IF Baiano marca presença com projeto de divulgação científica no IX Feriado Municipal das Religiões de Matrizes Africanas de Santa Bárbara – BA
Última atualização: 02/09/2024 - 16:55 horas | Data de publicação: 02/09/2024 - 16:22 horas

Na última sexta-feira, 30 de agosto de 2024, Santa Bárbara – BA celebrou o IX Feriado Municipal das Religiões de Matrizes Africanas. O evento, que já se consolidou como uma importante manifestação cultural e religiosa da região, trouxe este ano o tema “Ossain, Folhas que Curam”. A programação diversificada incluiu exposições de artesanato, palestras, homenagens, Xirê, Roda de Samba de Caboclo, Caminhada de Oxalá e apresentações musicais, atraindo um público expressivo.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO) esteve presente no evento com o Projeto de Extensão “Ciência nas Ruas: um projeto de divulgação científica do IF BAIANO campus Serrinha”. Coordenado pela professora Ariana Reis Messias Fernandes de Oliveira, o projeto se destacou na programação ao promover a distribuição de mudas de plantas medicinais. A iniciativa foi um sucesso entre os participantes e reforçou a conexão entre a ciência e as tradições religiosas de matrizes africanas, ressaltando a importância das plantas tanto no contexto científico quanto espiritual.

A participação do IFBAIANO no evento é um exemplo concreto de como a instituição se integra e contribui para a valorização da cultura e do saber local, ao mesmo tempo em que dissemina conhecimento científico acessível à comunidade. O alinhamento do projeto “Ciência nas Ruas” com o tema deste ano evidencia o compromisso do IF BAIANO em apoiar e promover atividades que dialoguem com as diversas formas de saber, especialmente as que envolvem a preservação e o uso sustentável das plantas medicinais.

O IX Feriado Municipal das Religiões de Matrizes Africanas de Santa Bárbara foi um marco de respeito e valorização das tradições culturais e religiosas da cidade, e a contribuição do IF BAIANO fortaleceu ainda mais esse laço entre ciência, cultura e espiritualidade.