O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do IF Baiano Campus Catu deverá proporcionar ao graduado competências e habilidades visando o atendimento aos requisitos da formação do tecnólogo em Gastronomia, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia e as recomendações do Ministério da Educação (MEC) para os Cursos Superiores de Tecnologia, conforme o Decreto nº 5.154/2004 que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394/96, dispõe, em seu artigo 5 que os cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação organizar-se-ão, no que concerne aos objetivos, características e duração, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação.
Nesse sentido, este Projeto Pedagógico de Curso está pautado nos aspectos científico, tecnológico e humanístico relacionados aos campos do saber de sua formação, e com aprofundamento de conhecimentos específicos nas habilitações oferecidas pelo curso, englobando a produção culinária desde a sua concepção à operacionalização.
A profissão de tecnólogo em Gastronomia terá competências e habilidades para envolver-se com as seguintes áreas de atuação: