Desde os últimos dias do ano de 2021, o IF Baiano vêm se mobilizando para auxiliar as vítimas das fortes chuvas que devastaram o Sul e Sudoeste da Bahia, mediante o recebimento e o transporte de donativos. No dia 30 de dezembro de 2021, doações arrecadadas na Reitoria foram transportadas pelo campus Senhor do Bonfim até Ubaíra e Santa Inês, cidades fortemente atingidas pelas enchentes.
Nos dias 3 e 4 de janeiro, dois caminhões deixaram a Reitoria do IF Baiano, transportando mais donativos arrecadados nessa unidade e também no shopping Paralela, pela Chamada Solidária, em Salvador, até as cidades de Valença, Itapetinga e Uruçuca. O Campus Guanambi também arrecadou doações junto a instituições parceiras e mobilizou um caminhão para entregá-las em Itapetinga e Uruçuca.
Os campi Uruçuca, Itapetinga, Valença, Santa Inês e Teixeira de Freitas, unidades localizadas em regiões atingidas, estão apoiando as Prefeituras dos Municípios no acolhimento às famílias desabrigadas; realizando campanha de arrecadação de colchões, material de limpeza, alimentos e roupas; fazendo doações de água sanitária, desinfetante e sabonete líquido produzidos no Campus Catu; e prestando apoio logístico aos órgãos de assistência.
O Campus Santa Inês está funcionando como base de apoio para o Corpo de Bombeiros e o Exército no auxílio às vítimas das chuvas na região. Cerca de 70 militares alojaram-se no campus, que também recebeu ambulâncias, carro-pipa, caminhões e guinchos para auxílio aos desabrigados e desalojados. Segundo o pró-reitor de Administração e Planejamento do IF Baiano, Leonardo Carneiro Lapa, ainda não há previsão de data para o fim das arrecadações. “A ideia é que continuemos até que as coisas melhorem nas cidades atingidas.
De acordo com o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o primeiro campus a se mobilizar frente às enchentes foi o de Teixeira de Freitas, no início de dezembro, quando fortes chuvas devastaram cidades no extremo Sul da Bahia. Em seguida, outras cidades baianas foram atingidas por enchentes e até unidades da instituição que não estão em locais atingidos mobilizaram-se. “O IF Baiano é uma instituição educacional que tem a responsabilidade de se integrar à comunidade de forma participativa nesses momentos em que as famílias estão sofrendo. A gente não pode se furtar disso e é importante destacar que imediatamente os campi colocaram toda a sua estrutura à disposição das comunidades para que a ajuda fosse mais efetiva”, afirma o reitor.
Segundo a responsável pela arrecadação dos donativos na Reitoria, Ilma Parisi, a maior necessidade atual é de doação de alimentos e água, pois o último lote de arrecadação foi composto majoritariamente por roupas, sapatos e utensílios domésticos. Para doar, basta se dirigir ao ponto de coleta na Reitoria do IF Baiano, localizada na rua do Rouxinol, nº 115, no bairro do Imbuí, em Salvador.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br