Comissão de Ética no Uso de Animais
Última atualização: 05/07/2023 às 12h34 | Data de publicação: 10/12/2018 às 07h25

Instituída através da Portaria N° 2.760/2018, a Comissão tem a responsabilidade analisar os projetos que utilizem procedimentos com o uso de animais domésticos no Instituto Federal Baiano. Assim, garantir o cumprimento das regras e normas dispostas na legislação a respeito da utilização de animais para os fins ensino, pesquisa e extensão, especialmente nas resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

A criação da CEUA decorre do Decreto n° 6.899, de 15 julho de 2009, que regulamenta a criação e utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica, em todo o território nacional, e constitui o regramento que norteia o uso animais em estabelecimentos de ensino superior e de educação profissional e tecnológica.

As CEUAs objetivam garantir que as experiências com animais sejam realizadas respeitando-se a vida e os princípios éticos estabelecidos na Legislação vigente, e dentro das normas aplicáveis à utilização de animais de experimentação, evitando-se experiências cruéis e desnecessárias.

Para mais informações e orientações quanto a submissão de projetos, acesse o endereço ceua.ifbaiano.edu.br.