Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




PortugueseEnglishSpanishFrenchChinese (Simplified)Japanese

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Acompanhe os eventos de temática indígena realizados pelo IF Baiano em agosto
Atualizado em 1 de fevereiro de 2023 às 09h07 | Publicado em 25 de agosto de 2021 às 19h19

Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas dos campi celebram Dia dos Povos Indígenas com eventos on-line

Compartilhe nas redes sociais:

Dia 9 de agosto é o Dia Internacional dos Povos Indígenas e, em celebração à data, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IF Baiano estão realizando uma série de eventos durante todo o mês de agosto. Os eventos são virtuais e gratuitos.

A ação que abriu o mês de atividades foi a palestra Povos Indígenas no contexto pandêmico, realizada pelo Neabi do Campus Teixeira de Freitas no dia 11 de agosto. O evento contou com a participação do professor do IFBA e ativista indígena, Edson Kayapó, e do educador e terapeuta indígena, Ubiraci Pataxó. A palestra foi gravada e está disponível no canal do Youtube do campus

Na tarde desta quarta-feira (25), o Neabi do Campus Xique-Xique promoveu a Rede de Conversa Memória, Identidade e Resistência dos Povos Indígenas com Ângelo Kaimbé, licenciado em Filosofia, pós-graduado em Educação Indígena e professor no Colégio Estadual Dom Jackson Berenguer Prado. Para assistir a palestra, basta acessar o canal do Youtube do campus.

Nesta quinta-feira (26), o Neabi do Campus Catu promoverá um bate-papo com o tema Mobilizações Indígenas Ontem e Hoje. O evento contará com a participação de Tiuré Nascimento, primeiro indígena anistiado político durante a ditadura militar e ativista indigena, e Cláudio Magalhães, primeiro vereador indígena da cidade de Ilhéus – BA e ativista social. O bate-papo será transmitido pelo Instagram do campus, no perfil @neabi_ifcatu, às 19h.

Para fechar as atividades do mês, o Neabi – Campus Uruçuca realizará o evento Retomadas Indígenas em Abya Yala: Direito e Resistência dos Povos Indígenas, no dia 31, às 19h, no Youtube do campus. O objetivo do evento é promover discussões referentes ao direito originário dos povos indígenas brasileiros, sobretudo quanto ao direito de existir e ao território. Para abordar esse assunto, foram convidados o cacique Kwarahy Tembé-Tenetehar da Associação Multiétnica Wyka Kwara (Belém/PA) e Célia Tupinambá, uma das lideranças femininas da Aldeia Serra do Padeiro, do Povo Tupinambá de Olivença. A mediação ficará por conta de Bárbara Flores (de origem Borum-Kren) e de Jairo Silva-Silva (de origem Tenetehar). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento pelo site: https://www.even3.com.br/retomadasindigenas2021/.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br