Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




RENAFOR
Última atualização: 19/09/2024 - 14:08 horas | Data de publicação: 31/07/2024 - 10:07 horas

RENAFOR EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA

É uma ação realizada no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica que foi criada pela Portaria nº. 1.328 de 23 de setembro de 2011 e é formada por Instituições de Educação Superior (IES), públicas e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF).

A ação acontece em consonância com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no 9.394 de 20 de dezembro de 1996, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica – Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de 2001; Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial – Resolução CNE/CEB no 4, de 2 de outubro de 2009.

OBJETO

Ofertar cursos de formação continuada nas modalidades presencial, a distância e semipresencial voltados para professores/as da Rede Pública de Educação que atuam no Atendimento
Educacional Especializado e Professores/as da Educação Básica que atuam com o Público da Educação Especial na perspectiva Inclusiva.

OBJETIVOS

2.2.1. Fortalecer a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, assegurando os objetivos e os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) com vistas à formação de professores.
2.2.2. Oferecer a oportunidade de acesso à formação específica em nível de extensão e aperfeiçoamento na área de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva para professores/as das redes públicas de educação básica;
2.2.3. Contribuir com os sistemas de ensino na formação dos professores como sujeitos do processo educativo, pautada em uma concepção de formação continuada que contemple a tematização de saberes e práticas num contexto de desenvolvimento profissional permanente;
2.2.4. Desenvolver atividades formativas com o propósito de promover saberes e práticas que assegurem o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem do Público da Educação Especial.

Chamadas / Editais

Chamada Pública nº 126 de 15 Julho de 2024 – Processo Seletivo Simplificado para Seleção de Profissionais em Caráter Temporário para Prestação de Serviços por Tempo Determinado – Julho 2024

Edital nº 127 de 15 de Julho de 2024 – Seleção de Tutores EaD para Curso de Formação Continuada Práticas Pedagógicas para Estudantes Com Deficiência na Educação de Jovens e Adultos – Julho 2024

Edital n° 128 de 15 de Julho de 2024 – Processo Seletivo para Ingresso de Estudantes – Curso de Formação Continuada – Práticas Pedagógicas para Estudantes Com Deficiência – EJA – Julho 2024

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