos locais
A relação com a economia local e os arranjos produtivos foi um dos pontos levados em consideração pelo IF Baiano na construção do projeto. Por isso, as análises para as escolhas dos cursos foram feitas em conjunto com as secretarias municipais de educação, as quais estão mais próximas das demandas locais.
A ideia é que a formação profissional dialogue, a partir da capacidade de oferta do IF Baiano, com as demandas e características territoriais e que os estudantes enxerguem as diversas possibilidades e formas de emprego, renda e trabalho. “Que eles possam não apenas buscar espaço no mercado, mas que entendam e percebam que o trabalho é mais amplo, que eles podem trabalhar de forma autônoma, de forma coletiva, de forma solidária ou que podem trabalhar no mercado formal, com a carteira assinada”, pontua Reis.
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