A Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, conforme previsto na lei nº 10861/2004, tem como uma das suas principais atribuições a implantação e o desenvolvimento de processos de avaliação institucional. A CPA é portanto um órgão colegiado de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, que integra SINAES e atende ao PDI do IF Baiano quanto aos níveis e modalidades de ensino.
A comissão avalia aspectos estruturados em cinco eixos e dez dimensões. Por meio de questionários, rodas de conversa e visitas in loco destinados a comunidade acadêmica e local:
Planejamento e Avaliação Institucional | Desenvolvimento Institucional | Políticas Acadêmicas | Políticas de Gestão | Infraestrutura Física |
Planejamento e Avaliação | Missão e plano de desenvolvimento institucional | Políticas para o ensino, pesquisa e extensão | Políticas de Pessoal | Infraestrutura física |
Responsabilidade social da instituição | Comunicação com a sociedade | Organização e gestão da instituição | ||
Política de atendimento aos discentes | Sustentabilidade financeira |
A Avaliação Interna ou Autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, refletindo sobre seus processos internos e externos, visando melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
A Avaliação Interna tem como principais objetivos produzir conhecimentos aprimorados, questionar o conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus principais problemas, aumentar a consciência pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação com outros atores institucionais, aproximar-se da comunidade, desempenhar um papel científico e social e gerir informações que serão prestadas a sociedade. É um instrumento valioso para tomada de decisões na instituição em todos os seus seguimentos.
A Comissão Própria de Avaliação é composta de duas estruturas: a CPA Central e a CPA Local. A CPA Central organiza, planeja e assessora todo o processo de Autoavaliação. Já a CPA Local, presentes em todos os campus do IF Baiano conduz os processos, coletando informações e enviando para Central elaborar os relatórios parciais e finais.
As comissões são formadas por membros eleitos de diversos seguimentos: docentes, técnicos administrativos, discentes de nível superior e médio/técnico, além da sociedade civil. Cada categoria elege seus representantes que deverão compor as comissões nos campus.
A Comissão atua através da aplicação de questionários de avaliação institucional, rodas de conversas e visitas in locus entre outros instrumentos.
Todo o corpo docente, discentes e técnico administrativo, bem como a sociedade civil organizada pode e deve preencher os formulários de autoavaliação quando solicitados pela CPA. Desta maneira a instituição poderá conhecer de uma forma mais global como está desempenhando suas funções em todos os aspectos.
RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO 2017
RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO 2018
RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO 2019
RELATÓRIO PARCIAL DE AUTOAVALIAÇÃO 2020