No que se refere à implementação da gestão de riscos enquanto processo global, em 2020 o IF Baiano continuou adotando iniciativas que permitiram avançar na abordagem sistemática de riscos e oportunidades, cabendo destaque para as ações de:
Dentre os processos mapeados no ano de 2020, cujos trâmites passaram a ser exclusivamente eletrônicos, estão os relativos às licitações, pagamentos, ressarcimento referente a servidor cedido, celebração de parcerias, formalização e apuração de denúncia no âmbito da Comissão de Ética do Instituto Federal Baiano. O mapeamento e a tramitação eletrônica dos processos de licitações e pagamentos colaboraram para a efetividade da gestão de riscos e do Plano de Ação para Transparência de Processos de Licitações e Gestão de Contratos, que foi elaborado pelo IF Baiano para atendimento ao Acórdão TCU nº 389/2020.
Um dos maiores desafios enfrentados pelo IF Baiano para avançar na implementação da gestão de riscos, em 2020, foi a conciliação com outras demandas, notadamente as ensejadas pelo cenário da pandemia da Covid-19, entre elas, a remodelagem das atividades funcionais da forma presencial para procedimentos e atendimentos eletrônicos, as constantes normatizações internas, e o atendimento aos pedidos de informações de órgãos externos.
O Comitê de Governança, Riscos e Controle (CGRC), instância responsável pela promoção, liderança e supervisão da gestão de riscos e dos controles internos no IF Baiano, diante do contexto externo marcado pela pandemia e por variáveis que afetaram diretamente atividades finalísticas da Instituição, sobretudo, as relacionadas com a oferta presencial de cursos, desenvolveu trabalho de análise de riscos importante para o enfrentamento desse cenário de constantes incertezas e, consequentemente, para minimizar o impacto em relação aos objetivos e metas estabelecidas para 2020. Foram realizadas 14 (quatorze) reuniões desse Colegiado, mais que o triplo do ano de 2019 (04), sendo deliberadas algumas ações e diretrizes, tais como:
Na análise do ambiente externo e interno, foram considerados aqueles eventos com capacidade de impactar negativamente a geração de valor e os resultados institucionais pretendidos pela gestão do IF Baiano no curto e médio prazo. Nesse sentido, os quadros seguintes apresentam as ameaças e oportunidades que caracterizaram o ambiente de atuação do IF Baiano quanto ao alcance dos objetivos estratégicos.
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO ENSINO:
Objetivo Estratégico: Consolidar os cursos ofertados | |||
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FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
Suspensão das atividades administrativas presenciais (16/03). | Dificuldades na realização de trabalhos cotidianos. | Realização de Web Conferências com os coletivos de profissionais para ajustar condutas e procedimentos. | Garantia de continuidade dos serviços essenciais desde o primeiro momento da pandemia. |
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de calamidade advinda da pandemia (20/03). | Suspensão das atividades pedagógicas dos cursos presenciais (16/03). | Resolução CONSUP Nº 90/2020. | Possibilidade de evasão e/ou prejuízo no desempenho acadêmico. |
Suspensão das atividades pedagógicas presenciais | • Atraso nos calendários acadêmicos. • Prejuízos acadêmicos e sociais para a comunidade discente. • Distanciamento e limitações no processo formativo. • Danos biopsicossociais à comunidade discente. • Distanciamento do itinerário formativo e possibilidade de evasão. • Distanciamento do corpo discente dos cursos EaD, principalmente por dificuldades de acesso à internet. • Dificuldade de acesso e uso das plataformas e ferramentas digitais para a realização das atividades pedagógicas não presenciais. | • Implementação da Resolução 90/2020 que institui as atividades pedagógicas não presenciais para os estudantes do IF Baiano. • Capacitação dos servidores para implementar as atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho. • Elaboração e acompanhamento dos calendários acadêmicos para as APNPs - dos campi • Aprovação da IN 25 – Distribuição de kits alimentares (25/04) • Aprovação da Resolução 65 – Auxílio Emergencial (27/04) • Aprovação da Resolução 71 – Auxílio digital Extraordinário para os alunos da EaD (23/06). • Orientações para a elaboração dos planos de estudos para as APNPs. • Reuniões com as coordenações de curso e gestão do Campus para acompanhamento das APNPs. | • Retorno às aulas de forma não presencial no IF Baiano. • Permitir a todos os estudantes matriculados no IF Baiano o acesso às atividades acadêmicas não presenciais por meio de recursos digitais e/ou impressos presenciais. • Atendimento às necessidades básicas de alimentação daqueles que mais precisam. • Ação assistencial para prover subsistência básica durante o processo de adoção de novas diretrizes. • Possibilitar acesso e agir visando a permanência e êxito estudantil. • Adoção / desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas visando a inclusão, permanência e êxito estudantil. |
Aumento da vulnerabilidade socioeconômica da comunidade estudantil | Dificuldade de participação nas atividades acadêmicas por parte da comunidade estudantil por não possuírem equipamentos ou acesso à rede | • Implementação da resolução 89 – Auxílios para suporte às APNP • Aquisição ou manutenção de equipamento; contratação de wifi e/ou pacote de dados (27/10) | Possibilitar ao corpo discente condições mínimas de acesso à educação através da instrumentalização básica para acompanharem as atividades não presenciais. |
Disseminação de notícias falsas | Contaminação das relações institucionais e pessoais. | Esclarecimento de dúvidas e promoção da transparência nas reuniões setoriais da PROEN e também por meio dos canais de comunicação: e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas. | Engajamento da comunidade e fortalecimento de laços institucionais que possibilitaram a implementação de diversas ações. |
Isolamento Social e suspensão das atividades presenciais | Impossibilidade de realizar ato de colação de grau presencial. | Portaria 713/2020 – Outorga de grau à distância. | Garantir os serviços para toda comunidade enquanto perdurar a pandemia. |
Lei Complementar Nº 173/2020 - Programa Federativo de Enfrentamento à Pandemia | Sobrecarga de trabalho e dificuldade na organização das novas dinâmicas administrativas. | Informatização dos processos e procedimentos | Otimização dos recursos humanos disponíveis. |
Objetivo Estratégico: Expandir a oferta de cursos e vagas | |||
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FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de calamidade advinda da pandemia (20/03). | • Suspensão das atividades acadêmicas • Atraso nos calendários acadêmicos para o ingresso de novas turmas para o período letivo de 2020. • Não oferta de cursos na modalidade a distância no ano de 2020. | • Retomada dos calendários acadêmicos no formato APNP garantida pela Resolução CONSUP Nº 90/2020. • Proposta de novo calendário para o processo seletivo de Ingresso de alunos para o ano letivo de 2021. • Deliberação, em caráter emergencial, de um novo modelo de processo seletivo para o ingresso de novos alunos por meio de análise do Histórico Escolar, levando-se em consideração o contexto de pandemia). • Elaboração do Manual de ingresso dos estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade a distância do IF Baiano. | Retorno das ações de planejamento para a oferta de vagas e ingresso de estudantes em 2021 das modalidades presencial e a distância |
Objetivo Estratégico: Consolidar as políticas inclusivas | |||
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FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
Contingenciamento orçamentário | • Limitação na aquisição de equipamentos e recursos para a garantia de uma infraestrutura necessária para o atendimento educacional especializado para o público alvo da educação especial (PAEE) e com Necessidades Específicas. • Dificuldade no ensino aprendizagem. • Número reduzido de profissionais intérpretes de libras. | • Orientação para adequação de material pedagógico para o atendimento aos alunos da educação especial com necessidades específicas. • Realização de lives formativas inclusivas para a capacitação dos docentes e alunos em parceria com outras instituições de ensino. • Adequação das estruturas físicas para promoção da acessibilidade. • Aquisição de equipamentos e materiais a fim de realizar as adequações necessárias promovendo a inclusão, permanência e êxito desse público. | Viabilizar o processo de ensino e aprendizagem, de modo a garantir a permanência e êxito do PAEE e com necessidades específicas. |
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de reconhecimento do estado de calamidade pública advinda da pandemia (20/03) | • Suspensão das atividades pedagógicas dos cursos presenciais. • Aumento da vulnerabilidade socioeconômica da comunidade estudantil. • Risco de distanciamento do itinerário formativo. | • Implementação da Resolução CONSUP nº 65/2020 – Auxílio Emergencial (27/04) • Implementação da Resolução CONSUP nº 71/2020 – Auxílio Digital Extraordinário para os alunos da EaD (23/06) • Implementação da Resolução CONSUP nº 89/2020 – Auxílios para Suporte às APNP – aquisição ou manutenção de equipamento; contratação de wifi e/ou pacote de dados (27/10) | Garantia de condições básicas para a permanência estudantil em busca do êxito na formação desses estudantes. |
2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DO ENSINO
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO |
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Aprovação da reformulação da Organização Didática dos cursos da EPTNM. | Reformulação /alteração dos projetos Pedagógicos dos Cursos para adequação à nova Organização Didática. |
Aprovação da reformulação da Organização Didática dos Cursos de Graduação | Alteração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e viabilização da melhoria no Processo Ensino e Aprendizagem, acesso, permanência e êxito. |
Aprovação do Regulamento de Estágio da EPTNM | Padronizar os fluxos de processos de estágio supervisionado nos campi do IF Baiano e ampliação da relação do Instituto com o segmento empresarial que atua nas áreas de formação dos discentes. |
Elaboração do Regulamento de Estágio dos cursos de Graduação do IF Baiano | Atualização da normativa institucional. |
Análise, acompanhamento e emissão de parecer técnico dos processos de reformulação dos Cursos da EPTNM na modalidade presencial e PROEJA, totalizando um quantitativo de 33 processos. | Adequação dos currículos em atendimento à Base Comum Curricular, Diretrizes Indutoras para a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e às demais legislações vigentes. |
Análise e parecer de um total de 17 processos de alteração de Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Subsequente para adequação à nova Organização Didática. | Ajuste da carga horária de aula de 50 para 60 minutos, padronizando o tempo de aula, para dinamizar a assessoria pedagógica e processo formativo, bem como viabilizar a mobilidade estudantil na Instituição. |
Aprovação da Instrução Normativa que regulamenta e normatiza, em caráter temporário, a implementação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos de graduação, presenciais e a distância, em função da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19. | • Elaboração de calendário acadêmico para as APNPs. • Retorno às atividades acadêmicas. |
Realização do 1º seminário Online de Formação de Professores do IF Baiano “Diálogos sobre as Licenciaturas: As Diretrizes Curriculares em Questão” (355 participantes). | Capacitação dos servidores (docentes e equipe pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho. |
Realização do Seminário Temático da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Pandemia: Atividades Pedagógicas não Presenciais com uma participação aberta para a comunidade. | Capacitação dos servidores (docentes e equipe técnica pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho. |
Formação Continuada para docentes e equipe técnico pedagógica por meio de oficinas pedagógicas (On-line) com a participação aproximadamente de 120 (cento e vinte) servidores em cada oficina. | Capacitação dos servidores (docentes e equipe técnica pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho. |
Visitas Técnicas aos Campi Governador Mangabeira, Alagoinhas, Guanambi, Itapetinga para análise e parecer de processo de Criação de Cursos Técnicos e Superior. | • Criação de 02 (dois) novos Cursos Técnicos de Nível Médio e 02 (dois) Superiores de graduação. • Ampliação da oferta de vagas e oportunidade para diversificação da área de formação profissional nos territórios de identidade, sendo um total de 115 vagas distribuídas para os dois cursos de Nível Médio e 80 vagas distribuídas para os dois cursos de Nível superior. |
Visita Técnica para análise e orientação de processos de reconhecimento de cursos Superiores nos campi Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga. | • Produção de diagnóstico detalhado dos cursos para subsidiar a elaboração de orientações/ações para aprimoramento da qualidade e oferta dos 05 (cinco) cursos analisados. • Assessoramento pedagógico aos Campi durante o processo de reconhecimento dos cursos de graduação. |
Elaboração do Projeto Político Pedagógico Institucional a ser inserido no PDI. | Assegurar os rumos pedagógicos dos cursos da instituição para o próximo quinquênio. |
Cadastro dos cursos técnicos e de graduação e seus elementos curriculares no SUAP - 87 cursos | Funcionamento dos cursos no SUAP, permitindo maior eficiência administrativa e acompanhamento dos registros acadêmicos e pedagógicos. |
Elaboração, submissão, aprovação e implementação de Edital da Residência Pedagógica, contemplando um total de 72 (setenta e dois) alunos residentes e 09 (nove) preceptores abrangendo 4 (quatro) campi. | Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica. |
Elaboração, submissão, aprovação e implementação de Edital do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência, contemplando um total de 98 (noventa e oito) alunos bolsistas, 24 (vinte e quatro) voluntários e 12(doze) supervisores, abrangendo 6 (seis) campi. | • Viabilizar a inserção do licenciando no contexto profissional de forma ativa exercitando a relação teoria e prática. • Envolver os bolsistas de iniciação à docência em atividades de sua área de formação. • Viabilizar o fortalecimento e ampliação da relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica. • Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores. • Potencialização da construção coletiva de alternativas metodológicas e integração dos conhecimentos técnicos, teóricos e científicos aos saberes da experiência no processo de formação, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. |
Elaboração, submissão, aprovação e implementação do edital norteador de monitoria, com perspectiva para serem contemplados uma média de 70 (setenta) alunos bolsistas. | • Viabilizar e contribuir para a realização de atividades para o acompanhamento de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, objetivando a superação das limitações. • Estimular a participação de alunos em todas as etapas do processo educacional, relativas ao ensino, bem como fortalecer seu vínculo com a vida acadêmica do IF Baiano. |
Oferta do Nivelamento de Língua Portuguesa a 1.422 (mil e quatrocentos e vinte e dois) alunos dos cursos EAD e a 1.408 (mil quatrocentos e oito) alunos dos cursos presenciais dos campi Alagoinhas, Governador Mangabeira, Itaberaba, Senhor do Bonfim e Xique-Xique. | Nivelar os estudantes em conteúdos de língua portuguesa a fim de que possam acompanhar os estudos em pé de igualdade com os demais colegas de turma. Seguem os números: • 1.422 estudantes da Educação a Distância; • 539 estudantes do Campus Governador Mangabeira; • 300 estudantes do Campus Senhor do Bonfim; • 261 estudantes do Campus Itaberaba; • 185 estudantes do Campus Xique-Xique; • 123 estudantes do Campus Alagoinhas. |
Gerenciamento, manutenção, tratamento de incidentes, configuração, customização, atualização e instalação de novos recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle IF Baiano). | Garantir a segurança e disponibilidade da aplicação a todos os usuários. |
Lançamento, atualização e configuração de cursos, salas virtuais e usuários no AVA. | Disponibilizar o ambiente para realização dos cursos virtuais. |
Suporte técnico aos usuários do AVA (20.481 usuários cadastrados). | Garantir pleno acesso ao ambiente virtual. |
Criação das salas virtuais da Biblioteca Virtual e Espaço Multidisciplinar com acesso livre aos usuários e visitantes do AVA. | Facilitar o acesso ao conteúdo multidisciplinar e orientar a utilização da biblioteca virtual. |
Criação de salas virtuais para atendimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNP. | Atender as normativas sobre a oferta das APNP. |
Treinamentos, capacitações e orientações aos usuários do AVA. | Usuários com maior domínio das ferramentas. |
Desenvolvimento de novos módulos do Sistema SAGA EaD (envio de e-mails em massa, gestão de processos de ingresso, dentre outros). | Melhoria contínua dos processos da Diretoria de Educação a Distância. |
Inserção dos temas da EaD na Organização Didática dos Cursos Técnicos de Nível Médio. | Definição e oficialização de normas e procedimentos para a organização e o funcionamento dos cursos técnicos de nível médio na modalidade EaD. |
Implantação da Biblioteca Virtual do IF Baiano. | Acessibilidade bibliográfica aos estudantes matriculados nos cursos presenciais e a distância e também aos servidores do IF Baiano. A biblioteca virtual (BV) visa atender a 11.859 (onze mil, oitocentos e cinquenta e nove) estudantes. |
Treinamentos nas ferramentas Moodle, Biblioteca Virtual (BV), SUAP. | Capacitação de estudantes e servidores para lidar de forma competente com as ferramentas tecnológicas especialmente implantadas para a execução do ensino e para os consequentes registros acadêmicos. Aproximadamente 600 (seiscentas) pessoas, estudantes e servidores, foram treinadas para usarem a Biblioteca Virtual (BV). |
Criação do Manual de Ingresso dos Estudantes nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade a Distância do IF Baiano. | • Melhorar e normatizar os processos da Educação a Distância do IF Baiano. • Otimização e dinamização do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na modalidade EaD. |
Implementação das APNP do Módulo II dos cursos subsequentes EaD. | Viabilizar a continuidade dos estudos, em caráter excepcional, enquanto permanecerem as restrições sanitárias em função da pandemia de Covid-19. |
Participação de intérpretes de libras em múltiplos eventos e formações pedagógicas realizadas de forma remota. | Garantir a acessibilidade para participação das pessoas surdas nos eventos e formações pedagógicas realizadas nos Campi e na Reitoria do IF Baiano. |
Criação da Regulamentação do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI) | Viabilizar a ampliação e implantação das ações inclusivas previstas na política de Inclusão para a comunidade LGBT, no sentido de promover o combate a homofobia, a transfobia e a lesbofobia, o machismo, o sexismo e a misoginia. |
Criação da Regulamentação de Atividades dos(as) professores(as) AEE - Atendimento Educacional Especializado. | Normatização e direcionamento das ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito do IF Baiano. |
Reformulação do Regimento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) | Desenvolvimento de ações, estudos e pesquisas relacionadas aos aspectos sociais, artísticos, e culturais das temáticas relacionadas às questões afro-brasileira e indígena. |
Criação do Regulamento das Atividades Desenvolvidas pelos Profissionais Intérpretes de LIBRAS | Normatização das ações dos profissionais de LIBRAS e contribuição para o ensino e a aprendizagem dos estudantes surdos. |
Análise e revisão da Política de Diversidade e Inclusão. (Em andamento) | Atualização dos termos relacionados aos temas vinculados à diversidade e à inclusão. |
Aprovação e execução da Resolução 65 - Auxílio emergencial | Garantia de subsistência básica aos discentes em maior vulnerabilidade socioeconômica |
Aprovação e execução da Resolução 71 - Auxílio digital extraordinário para alunos EaD | Prover condições basilares para manutenção do corpo estudantil no itinerário formativo |
Aprovação e execução da Resolução 89 - Auxílios em suporte às atividades pedagógicas não presenciais. | Prover instrumentos e condições básicas para que os alunos possam participar das APNP, promovendo o acesso, permanência e colaborando para o êxito estudantil. |
Aprovação e execução da IN 25 - Distribuição de Kits alimentares. | Atendimento às necessidades alimentares do corpo estudantil mediante as dificuldades promovidas pela pandemia de Covid-19. |
Portaria 713/2020 – Outorga de grau à distância. | Garantia de prestação dos serviços essenciais para toda a comunidade. |
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DA EXTENSÃO
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
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Contingenciamento orçamentário | Redução do número de projetos fomentados pela PROEX, redução das ações de extensão. | Reuniões virtuais realizadas através de webconferências com os Coordenadores de Extensão. | Sem custos. |
Pandemia causada pela COVID-19 | Suspensão temporária da execução dos projetos PIBIEX 2019, cursos FIC’s presenciais. Adiamento dos eventos SEIC e FAMIF (Reitoria). Postergou o início dos projetos PIBIEX 2020, bem como o cancelamento de projetos que indicaram a inviabilidade de serem realizados à distância. | Foram implementados projetos voltados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavirus (sars-cov-2/covid-19). | O custo com os projetos foi de aproximadamente R$85.000,00 e os benefícios foram diversos juntos às comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica em diversos campi. |
Oferta de Cursos FIC-EaD | Sem custo para o IF Baiano. O benefício é a oferta de cursos de qualificação profissional em todo o Brasil. | ||
Oferta de Cursos FIC-EAD – PRONATEC – Novos Caminhos. | Orçamento do FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (TED – 9487 – R$ 128.160,00 e TED9757 – R$250.000,00). O benefício é a oferta de cursos de qualificação profissional em todo o Brasil. | ||
Através do edital do fluxo contínuo, foram realizados eventos virtuais nos diversos Campi. | Para esses eventos não foram disponibilizados recursos financeiros. Desde março/2020 estão sendo realizados virtualmente, devido ao momento de pandemia ocasionado pela COVID-19. |
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA EXTENSÃO
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DA PESQUISA
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
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Pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19) e consequente quadro de isolamento social. | • Atraso e/ou paralisação de pesquisas em desenvolvimento; • Impedimento para realização de eventos presenciais. | • Criação do Protocolo para pesquisa durante a pandemia; • Readequação de pesquisas, execução de projetos e eventos, etc. | • Adaptação dos projetos, dentro das possibilidades, para continuidade das pesquisas; • Realização de eventos on line. |
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA PESQUISA
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE PESSOAS
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
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Edição da IN 19/2020 motivada pela pandemia causada pela propagação do Novo Coronavírus | • Atraso na realização de juntas oficiais e perícias singulares; • Atraso no andamento dos projetos de Preparação para Aposentadoria; Saúde e Segurança no Trabalho; • Limitação na realização de ações de promoção à saúde. | • Realização de juntas oficiais por videoconferência. • Retomada gradual da realização de juntas oficiais e perícias singulares. | Não houve custo material. Maior alcance de servidores atendidos. As juntas oficias que antes aconteciam na Reitoria, passaram a ser agendadas em Senhor do Bonfim, Guanambi e Uruçuca, com apoio dos médicos lotados nesses campi. Os benefícios serão percebidos também, a longo prazo, com a diminuição do volume de perícias pendentes. |
Colaboração técnica de servidores lotados nos campi para implementação de Projeto voltado para a Segurança no Trabalho. | A colaboração técnica foi efetivada e o projeto concluído, com implementação prevista para 2021. | ||
Realização de ações de promoção à saúde na modalidade virtual através de Rodas de Conversas e atendimentos individuais pela equipe multiprofissional. | Saltou de 3 para 14 o número de unidades (campus e reitoria) atendidas pelo Programa à Saúde. Foram realizadas 6 lives da Equipe Multiprofissional do IF Baiano em parceria com UFBA, UFRB e Ministério da Saúde. • 89 Atendimentos Individualizados • 01 Levantamento Biopsicossocial • 01 Ação de Psicoeducação para Gestores voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais. | ||
Edição da IN 28/2020: estabelece orientações quanto à autorização para o serviço extraordinário, à concessão do auxílio-transporte, do adicional noturno e dos adicionais ocupacionais aos servidores que executam suas atividades remotamente. | Aumento na demanda de trabalho em virtude do controle mensal recomendado pela Instrução Normativa 28/2020 (códigos de afastamento COVID) | Controle mensal do formato presencial / remoto adotado pelos servidores no desenvolvimento das atividades, com lançamento no SIAPE. | Não houve custo material. A partir dessa atividade foi possível acompanhar mais efetivamente as concessões de adicionais ocupacionais e auxílio transporte. |
Lei Complementar 173/ 2020: Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19). | Limitou a realização de provimentos, em detrimento da necessidade institucional, estabelecendo apenas a possibilidade de reposição das vagas oriundas de vacância. | Identificação de todos os códigos de vagas oriundos de vacâncias constantes no SIAPE/IF Baiano, para realização dos provimentos nos diversos Campi, após abertura de edital de remoção interna. | Redimensionamento da força de trabalho nos campi do IF Baiano, proporcionando o fortalecimento do vínculo dos servidores no campus de lotação, via remoção. |
Instrução normativa nº 60, de 23 de julho de 2020. | Instituiu a possibilidade de suspensão dos afastamentos das ações de desenvolvimento de pessoas de que trata o art. 18 do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19, protelando a conclusão da qualificação dos servidores docentes afastados para este fim. | Redimensionamento dos docentes nas Atividades de ensino. | Atendimento efetivo nas Atividades Pedagógicas não Presenciais. |
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
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Implantação do trabalho remoto em razão da Pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19) e consequente quadro de isolamento social. | • Necessidade de adaptação e disponibilização de recursos tecnológicos para possibilitar o trabalho remoto. • Necessidade de viabilizar a realização de reuniões e eventos, remotamente. | • Implantação do VPN • Ampliação do MCONF | • Permitir acesso seguro aos dados armazenados no Data Center; • Continuidade das atividades administrativas. |
Suspensão das atividades acadêmicas presenciais (Covid-19) | Necessidade de plataforma para realização de aulas online | Implantação da Plataforma Teams | Possibilitar à comunidade acadêmica ferramenta para execução da APNP |
2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI
1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
FATO/ACONTECIMENTO | IMPACTO | AÇÃO MITIGADORA | CUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS |
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Situação da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional, decorrente do novo coronavirus (Covid-19) e o decorrente isolamento social e distânciamento | Na continuidade dos processos de estudos de demanda e consultas à comunidade realizada para oferta de novos cursos. | Elaboração de instrução normativa com o detalhamento dos procedimentos para realização de estudos de demanda na forma remota. | Possibilitar a continuidade dos processos de estudos de demanda diante da situação da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavirus (Covid-19). A IN Nº 47/2021 foi publicada em fevereiro/2021. |
Realização de Seminários e eventos programados | Com o apoio e suporte da equipe da DGTI, os eventos puderam ser realizados através de plataformas virtuais com a transmissão dos Seminários e demais eventos. | • Realização do I Seminário de Internacionalização do IF Baiano – I Sinter • Plano de Capacitação dos Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais NUPPIs. | |
Realização de reuniões, treinamentos e cursos presenciais com a equipe gestora | Eventos foram realizados com o suporte da equipe da DGTI, na forma remota, evitando o deslocamento da equipe gestora. | • Reuniões do Planejamento Estratégico • Reuniões Gerais e setoriais | |
Desenvolvimento das atividades administrativas | As atividades foram readaptadas para o trabalho remoto, envolvendo toda equipe com suporte e supervisão das Chefias Imediatas | • Desenvolvimento e entrega do Relatório de Gestão • Análises dos processos de estudos de demanda para oferta de novos cursos • Desenvolvimento das atividades, na forma remota, do Grupo de Trabalho em parceria com o Codir para elaboração dos critérios de qualidade dos cursos existentes. • Elaboração do Guia de Parcerias. • Finalização do PDI 2021-2025 |
2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL
* Resultados da Pesquisa de Qualidade do atendimento realizada em 2020
Parcerias
Os Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais (NUPPI) nos Campi, contaram com acompanhamento da Prodin, bem como a criação e aprimoramento de instrumentos e documentos para a formalização de parcerias institucionais, a disponibilização de novos documentos, fluxos de processos, instrumentos, planilhas de controle de parcerias no portal (https://ifbaiano.edu.br/portal/prodin/copin/ ), assim como a mudança no fluxo de processos de formalização de parcerias, com sua descentralização, o que proporcionou mais celeridade neste procedimento, reduzindo de 24 para seis etapas, contribuíram para o aumento do número de acordos formalizados em 2019.
No ano de 2020, houve avanços com a elaboração e publicação da Instrução Normativa 29/2020 – RET-GAB/RET/IFBAIANO, DE 18 de junho de 2020, que normatiza o fluxo para a realização de parcerias entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e as instituições nacionais e internacionais com ou sem fins lucrativos, além do início da tramitação das parcerias por meio digital pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A redução no número de parcerias formalizadas no ano está relacionada ao contexto de pandemia provocado pela COVID-19.
Planejamento Estratégico
Os fóruns com a comunidade fizeram parte de uma etapa muito importante do processo de elaboração do PDI 2021 – 2025. Foi um momento de exercício de escuta que teve o foco nas questões apresentadas por estudantes, docentes, técnicos, terceirizados estagiários e comunidade externa. Cada unidade da instituição se organizou para realizar o seu fórum, onde foi realizada a análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) que serviu de subsídio para a etapa seguinte. No gráfico abaixo constam os temas abordados nesses fóruns e a porcentagem de cada tema. Observamos que as políticas de atendimento aos estudantes se destacaram nas discussões, seguida pela infraestrutura, qualidade de ensino e integração.
A participação da comunidade aconteceu tanto através dos fóruns (50 encontros) quanto através do questionário construído a partir das discussões realizadas nos encontros. A pesquisa contou com 2.932 contribuições, sendo: 61,78% de estudantes; 22,63% de servidores; 10,65% de comunidade externa; 4,19% de terceirizados; e 0,76% de estagiários. Essas duas formas de interação, que tiveram lugar em 2019 e 2020, possibilitaram uma maior participação da comunidade acadêmica do IF Baiano nas diretivas que nortearão nossas ações nos próximos cinco anos. O gráfico a seguir mostra a distribuição dos participantes por campus nos fóruns e na pesquisa aplicada na plataforma Opina.
Participação nos fóruns e na pesquisa
Diálogos sobre Planejamento Estratégico
Como forma de subsidiar o planejamento de cada unidade, a Prodin iniciou em 2019 uma série de reuniões presenciais com as equipes gestoras locais para refletir o planejamento à luz dos dados institucionais, do desempenho de cada uma em relação às metas e as oportunidades observadas em cada território de identidade no que dizia respeito à ocorrência de arranjos produtivos, comunidades tradicionais e peculiaridades locais. Em 2020, continuamos essa ação de forma virtual, através de webconferências.
Realização das Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAEs)
As RAEs fornecem dados e fatos que asseguram uma gestão objetiva da estratégia. Dessa forma o IF Baiano vem ao longo dos últimos anos buscando incentivar e aumentar o número de reuniões realizadas, conforme demonstrado no gráfico abaixo, com o propósito de cada vez mais qualificar nosso caminho em busca da melhora dos índices e das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.
Assim como nos anos anteriores, realizamos uma consulta aos gestores dos campi, no nível tático e operacional, sobre os riscos, oportunidades, desafios e, também, ações desenvolvidas na área de sustentabilidade ambiental durante o ano de 2020. A partir dos relatos apresentados estabelecemos temas centrais que compuseram os gráficos abaixo, bem como suas fontes de origem.
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