O Colégio de Dirigentes do IF Baiano (Codir) realizou na última quarta-feira, 20, sua segunda reunião do ano, mas desta vez, em formato presencial, no Centro de Referência 2 de Julho (Colégio Central), em Salvador. Foi o primeiro encontro presencial do Codir, após o decreto de pandemia de covid-19, em 2020. Nos últimos dois anos, todas as reuniões dos órgãos colegiados do IF Baiano foram realizadas em formato virtual, sendo mantida a transmissão ao público via plataforma RNP.
A 2º Reunião Ordinária do Codir teve a participação do reitor, dos diretores gerais dos campi, dos pró-reitores e dos diretores sistêmicos do IF Baiano. Para o reitor, Aécio José Duarte, o retorno de reuniões presenciais do Colégio de Dirigentes marca a retomada do funcionamento presencial do Instituto como um todo. “É uma felicidade muito grande marcar esse momento com uma reunião presencial porque a gente está revendo todo mundo, está próximo e vendo que de fato o Instituto está voltando a conviver”, comentou.
Ele destacou, no entanto, que é preciso dar atenção aos ensinamentos proporcionados pelas experiências vividas no período em que a comunidade acadêmica ficou afastada fisicamente. “Nós vimos que podemos fazer também essas reuniões de forma virtual, diminuindo os impactos do deslocamento, do cansaço, dos custos”. Dessa forma, a perspectiva dos órgãos colegiados da instituição é de mesclar reuniões presenciais e reuniões virtuais, de acordo com as necessidades e com o que for mais estratégico para o IF Baiano.
Ações de internacionalização e a implantação do Diploma Digital no âmbito do IF Baiano foram alguns dos pontos incluídos na pauta do dia.
Com apresentação do assessor de relações internacionais do IF Baiano, Mateus Melo, o primeiro ponto da pauta foram as ações e projetos relacionadas à internacionalização em andamento. Segundo o assessor, a instituição vem buscando a aproximação com instituições de ensino superior de Portugal e trabalha no estabelecimento de parcerias com pelo menos oito institutos politécnicos lusófonos.
Outro tópico apresentado foi a implantação do Diploma Digital. Segundo o diretor de tecnologia da informação do IF Baiano, Robson Ramos, o processo de implantação do diploma digital já passou por diversas etapas, como treinamento de servidores, levantamento de informações acadêmicas e integração dos sistemas. Atualmente, o processo está na fase de definição do fluxo da emissão do diploma digital no âmbito da instituição.
Ainda, foi discutido o planejamento do projeto piloto da Coordenação Geral de Oferta de Cursos e Vagas (Codeg) e a proposta do Programa de Estudos Longitudinais de Saúde na Escola.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br