2024
Última atualização: 18/03/2024 - 14:03 horas | Data de publicação: 12/02/2024 - 12:01 horas

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX)

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX) tem o objetivo de promover o envolvimento de estudantes e servidores em atividades de extensão que favoreçam a integração do IF Baiano com a sociedade através da busca da valorização da realidade local e regional com a produção de conhecimento contextualizado.

Modalidade Júnior

Na Modalidade Júnior do PIBIEX , as bolsas serão ofertadas aos discentes dos cursos do ensino médio técnico, nas formas: Integrado, Subsequente e Proeja do IF Baiano.

EDITAL Nº 60/2024 – PIBIEX JÚNIOR

Modalidade Superior

Na Modalidade Superior do PIBIEX, as bolsas serão ofertadas aos discentes dos cursos do ensino superior.

EDITAL Nº 61/2024 – PIBIEX SUPERIOR

Veja como fazer a sua submissão acessando o tutorial no WIKI – Módulo Extensão.

Fluxo Contínuo – Cadastro de Ações de Extensão (Programas e Projetos)

A modalidade Fluxo Contínuo possibilita que servidores e/ou discentes submetam propostas de ações extensionistas, no IF Baiano, nas modalidades de programas e projetos voltadas para a promoção do desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico.

Objetivos:

• Promover o envolvimento de discentes e servidores(as) do quadro de efetivos e não efetivos em atividades de extensão, favorecendo a integração entre as Unidades do IF Baiano e a sociedade.
  • Contribuir para a formação educacional, profissional e cidadã, proporcionada pelas experiências dos discentes realizadas junto à comunidade interna e externa.
  • Preparar os discentes para atuação no mundo do trabalho, conforme as dinâmicas do meio social e seu perfil de formação
  •  Estimular a troca de saberes e o atendimento à comunidade externa como processo de aplicação de soluções acadêmicas ou institucionais a questões do meio social, especialmente junto a grupos em vulnerabilidade socioeconômica e/ou ambiental.
  • Promover a interação entre o conhecimento acadêmico e o popular, com vistas a implementar e potencializar políticas públicas.
  • Induzir o desenvolvimento sustentável, especialmente no universo dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.
  • Oportunizar maior democratização do saber, fortalecendo a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Incentivar as atividades extensionistas, na busca de valorizar a realidade local e regional, com a produção de conhecimento contextualizado.

A submissão de propostas de ações de extensão deverá ser feita, por meio do preenchimento dos formulários on-line, no SUAP

EDITAL Nº 34/2024

Fluxo Contínuo – Curricularização da Extensão – Cursos de Graduação – 2024

A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos Técnicos e de Graduação, como parte obrigatória da formação humana de todos os discentes, sob a perspectiva de uma transformação social por meio de programas e projetos orientados por docentes e com possível colaboração de técnicos administrativos em educação, junto à comunidade externa ao Campus, nas regiões onde eles atuam.

EDITAL Nº 13/2024

Desvendando o Edital de Curricularização da Extensão (Novo)