Última atualização: 20/03/2019 - 9:25 horas |
Data de publicação: 03/03/2017 - 13:42 horas
OBJETIVO GERAL
Formar profissionais capacitados para atuar no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, em todas as suas modalidades, como professores de Ciências Naturais e Biologia, que sejam dotados de conhecimento dos conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos. Espera-se que os licenciados possam, além de contribuir para a formação de cidadãos, ter autonomia e capacidade de se posicionar criticamente em relação a questões sociais, ambientais, econômicas, políticas e culturais, a partir da interface do ensino com a pesquisa e a extensão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover integração e interdisciplinaridade curricular, incentivando os estudantes a relacionarem os conhecimentos das Ciências Biológicas aos saberes da realidade social e cultural, para que construam aprendizagens de acordo com as exigências da educação superior, visando ao exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho;
- Incentivar a construção de conhecimentos sobre as Ciências Biológicas, valorizando a pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa;
- Desenvolver dinâmicas pedagógicas que contribuam para o exercício profissional e o desenvolvimento do profissional do magistério por meio de visão ampla do processo formativo, seus diferentes ritmos, tempos e espaços, em face das dimensões psicossociais, histórico-culturais, afetivas, relacionais e interativas que permeiam a ação pedagógica, possibilitando as condições para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;
- Desencadear processos de formação docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;
- Impulsionar o uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;
- Favorecer a consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras;
- Motivar a aprendizagem e o desenvolvimento de todos(as) os(as) estudantes durante o percurso educacional por meio de currículo e atualização da prática docente que favoreçam a formação e estimulem o aprimoramento pedagógico das instituições;
- Cooperar com a formação de profissionais de qualidade seguindo as diretrizes legais que regulamentam a profissão;
- Contribuir com o aperfeiçoamento da educação brasileira, formando profissionais cientes dos princípios éticos relacionados à atuação profissional docente e que respeitem a vida, a pessoa e a diversidade em todas as suas manifestações e nuances;
- Ampliar a percepção dos profissionais e alunos da Educação Básica acerca do semiárido, tendo em vista suas potencialidades e especificidades territoriais, culturais, sociais, econômicas e políticas.
- Buscar a democratização das ciências através das relações entre sociedade, tecnologia e ciências, instigando seu pensamento crítico e interesse pelas ciências.