Pesquisa do IF Baiano sobre segurança alimentar na pandemia é destaque no programa Univerciência
Atualizado em 1 de agosto de 2022 às 12h06 | Publicado em 11 de abril de 2022 às 16h01

Programa é produzido em parceria da TVE Bahia e 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste.

No último sábado, 9, foi ao ar mais uma edição do Univerciência, programa da TVE Bahia e TV Uesb em parceria com instituições públicas de ensino superior do Nordeste. Dentre as pesquisas científicas em destaque, o episódio trouxe um estudo sobre segurança alimentar em tempos de Covid-19, realizado pelas pesquisadoras do IF Baiano, Karine Hojo Rebouças (professora e orientadora) e Marcela Magalhães (discente).

O projeto de pesquisa, desenvolvido no Campus Senhor do Bonfim, buscou investigar o conhecimento das pessoas em relação aos riscos de contágio do coronavírus por meio dos alimentos. Durante o projeto, as pesquisadoras ouviram as principais dúvidas da população em relação à segurança alimentar durante a pandemia e identificaram os principais problemas enfrentados na higienização, pós-colheita e nos lugares de comercialização de alimentos nas cidades do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, onde está situado o campus do IF Baiano.

A investigação ainda resultou numa cartilha, que traz informações sobre os resultados da pesquisa e orientações e dicas para a higienização dos alimentos, a fim de reduzir um possível contágio e a disseminação do vírus. Baixe a cartilha

A reportagem ‘Segurança alimentar em tempos de covid-19’, veiculada no Univerciência, é uma produção da Diretoria de Comunicação do IF Baiano, com autoria de Valéria Nascimento (produção e reportagem), Cristina Mascarenhas (produção) e Glauco Neves (imagens, som e edição).

Além da pesquisa do IF Baiano, a edição do programa também trouxe como destaque, um estudo sobre plantas medicinais, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), e pesquisa sobre protótipos de baixo custo para produção do hidrogênio verde, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Assista aqui o programa na íntegra:

Sobre o Univerciência

O IF Baiano é uma das 40 instituições parceiras que ajudam a produzir o Univerciência, um programa pensado para trazer visibilidade às pesquisas científicas produzidas no nordeste brasileiro. Primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida na região, o Univerciência foi criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e transformou-se, a partir da parceria entre a TVE Bahia e instituições públicas de ensino superior de toda a região, em um conteúdo colaborativo com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras de tv aberta, em 12 estados brasileiros, além do Canal Saúde e Canal Futura, e é disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes, alcançando juntos cerca de 100 milhões de pessoas. Entre estudantes, docentes e técnicos, o Univerciência conta com mais de 800 mil pessoas envolvidas na sua realização, com um alcance de mais de 8 milhões de pessoas nas redes sociais.