Campus Uruçuca realiza I Feira de Saúde e Cidadania em formato online
Atualizado em 8 de fevereiro de 2023 às 11h17 | Publicado em 6 de novembro de 2020 às 16h37

O evento contou com mais de 13 mesas de discussões acerca do tema “Saúde, valorização da vida e bem-estar em meio à pandemia”.

O Campus Uruçuca do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou entre os dias 3 e 5 de novembro, a I Feira de Saúde e Cidadania Online. O evento contou com 13 mesas de discussões voltadas à crise sanitária causada pelo novo coronavírus e a assuntos diversos sobre saúde, somando cerca de 660 visualizações até o encerramento da última palestra.

A Feira, que teve como tema central “Saúde, valorização da vida e bem-estar em meio à pandemia”, foi aberta ao público e ofertada de forma gratuita. Os participantes que se inscreveram previamente para as mesas de discussões e confirmaram presença receberão certificado com carga horária a depender do tempo da atividade em que participou, sendo possível até 15 horas de presença.

As mesas trouxeram discussões sobre a educação em tempos de pandemia, isolamento social, gravidez na adolescência, precauções para pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dependência química, entre outros assuntos. As transmissões ocorreram no canal do Youtube do Campus Uruçuca, sempre no período da tarde, sendo que a abertura contou com apresentações culturais via chamada de vídeo e com discussões sobre distanciamento social. Os vídeos ainda estão disponíveis e podem ser acessados no canal.

Distanciamento social foi uma das discussões abordadas durante a programação do evento.

Além de servidores do IF Baiano, as mesas reuniram profissionais e pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia e do Centro Universitário UniFTC, além de contar com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus e do Comando de Policiamento da Região Sul.

O evento é uma realização da Coordenação de Assunto Estudantis (CAE), do Núcleo Multiprofissional do Programa de Prevenção e Assistência Estudantil e do Núcleo de Promoção à Saúde do Servidor (NUPROS) da unidade do IF Baiano em Uruçuca.

“Foi um evento que nos surpreendeu positivamente. Por ser a primeira vez com a realização de um evento online, estávamos um pouco apreensivos, mas no decorrer da Feira fomos percebendo o feedback positivo dos colegas e do público em geral, o que nos alegrou muito. Tivemos público de outros estados, adolescentes, adultos, idosos, entre outros”, comentou a coordenadora da Feira e representante do Núcleo de Assistência à Saúde (Nupros), Cristiane Lisboa. “Foi uma experiência incrível e muito positiva”, completou.