Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
PROEN




Programa Residência Pedagógica
Última atualização: 18/03/2024 - 15:02 horas | Data de publicação: 17/10/2023 - 17:27 horas

O Programa Residência Pedagógica – PRP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.

O PRP, articulado aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

Tem como objetivos:

  1. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
  2. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos(as) licenciandos(as);
  3. Estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores(as);
  4. Valorizar a experiência dos(as) professores(as) da educação básica na preparação dos licenciandos(as) para a sua futura atuação profissional;
  5. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

O PRP foi instituído pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação, em 2018 quando foi lançado o edital 06/2018/CAPES. O IF Baiano participa do Programa a partir de sua segunda edição, através do Edital 01/2020, contemplando 72 (setenta e dois) bolsistas discentes, com o Projeto “Residência Pedagógica: relação dialógica entre o contexto dos alunos e o conhecimento sistematizado: uma proposta interdisciplinar para a formação básica comum nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano”. Nessa edição, a coordenação institucional esteve sob a responsabilidade da Prof. Dra. Aline dos Santos Lima, do campus Santa Inês.

A atual edição, instituída pelo Edital nº 24/2022, teve suas atividades iniciadas em outubro de 2022 e finaliza em março de 2023. O Projeto Institucional “Interações Formativas Multirreferenciadas: o saber e o fazer do Ofício de Mestre no contexto da formação inicial docente nas dimensões epistemológica e ontológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano” contempla 120 (cento e vinte) discentes bolsistas e está sob a Coordenação Institucional do Professor Dr. José Aurimar dos Santos Angelim, do campus Senhor do Bonfim.

Em ambas as edições, estão envolvidos os cursos de Licenciaturas em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Computação, Geografia e Química, distribuídos nos campi Catu, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença.

Regulamentação – CAPES

Regulamentação – IF Baiano

Política Institucional de Formação Docente

Projetos Institucionais


Desenho Institucional PRP

Produções e Eventos

Seminário PIBID e PRP do IF Baiano campus Valença – 2024

Mostra de Trabalhos PIBID e PRP de Licenciatura em Ciências da Computação – 2024

I Congresso de Educação do IF baiano campus Guanambi

Clique aqui para ter acesso à galeria de fotos do evento



I Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano – 2020


II Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano – 2021


III Seminário do Programa Residência Pedagógica do IF Baiano – 2023


Atividades Práticas


Visitas Técnicas


Reuniões Institucionais


Seminário de Formação Inicial de Professores – Secretaria de Educação do Estado da Bahia – 2023


Alunos do IF Baiano ganham Prêmio Paulo Freire por projeto da Residência Pedagógica