O IF Baiano é Instituição pública de Ensino, pluricurricular e com estrutura multicampi, presente em 19 territórios de identidade e 34 municípios do estado da Bahia, composta por uma Reitoria, 14 campi, 19 pólos de educação à distância, 01 polo de inovação e 01 Centro de Referência. Somos especializados na oferta gratuita de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT), em todos os seus níveis, formas de articulação e modalidades da Educação Nacional. Os cursos ofertados são de Formação Inicial e Continuada (FIC), de nível médio técnico, PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos), cursos superiores de tecnologia, de licenciaturas, de bacharelados e pós-graduação lato e stricto sensu.
Cabe destacar que nossa instituição tem uma atuação predominantemente na área agrícola, com atenção especial às demandas sociais locais e aos grupos e comunidades tradicionais que nos circundam, bem como o cuidado com a educação de jovens e adultos e a formação de professores.
Ofertamos formação e qualificação com vistas à atuação profissional no mundo do trabalho, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Nossas unidades educacionais estão constituídas por:
Nossa instituição possui natureza jurídica de autarquia do Poder Executivo da administração indireta, vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar. No âmbito de nossa atuação, conforme Lei nº 11.892/08, somos equiparados às universidades federais, quanto a regulação, avaliação e supervisão dos cursos de educação superior, exercendo o papel de instituição acreditadora e certificadora de competências profissionais.
Mapa de localização dos Campi e de seus polos de EaD, segundo os territórios do Estado da Bahia
Nossa missão, visão e valores institucionais são conceitos estratégicos que reforçam nossa identidade, nosso propósito organizacional e os processos de trabalho para a entrega de valor ao nosso público-alvo: discentes e a sociedade.
Ofertar educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de excelência em diferentes níveis e modalidades, voltada ao desenvolvimento humano, social, econômico, cultural, tecnológico e científico de todos e de todas, em diferentes regiões da Bahia e do Brasil.
Constituir-se, nacional e internacionalmente, como instituição de referência em educação, especialmente no que se refere à formação de professores(as), à educação de jovens e de adultos(as) e ao desenvolvimento de tecnologias agrárias e ambientais.
Principais normas e regulamentos:
SAIBA MAIS
Conheça a base jurídica da estrutura organizacional e das competências do IF Baiano
Nossa estrutura organizacional está estabelecida no Regimento Geral, que descreve as competências de todas as instâncias administrativas, consultivas, deliberativas e de assessoramento.
O processo de tomada de decisão é exercido pelo Reitor, dirigente máximo, assessorado pela unidade de Ações de Correição, Colegiados e Comissões Permanentes, Auditoria Interna, Diretoria de Comunicação, Ouvidoria e representantes da Procuradoria Federal. Para auxiliar na gestão administrativa e acadêmica o Reitor conta com: Diretoria Executiva, Gabinete do Reitor, Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN), Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAN), Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).
Os campi possuem uma estrutura composta, cada um, por uma Direção Geral assessorada por Gabinete do Diretor, uma Diretoria Acadêmica e uma Diretoria Administrativa, que, por sua vez, se desdobram em coordenações, setores, secretarias, núcleos e demais estruturas organizacionais de nível operacional que executam as atividades finalísticas e de suporte.
O principal valor gerado pelo IF Baiano é Educação Profissional, Científica e Tecnológica, realizado por meio de ações de de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Onde:
Macroprocessos finalísticos do IF Baiano e seus principais processos e produtos
O quadro abaixo descreve resumidamente os nossos macroprocessos finalísticos, de acordo com a Lei nº 11.892/2008 (criação dos institutos), Estatuto, Regimento Geral e o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Macroprocesso Finalístico | Objetivos (Art. 8º Lei 11.892/08) | Principais Processos | Principais Produtos |
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Ensino | Ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos | • Dimensionamento, estruturação e oferta de cursos • Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação • Avaliação interna e externa dos cursos | • Assistência Estudantil • Cursos técnicos • Cursos de graduação • Cursos EaD • Cursos PROEJA • Eventos acadêmicos • Projetos Pedagógicos de Curso • Diretrizes • Bolsas • Programas • Ações Afirmativas e Inclusivas • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados |
Ministrar em nível de educação superior: a) cursos superiores de tecnologia visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia; b) cursos de licenciatura, bem como programas especiais de formação pedagógica, com vistas na formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática, e para a educação profissional; c) cursos de bacharelado e engenharia, visando à formação de profissionais para os diferentes setores da economia e áreas do conhecimento | |||
Pesquisa e Inovação | Realizar pesquisas aplicadas, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade. | • Fomento de projetos de pesquisa • Registro de propriedade intelectual • Prospecção de canais de estímulo à pesquisa | • Projetos de Pesquisa • Patentes • Pesquisa Aplicada |
Ministrar em nível de educação superior: d) cursos de pós-graduação lato sensu de aperfeiçoamento e especialização, visando à formação de especialistas nas diferentes áreas do conhecimento; e e) cursos de pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado, que contribuam para promover o estabelecimento de bases sólidas em educação, ciência e tecnologia, com vistas no processo de geração e inovação tecnológica. | • Transferência de conhecimento | • Iniciação Científica • Grupos de pesquisa • Bolsas de pesquisa • Eventos de pesquisa • Artigos científicos • Periódico | |
• Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Oferta de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação • Processo de Diplomação | • Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu • Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados | ||
Extensão | Desenvolver atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos. | • Fomento de projetos de extensão • Prospecção de canais de estímulo à extensão • Promoção de relações externas | • Bolsas de Extensão • Iniciação à Extensão • Projetos de Extensão • Programas de Extensão • Eventos de Extensão |
Ministrar cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, objetivando a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais, em todos os níveis de escolaridade, nas áreas da educação profissional e tecnológica. | • Processo de ingresso • Desenvolvimento de Projetos Pedagógicos de Curso • Oferta de Curso • Viabilização do reconhecimento de curso • Processo de registro e manutenção de Matrículas • Processo de Certificação | • Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) • Capacitação • Qualificação • Diplomas • Certificados |
O IF Baiano consolida-se como uma instituição multicampi e de referência no que tange ao ensino agrícola no estado da Bahia, que tem proporcionado a interiorização da educação profissional, científica e tecnológica, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico local e regional principalmente em razão da sua inserção em diversos territórios de identidade. Nosso Instituto é o único no país que possui todos seus campi com formações destinadas às áreas de Ciências Agrárias e Ambientais (cursos, ensino médio técnico, pós-médio, graduações, pós-graduações).
O convívio e a observação de nossa comunidade permitem ao IF Baiano conhecer as ameaças e as oportunidades existentes, possibilitando alinhar as características particulares do nosso ambiente externo e verificar sua melhor forma de atuação para obter o sucesso de forma mais eficiente, eficaz e efetiva.
Neste sentido, destacamos alguns dados, gerais e mensuráveis, que nos indicam linhas de abordagem e de ação para alcance de nossa missão institucional:
Perfil populacional: é essencial para o dimensionamento das demandas das comunidades que nos cercam, bem como para os quantitativos da oferta de vagas em nossos cursos e do processo de ingresso, os contingentes por gênero, etnia, indicadores de vulnerabilidade socioeconômico, ocupação ou ciclo geracional, a proposição de projetos e programas específicos.
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): permite avaliar os quesitos de desenvolvimento locais que apresentam algum grau de deficiência para que possamos estabelecer estratégias e planos que contribuam com a superação desse cenário, tais como projetos de pesquisa, extensão, tecnologias sociais e de abordagens pedagógicas.
Territórios: o olhar sobre os territórios de abrangência do IF Baiano auxilia no processo de planejamento e de execução de ações desenvolvidas no instituto e que resultam na vinculação com o território e com a população que nele habita, permitindo reorganizar as nossas práticas educativas em atenção às necessidades da comunidade.
Atividades econômicas: auxiliam para a construção de um bom diagnóstico na oferta de cursos pelo IF Baiano que permitem observar as potencialidades e fragilidades da estrutura econômica local e territorial, que podem criar condições para a inserção de nossos estudantes no mundo do trabalho. A observação dessas atividades possibilita a celebração de parcerias, como convênios de estágio para nossos estudantes, de desenvolvimento de pesquisas e de formação profissional voltada para o fortalecimento dos arranjos produtivos.
População e IDHM
Conforme publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (DOU de 27/08/2020) estima-se que a população da Bahia passa de 14,9 milhões de habitantes, mais precisamente, 14.930.634 pessoas. Em 2019, o número era de 14.873.064 habitantes.
O IDHM é um indicador de qualidade de vida de uma população: a expectativa de vida ao nascer, o nível de escolaridade e a renda per capita. O IDHM entre zero e 0,499 é considerado baixo; entre 0,500 e 0,799 é considerado médio e, acima de 0,800, o nível de desenvolvimento é alto. Na Bahia, o último IDH – Índice de Desenvolvimento Humano apurado (PNUD, 2010) foi de 0,660, considerado médio.
Territorialização
Uma das principais formas de regionalização aplicadas ao estado da Bahia ocorre por meio dos Territórios de Identidade, que foi adotada pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) através da Lei nº 10.705, de 14 de novembro de 2007, abrangendo todos os 417 municípios do estado com o objetivo de identificar prioridades temáticas definidas a partir da realidade local, possibilitando o desenvolvimento equilibrado e sustentável entre as regiões. A partir de então, tornou-se a unidade de gestão para a formulação do planejamento estadual em todas as dimensões, incluindo a realidade urbana e as atividades dos setores econômicos. Ao todo, a Bahia apresenta 27 (vinte e sete) Territórios de Identidade, sendo que o IF Baiano está presente em 14 diferentes territórios de identidade e 15 municípios, por meio de seus campi, reitoria e centro de referência, que somados aos polos de Educação a Distância, alcança outros 14 municípios e mais 5 territórios. Desta forma, a zona de atuação do o IF Baiano engloba cerca de 70% dos Territórios de Identidade do Estado da Bahia. Vale ressaltar que o total estimado da população desses territórios, conforme o IBGE, é de 11,9 milhões de pessoas e o IDHM médio de 0,598.
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Informações sobre os Territórios de Identidade da Bahia
UNIDADES DO IF BAIANO 2020 (Campi/Reitoria/Centro de Referência)
Território de Identidade | Município | Presença IF Baiano | População estimada 2020 | IDHM (2010) |
---|---|---|---|---|
Baixo Sul | Valença | Campus | 97.233 | 0,623 |
Extremo Sul | Teixeira de Freitas | Campus | 162.438 | 0,685 |
Irecê | Xique-Xique | Campus | 46.523 | 0,585 |
Litoral Norte e Agreste Baiano | Alagoinhas | Campus | 152.327 | 0,683 |
Catu | Campus | 54.970 | 0,677 | |
Litoral Sul | Uruçuca | Campus | 20.413 | 0,616 |
Médio Sudoeste da Bahia | Itapetinga | Campus | 76.795 | 0,667 |
Metropolitana de Salvador | Salvador | Reitoria e CR | 2.886.698 | 0,759 |
Piemonte do Paraguaçu | Itaberaba | Campus | 64.646 | 0,62 |
Piemonte Norte do Itapicuru | Senhor do Bonfim | Campus | 79.424 | 0,666 |
Recôncavo | Governador Mangabeira | Campus | 20.762 | 0,643 |
Sertão Produtivo | Guanambi | Campus | 84.928 | 0,673 |
Sisal | Serrinha | Campus | 81.286 | 0,634 |
Vale do Jiquiriçá | Santa Inês | Campus | 10.606 | 0,574 |
Velho Chico | Bom Jesus da Lapa | Campus | 69.662 | 0,633 |
3.908.711 | 0,648 |
UNIDADES DO IF BAIANO 2020 (Polos Educação à Distância – EAD)
Território de Identidade | Município | Presença IF Baiano | População Estimada 2020 | IDHM (2010) |
---|---|---|---|---|
Bacia do Paramirim | Ibipitanga | Polo EaD | 14.947 | 0,584 |
Chapada Diamantina | Marcionílio Souza | Polo EaD | 10.380 | 0,561 |
Extremo Sul | Itanhém | Polo EaD | 19.316 | 0,637 |
Jucuruçu | Polo EaD | 8.988 | 0,541 | |
Medeiros Neto | Polo EaD | 22.716 | 0,625 | |
Mucuri | Polo EaD | 42.251 | 0,665 | |
Nova Viçosa | Polo EaD | 43.783 | 0,654 | |
Prado | Polo EaD | 28.194 | 0,621 | |
Vereda | Polo EaD | 6.153 | 0,577 | |
Irecê | Ipupiara | Polo EaD | 9.911 | 0,59 |
Piemonte da Diamantina | Capim Grosso | Polo EaD | 30.862 | 0,621 |
Piemonte do Paraguaçu | Mundo Novo | Polo EaD | 26.970 | 0,59 |
Piritiba | Polo EaD | 24.964 | 0,578 | |
Piemonte Norte do Itapicuru | Caldeirão Grande | Polo EaD | 13.391 | 0,573 |
Portal do Sertão | Santo Estêvão | Polo EaD | 53.269 | 0,626 |
Recôncavo | Muritiba | Polo EaD | 29.410 | 0,66 |
Nazaré | Polo EaD | 28.594 | 0,641 | |
Sertão do São Francisco | Remanso | Polo EaD | 41.170 | 0,579 |
Vale do Jiquiriçá | Maracás | Polo EaD | 20.393 | 0,607 |
475.662 | 0,606 |
A população total estimada dos municípios em que há atuação do IF Baiano (campi, reitoria, polos EAD e centro de referência), é de 4.384.373 pessoas, o que corresponde a 29,3% da população do estado, sendo que esses números poderiam ser ainda maiores, caso considerássemos a população dos municípios de entorno dos polos e campi do IF Baiano.
Principais atividades Econômicas conforme Território de Identidade
Território de Identidade | Municípios de atuação do IF Baiano | Distribuição da atividade econômica por setores* | Principais atividades econômicas desenvolvidas* |
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Baixo Sul | Valença | Agropecuária 11,7% Indústria 38,5% Comércio e Serviços 49,8% | Serviços (Turismo) Indústria (transformação) Agricultura (dendê, guaraná, borracha, palmito, pimenta-do-reino, banana, cacau, abacaxi e mandioca) Pecuária (bovinos, suínos, codornas, galináceos) |
Bacia do Paramirim | Ibipitanga | Agropecuária 6,3% Indústria 12,4% Comércio e Serviços 81,3% | Agricultura (banana, café, coco-da-baía, maracujá, manga, laranja, cana-de-acúcar, feijão, fumo, mandioca, tomate) Pecuária (pouco significativa para o Estado – bovinos, caprinos, suínos, ovinos). Indústria – Não apresenta vocação |
Chapada Diamantina | Marcionílio Souza | Agropecuária 20,7 % Indústria 13,5 % Comércio e Serviços 65,8% | Comércio e Serviços (turismo) Agricultura (café, maçã, marmelo, sisal, alho, arroz, batata-doce, batata inglesa, cebola, mamona, tomate) Pecuária (coelhos, muares, eqüinos e bovinos) |
Extremo Sul | Teixeira de Freitas Itanhém Jucuruçu Medeiros Neto Mucuri Nova Viçosa Prado Vereda | Agropecuária 24,7% Indústria 19,2% Comércio e Serviços 56,1% | Agricultura (café, mamão, pimenta-do-reino, urucum, abacaxi, batata-doce, cana-de-açúcar, melancia) Pecuária (bovinos, bubalinos emuares) Indústria (tranformação papel e celulose e construção civil) |
Irecê | Xique-Xique Ipupiara | Agropecuária 14,8 % Indústria 14% Comércio e Serviços 71,2% (SEI, 2014) | Agricultura (mamona, sisal, banana, manga, tomate, cebola,) Pecuária (bovinos, suínos, ovinos, caprinos e galináceos) Indústria (construção civil, indústria de transformação) |
Litoral Norte e Agreste Baiano | Alagoinhas Catu | Agropecuária 25,2% Indústria 30% Comércio e Serviços 54,8% | Serviços (turismo) Indústria (Transformação -Segmento de Bebidas ) Agricultura (laranja, maracujá,manga, cana-de-açúcar ,coco-da-baía, limão, tangerina, amendoim, mandioca, cana-de-açúcar, feijão e milho) Pecuária (bovinos, caprinos, suínos, ovinos, galináceos) |
Litoral Sul | Uruçuca | Agropecuária 6% Indústria 22,4% Comércio e Serviços 71,5% | Comércio e Serviços (turismo) Agricultua (banana, borracha, cacau, coco-da-baía, palmito, abacaxi, cana-de-acúcar, mandioca) Pecuária (bovinos, bubalinos, muares) |
Médio Sudoeste da Bahia | Itapetinga | Agropecuária 10% Indústria 23,1% Comércio e Serviços 66,9% | Indústria (transformação calçadista e manufatureira0) Agricultura (banana, cacau, café, cana-de-açúcar, feijão e mandioca) Pecuária (bubalinos, bovinos, muares e eqüinos, ovinos, suínos) |
Metropolitana de Salvador | Salvador | Agropecuária 0,2% Indústria 23,47% Comércio e Serviços 76,4% | Serviços (turismo) Indústria (transformação, manufatureira e construção civil) Agricultura (pouco expressiva: abacate, coco-da-baia, maracujá, banana, mamão) Pecuária (codornas, galináceos, suínos, bovinos) |
Piemonte da Diamantina | Capim Grosso | Agropecuária 10,7% Indústria 22,1% Comércio e Serviços 67,2 % (2014) | Agricultura (abacaxi, banana, alho, mandioca, feijão) Pecuária (suínos, bovinos, ovinos, caprinos e galináceos) Indústria (construção civil, indústria de transformação) |
Piemonte do Paraguaçu | Itaberaba Mundo Novo Piritiba | Agropecuária 12% Indústria 13,1 % Comércio e Serviços 75 % | Indústria (transformação-pólo moveleiro e construção civil) Agricultura (banana, café, manga, mamão, limão, abacaxi e feijão, amendoim, batata-doce e melancia) Pecuária (suínos, bovinos, ovinos, caprinos e galináceos) |
Piemonte Norte do Itapicuru | Senhor do Bonfim Caldeirão Grande | Agropecuária 7,1 % Indústria 31,5% Comércio e Serviços 61,5% (SEI, 2014) | Indústria (Mineração (cromita, ferro, minério de cromo), agricultura (sisal), pecuária (bovinos, eqüinos, ovinos e galináceos) |
Portal do Sertão | Santo Estêvão | Agropecuária 1,9% Indústria 27,5% Comércio e Serviços 70,6 % | Agricultura (banana, laranja, fumo, cana-de-açúcar, mandioca e feijão) Pecuária (galináceos, codornas, bovinos, ovinos, equinos) Indústria (transformação, manufatureira e construção civil) |
Recôncavo | Governador Mangabeira Muritiba Nazaré | Agropecuária 9,1% Indústria 20,9% Comércio e Serviços 70% | Agricultura (tangerina, limão, laranja, amendoim, batata-doce, cana-de-acúcar, fumo,mandioca) Pecuária (galináceos, bovinos, suínos , equinos) Indústria (transformação e extrativa mineral) |
Sertão do São Francisco | Remanso | Agropecuária 15,3% Indústria 19,8 % Comércio e Serviços 64,9% | Agricultura (uva, goiaba, manga, melão, cebola, cana-e-açúcar, melancia) Pecuária (caprinos, ovinos, suínos e eqüinos) Indústria (transformação, manufatureira e construção civil) |
Sertão Produtivo | Guanambi | Agropecuária 10,8 % Indústria 20,4% Comércio e Serviços 68,8% | Indústria (mineração, extração), Pecuária (bovinos,suínos, eqüinos, muares, caprinos, piscicultura) Agricultura (goiaba, limão, manga, maracujá, alho, girassol, melancia, sorgo) |
Sisal | Serrinha | Agropecuária 8,2 % Indústria 12,4% Comércio e Serviços 79,4% | Agricultura (sisal, banana, castanha de caju, goiaba, laranja, limão, manga, maracujá, mandioca, feijão, batata-doce, melancia, mamona) Pecuária (ovinos, caprinos, suínos, bovinos e galináceos) |
Vale do Jiquiriçá | Santa Inês Maracás | Agropecuária 18,8% Indústria 11,3% Comércio e Serviços 69,9% | Comércio e Serviços (potencial ecoturismo) Agricultura (banana, café, cacau, maracujá, mamona, mandioca, tomate, cultivo de flores) Pecuária (asininos, eqüinos e muares) Indústria (transformação e construção civil) |
Velho Chico | Bom Jesus da Lapa | Agropecuária 24,6% Indústria 15,9 % Comércio e Serviços 59,5% | Indústria (energia eólica, mineração, construção civil) Comércio e Serviços (turismo religioso) Agricultura (sorgo, tangerina, banana) Pecuária (bovinos, suínos, ovino, caprinos, galináceos) |
* Dados obtidos por meio da publicação Perfil dos Territórios de Identidade da Bahia Vol. 1, 2 e 3, respectivamente, anos 2015, 2016 e 2018, disponibilizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia – SEI/BA.
Campus / Centro de Referência SAIBA MAIS
Perfil dos territórios de identidade da Bahia
Observação sobre os dados estatísticos
A Situação de emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavírus (COVID-19)
O ano de 2020 será marcado na história da humanidade pela pandemia da COVID-19, cujo agente etiológico é o SARS-CoV-2. Situação esta atípica e extremamente desafiadora para o todo o mundo. Para se ter uma idéia, desde a gripe espanhola, em meados de 1918, o mundo não vivia uma crise sanitária tão séria que impactasse profundamente todos os segmentos da sociedade. Em todas as regiões do planeta, populações têm sido acometidas, repercutindo impactos sociais, sanitários, econômicos e políticos. Por se tratar de uma doença nova, as lacunas de informação e conhecimento ainda são enormes (SOUZA, org, 2020).
Diante do pico de casos da pandemia, várias ações precisaram ser implementadas no âmbito local, estadual e nacional, entre elas as restrições à circulação de pessoas, fechamento de estabelecimentos não essenciais, repartições públicas e instituições de ensino (públicas e privadas).
Como resultado acumulou-se uma série de prejuízos no que se refere à atualização de dados estatísticos do país, o que impossibilitou uma análise mais detalhada do ambiente externo. Cabe salientar que, segundo informações publicadas pela SEI/BA, no último ano, os indicadores dos setores econômicos do estado apresentaram retração, se comparado ao ano de 2019 (out/2019). O setor da Indústria registrou (-6,2), Comércio (-2,4), Serviços (-14,8) e as Exportações (-11,8).
Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
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