Tecnologia em Gastronomia
Matriz Curricular
Última atualização: 04/03/2020 - 13:00 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 14:25 horas

A proposta curricular do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia tem como pressuposto que o currículo não se limita à elaboração de um conjunto de disciplinas, mas expressa a vontade acadêmicopolítica de formar um profissional qualificado, com capacidade crítica-criativa e domínio de conhecimentos requeridos ao exercício profissional. Os eixos do currículo explicitam os parâmetros e diretrizes do processo de formação profissional por isso apresentam-se em módulos cuja fundamentação orienta o desdobramento das disciplinas.

As ementas, conteúdos programáticos e as bibliografias das disciplinas instrumentalizam o (a) aluno (a), assegurando-lhe o desenvolvimento das dimensões cognitivas e interventivas necessárias à sua formação.

A estrutura curricular do curso está dividida em dois módulos, correspondentes às certificações intermediárias. O primeiro módulo corresponde aos 1º e 2º semestres e o (a) aluno (a), ao finalizar, poderá receber a certificação de Auxiliar de Cozinha. Após conclusão do 3º e 4º semestres, o (a) aluno (a) receberá certificação em Auxiliar em Padaria e Confeitaria. Ao concluir o curso e as atividades complementares o (a) aluno (a) terá o diploma de Tecnólogo em Gastronomia.

Nesse sentido, as linhas, os eixos, os módulos e as disciplinas da matriz curricular se apresentam de forma interdisciplinar (vertical e horizontal), permitindo uma correlação de seus contextos com as concepções do objeto do curso. O curso não oferece pré-requisitos para as disciplinas, com o objetivo de proporcionar flexibilização curricular, conforme exposto na sua matriz.

Confira aqui o Desenho Curricular do curso.

Confira aqui o Fluxograma do curso.

Confira aqui o Ementário do curso.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br