Relatório de Gestão referente ao ano de 2019 foi aprovado pelo Conselho Superior em 30 de julho de 2020.
Está disponível no site do IF Baiano o Relatório de Gestão 2019. O documento visa prestar contas à sociedade em relação à execução orçamentária (alocação de recursos), cumprimento dos objetivos estratégicos da instituição, indicadores de resultados, além de informações sobre gestão de riscos e ações de controle interno.
A prestação de contas foi aprovada pelo Conselho Superior do IF Baiano, órgão máximo da instituição, em 30 de julho de 2020 (consulte a Resolução nº 78), e entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) em 31 de agosto de 2020.
Acesse aqui o Relatório de Gestão 2019.
Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o documento garante a transparência das ações da gestão. “A comunidade tem o direito, e também o dever, de buscar os caminhos que o instituto está trilhando, a forma como está sendo aplicado o recurso, quais as diretrizes que estão sendo seguidas, qual a linha que a gestão está adotando, a forma como os servidores estão sendo tratados. Eu acho que essa é uma forma de interação muito positiva da comunidade acadêmica com o corpo de gestão”, assinala o dirigente.
Além disso, ele ressalta que o documento funciona como uma diretriz para os próprios gestores. “Cria-se um foco para que se administre com maior licitude e maior idoneidade possível”.
A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) é a responsável por conduzir a construção do documento. A pró-reitora, Hildonice Batista, adiciona que o relatório é ainda um instrumento de análise do desempenho do IF Baiano. “Ele deve ser consultado e analisado por todas as partes: estudantes, servidores e amplamente conhecido pelos diferentes segmentos da sociedade”, afirma.
Resultados
De acordo com a Prodin, com os indicadores de desempenho foi possível identificar avanços para o Instituto, com destaque, por exemplo, para o aumento no número de estudantes ingressantes. O item obteve variação percentual de 38,02% em 2018, para 52,3%, em 2019. Avanço incentivado pela abertura de mais de 3.000 vagas nos Polos de Educação a Distância, em 2019.
“Outro importante resultado, diz respeito ao avanço de nossas ações de internacionalização, confirmando a retomada iniciada em 2018. Da mesma forma, continuamos ampliando a oferta de cursos de pós-graduação: quase triplicamos o número de vagas em relação ao ano anterior”, informou a pró-reitora.
Sobre a elaboração do relatório
Segundo a Prodin, para a construção do relatório relativo ao ano de 2019 foi acrescentada uma etapa de análise dos conteúdos pelos integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir). Após as contribuições do Codir, a minuta do relatório foi examinada pelos membros do Conselho Superior do IF Baiano (Consup), que apresentaram suas análises e pareceres. Assim, a versão final só foi efetivada após o atendimento das proposições do Consup.
Foram identificados pelo menos dois benefícios com a nova metodologia. “Maior envolvimento da alta administração com a gestão do processo de prestação de contas institucional – e de toda a comunidade, uma vez que o Consup pode dialogar com maior intensidade com ela; e uma maior mitigação de equívocos formais e conceituais, o que deixa as informações disponíveis no documento com mais clareza e integridade.”, finaliza a pró-reitora.
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br