Campus Teixeira de Freitas
Engenharia Agronômica
Critérios de Avaliação
Última atualização: 12/02/2021 - 14:08 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:44 horas

A avaliação da aprendizagem do acadêmico atua em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional e a Organização Didática dos Cursos Superiores do IF Baiano. Constitui atividade pedagógica alicerçada na prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e terá caráter formativo, processual, contínuo e cumulativo, utilizando-se de variados instrumentos avaliativos. Dessa forma, com o intuito de contribuir na construção do conhecimento do estudante e na sua autonomia intelectual, deve-se ter como base o conhecimento da avaliação como atividade norteadora de reflexão e mudança, tendo em vista os conhecimentos e competências construídas, assim como o respectivo comprometimento com o processo de formação.

A avaliação da aprendizagem deve acontecer no decorrer do semestre letivo e a aprovação para o semestre subsequente tem como preceito o rendimento do acadêmico, sua participação e frequência às atividades propostas.

Será considerado aprovado na etapa do curso, de acordo com a Organização Didática dos Cursos Superiores do IF Baiano o estudante que tiver nota igual ou superior a 7,0 (sete), em todos os componentes curriculares, e possuir frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), do total de horas letivas desenvolvidas no período do curso.

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: produções científicas, provas escritas, apresentações orais, elaboração e desenvolvimento de projetos, estudo de caso, atividades de campo, relatórios, além de outros instrumentos condizentes com a prática educativa de cada componente curricular.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Teixeira de Freitas
Rodovia BR 101, Km 882, s/n, CEP. 45.985-970, Caixa Postal 66

Tel.: (73) 3665 -1031/1032
Diretor: João B. Botton
E-mail: gabinete@teixeira.ifbaiano.edu.br