O Mestrado Profissional em Ciências Ambientais ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano campus Serrinha é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e visa a qualificação de profissionais, conferindo-os competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas socioambientais. Pretende-se com a criação e desenvolvimento deste curso, capacitar recursos humanos para a solução de problemas científicos e tecnológicos, atuando de forma inovadora e pautada nos princípios da ciência ambiental e da ética profissional.
Acesse o Processo Seletivo para Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) , com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2025.
A desertificação é definida como sendo um processo de degradação das terras em regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, entre eles as variações climáticas e as atividades humanas.
Na Sub-bacia do Salitre, que é um tributário da bacia do São Francisco no estado da Bahia, existe uma área em processo de desertificação, em seu trecho médio, próximo às margens do rio principal no município de Campo Formoso-Bahia.
Trabalhos científicos realizados em conjunto por pesquisadores do IFBaiano e da UFRB evidenciam a área como em processo de desertificação e demonstram que existem possibilidades de recuperação:
Terracing Recovers the Quality of a Riverbank Soil Degraded by Water Erosion in Brazilian Semiarid
Soil pedestal dating in the degraded Salitre River basin in the northeast of Bahia, Brazil.
Solos carbonáticos e a desertificação no médio curso da bacia do rio Salitre, Bahia
Erosão em uma microbacia em desertificação no médio curso do Rio Salitre, BA
Terraços com cultivo irrigado na recuperação de áreas degradadas na geração de serviços ambientais
O vídeo é uma ação de popularização científica dos resultados experimentais e foi fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.