Licenciatura em Ciências Biológicas
Perfil do Egresso
Última atualização: 12/06/2019 - 14:01 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:43 horas

O Licenciado em Ciências Biológicas atua na docência, planejando, organizando e desenvolvendo atividades e materiais apropriados ao ensino das Ciências Naturais no Ensino Fundamental II e das Ciências Biológicas no Ensino Médio. Sua principal atribuição é o exercício da docência na Educação Básica, por isso deve desenvolver sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Biologia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas, além da formação pedagógica que permitirá transpor didaticamente os conhecimentos científicos de uma forma adequada para a realidade dos educandos. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Ensino de Biologia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

O profissional deve atender aos requisitos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio e as recomendações do MEC para os cursos de licenciatura, além das resoluções do Conselho Federal de Biologia que norteiam as atividades dos licenciados e bacharéis em Ciências Biológicas.

O Licenciado em Ciências Biológicas deve estar capacitado para além do seu exercício em sala de aula desenvolver atividades de pesquisa e extensão usando o raciocínio lógico, interpretativo e analítico visando identificar e solucionar problemas por meio da prática da pesquisa, realizar perícias, emitir laudos técnicos e pareceres e prestar consultorias. Estas habilidades devem ser incluídas em sua formação básica buscando sempre o aprimoramento em práticas investigativas, participação na criação e na execução de projetos curriculares, de pesquisa e extensão, uso de materiais de apoio e estratégias inovadoras relacionadas às tecnologias da informação e comunicação e o incentivo ao trabalho em equipe destacando a importância da colaboração.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br