Campus Teixeira de Freitas
Engenharia Agronômica
Atividades Complementares
Última atualização: 18/05/2023 - 11:31 horas | Data de publicação: 14/02/2021 - 15:12 horas

As atividades de ensino, pesquisa e extensão como monitoria, iniciação científica e cursos de extensão, a serem utilizadas como atividades complementares deverão seguir a Organização Didática do Ensino Superior do IF Baiano e editais específicos.

O IF Baiano, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão, possui programas de estímulo à pesquisa e extensão institucionalizado, os quais são acessados por meio de editais internos e destinam recursos financeiros através de projetos e bolsas. Além disso, promove também estímulo à submissão de projetos dessas naturezas em parceria com outras instituições de fomento à pesquisa e à extensão.

O programa de monitoria também está institucionalizado em duas modalidades: voluntária e remunerada e regulamentada de acordo com a Organização Didática dos cursos da Educação Superior do IF Baiano e por editais internos específicos. Esse programa é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem do estudante monitor e para os demais estudantes.

O IF Baiano, Campus Teixeira de Freitas promove eventos técnico-científicos que propiciam complementação de aprendizagem aos estudantes, os quais também participam do planejamento, organização e execução das atividades dos eventos. Outros eventos internos, como dia-de-campo e seminários, são realizados com a participação de docentes e estudantes com o objetivo de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, difusão de resultados e de novas tecnologias.

Os docentes e estudantes também são estimulados a participar de eventos técnico-científicos promovidos por outras instituições ou sociedades, como congressos, simpósios e workshops. Para tanto, o IF Baiano tem fomentado essas participações com recursos financeiros e parcerias institucionais. Ainda como atividade complementar estimula-se a participação em intercâmbios, como “Ciência Sem Fronteiras”, dentre outros.

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Regulamento das Atividades Complementares do Curso Superior em Engenharia Agronômica – PORTARIA 45/2023 – TDF-GAB/TDF-DG/RET/IFBAIANO, de 24 de abril de 2023

Regulamento de atividades complementares dos cursos de Graduação presenciais do IF Baiano

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3665 -1031/1032
Diretor: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br