O ENNEABI (Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos) é o maior espaço de articulação dos núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas em âmbito nacional, vinculado à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica . O evento é um momento crucial de reflexão, avaliação e fortalecimento da luta contra o racismo, além de promover a valorização da diversidade étnico-racial na educação profissional e tecnológica.
O ENNEABI reúne pesquisadores/as, educadores/as, ativistas, estudantes e demais interessados/as, contando também com a participação de universidades, escolas públicas estaduais e municipais, e comunidades tradicionais. Sua programação é ampla e diversificada, incluindo:
Em 2018, o IF Baiano sediou a quarta edição do ENNEABI (clique aqui ), com o apoio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) . O evento ocorreu em Salvador, Bahia , com o tema “Educação e Diversidade Étnica” . Entre os tópicos discutidos, destacaram-se:
Para mais detalhes sobre a participação do IF Baiano no evento, consulte: Palestra com Kabengele Munanga marca início do 4º ENNEABI e 2º RENEABI .
Desde sua primeira edição, realizada em 2015 , o ENNEABI tem sido um espaço de intercâmbio de experiências, debates, reflexões e formação. O encontro contribui significativamente para:
O ENNEABI é uma iniciativa fundamental para consolidar as lutas antirracistas e promover a diversidade étnico-racial no contexto educacional brasileiro. Ao longo dos anos, o evento tem desempenhado um papel estratégico na articulação entre instituições, movimentos sociais e comunidades tradicionais, reafirmando a importância de uma educação inclusiva e transformadora.