Licenciatura em Ciências Biológicas
Critérios de Avaliação
Última atualização: 15/08/2022 - 14:40 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:44 horas

Avaliação da aprendizagem:

A avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada através da comprovação da frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do componente curricular e da efetiva aprendizagem, devendo estar voltada tanto para o processo de construção de conhecimento do acadêmico como para o processo de ensino organizado pelo professor, permitindo um constante redimensionamento do planejamento de ensino.

Como se busca a inter-relação do ensino teórico com a prática são utilizados vários instrumentos de avaliação como provas, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, pesquisa, construção de programas, elaboração de projetos e relatórios, realização de experimentos, produção de textos orais e escritos, estudos de caso, entre outros, conforme a planejamento teórico-metodológico do docente. O detalhamento dos procedimentos e critérios de avaliação deve aparecer no Plano de Ensino do componente curricular.

Os critérios de avaliação, organização das atividades avaliativas, critérios de aprovação e reprovação nos diversos componentes curriculares estão dispostos na Organização Didática dos cursos Superiores do IF Baiano e este Projeto de Curso adequa-se a esta normativa.

O estudante reprovado por insuficiência no desempenho acadêmico ou por ter superado o limite máximo de faltas (25%) deverá cursar novamente o componente curricular em período subsequente ou quando for ofertado, submetendo-se às mesmas exigências regimentais de carga horária, frequência e aprendizado.

Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso:

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) é um documento norteador que necessita de revisões periódicas para que não haja inconsistências que comprometam a relação teoria-prática.

É responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE), enquanto órgão consultivo do curso, a elaboração, implementação, acompanhamento, avaliação e reformulação do PPC, articulando-se com o Colegiado do Curso e pendente de aprovações pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN).

Autoavaliação do curso:

A avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) a partir da aplicação de questionários para docentes e discentes, preconizando a atribuição de conceitos para indicadores elencados nos Instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br