Mestrado em Ciências Ambientais
Área de concentração e linhas de pesquisa
Última atualização: 23/08/2019 - 8:29 horas | Data de publicação: 22/08/2019 - 16:41 horas

Áreas de concentração

1. Ciências ambientais

Entender a partir de uma visão integrada do saber, o funcionamento dos ecossistemas naturais para aperfeiçoar e gerar tecnologias capazes de resolver problemas sociais e/ou ambientais.

Linhas de Pesquisa:

1. Manejo de Recursos Naturais

A partir da compreensão multidisciplinar do funcionamento dos ecossistemas naturais, resolver e prevenir impactos antropogênicos. Resolver, por meio de estudos relacionados à restauração de ambientes degradados, e, prevenir, mediante alternativas de desenvolvimento socioeconômico com manutenção da qualidade dos recursos naturais; gerando, avaliando e aplicando práticas de manejo e conservação ambiental

2. Tecnologias Socioambientais

Pretende-se gerar, avaliar, refinar e aplicar tecnologias que promovam bem-estar social com proteção e recuperação dos recursos naturais. A linha de pesquisa perpassa pelo entendimento da ciência na sua relação com as práticas sociais, econômicas e ecológicas; aplicação do conhecimento tradicional na conservação da biodiversidade; geração e difusão de técnicas agroecológicas; tratamento e reúso de efluentes e resíduos domésticos e agroindustriais; captação, uso e manejo de água da chuva.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br