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Ministério da Educação
Relatório de Gestão 2020




Riscos, Oportunidades e Perspectivas
Última atualização: 28/05/2021 - 15:49 horas | Data de publicação: 03/02/2021 - 10:22 horas

No que se refere à implementação da gestão de riscos enquanto processo global, em 2020 o IF Baiano continuou adotando iniciativas que permitiram avançar na abordagem sistemática de riscos e oportunidades, cabendo destaque para as ações de:

  • Mapeamento dos processos de trabalho;
  • Tramitação eletrônica desses processos via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão (SIPPAG);
  • O estabelecimento de estratégias de controle; e o gerenciamento de riscos.

Dentre os processos mapeados no ano de 2020, cujos trâmites passaram a ser exclusivamente eletrônicos, estão os relativos às licitações, pagamentos, ressarcimento referente a servidor cedido, celebração de parcerias, formalização e apuração de denúncia no âmbito da Comissão de Ética do Instituto Federal Baiano. O mapeamento e a tramitação eletrônica dos processos de licitações e pagamentos colaboraram para a efetividade da gestão de riscos e do Plano de Ação para Transparência de Processos de Licitações e Gestão de Contratos, que foi elaborado pelo IF Baiano para atendimento ao Acórdão TCU nº 389/2020.

Um dos maiores desafios enfrentados pelo IF Baiano para avançar na implementação da gestão de riscos, em 2020, foi a conciliação com outras demandas, notadamente as ensejadas pelo cenário da pandemia da Covid-19, entre elas, a remodelagem das atividades funcionais da forma presencial para procedimentos e atendimentos eletrônicos, as constantes normatizações internas, e o atendimento aos pedidos de informações de órgãos externos.

O Comitê de Governança, Riscos e Controle (CGRC), instância responsável pela promoção, liderança e supervisão da gestão de riscos e dos controles internos no IF Baiano, diante do contexto externo marcado pela pandemia e por variáveis que afetaram diretamente atividades finalísticas da Instituição, sobretudo, as relacionadas com a oferta presencial de cursos, desenvolveu trabalho de análise de riscos importante para o enfrentamento desse cenário de constantes incertezas e, consequentemente, para minimizar o impacto em relação aos objetivos e metas estabelecidas para 2020. Foram realizadas 14 (quatorze) reuniões desse Colegiado, mais que o triplo do ano de 2019 (04), sendo deliberadas algumas ações e diretrizes, tais como:

  1. Estruturação de Comitês de Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus para adoção de medidas de proteção da comunidade do Instituto, na Reitoria e Campi.
  2. Definição do processo eletrônico no SUAP como meio para tramitação, acompanhamento e transparência dos relatórios de pactuação das atividades realizadas pelos servidores que estavam em regime de trabalho remoto.
  3. Divulgação contínua das ações de enfrentamento à COVID-19 realizadas pelo IF Baiano, em página específica, do site oficial: https://ifbaiano.edu.br/portal/coronavirus/
  4. Diretrizes para uso do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição de Kit de alimentação para atender discentes em vulnerabilidade social.
  5. Diretrizes para instituição de auxílio financeiro emergencial para discentes em vulnerabilidade social, com recurso da assistência estudantil.
  6. Diretrizes para definição do valor dos auxílios digitais para os discentes em vulnerabilidade social.
  7. Definição do período para início das Atividades Pedagógicas Não Presenciais, nos Campi.
  8. Diretrizes para implementação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais.
  9. Elaboração de normativa com procedimentos para transição de informação e conhecimento na sucessão de membros da alta administração.
  10. Plano de Contingência para o Retorno das Atividades Presenciais Acadêmicas e Administrativas no IF Baiano.
  11. Criação de Comissão para definir elementos estruturantes, estratégias e metodologias de qualificação dos cursos existentes no IF Baiano.
  12. Alinhamento de providências para o funcionamento das atividades administrativas durante o contexto da Pandemia do Covid-2019.

Avaliação dos principais riscos, oportunidades e geração de valor institucional em nível estratégico

Na análise do ambiente externo e interno, foram considerados aqueles eventos com capacidade de impactar negativamente a geração de valor e os resultados institucionais pretendidos pela gestão do IF Baiano no curto e médio prazo. Nesse sentido, os quadros seguintes apresentam as ameaças e oportunidades que caracterizaram o ambiente de atuação do IF Baiano quanto ao alcance dos objetivos estratégicos.

NO ENSINO

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO ENSINO:

Objetivo Estratégico: Consolidar os cursos ofertados
FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Suspensão das atividades administrativas presenciais (16/03).Dificuldades na realização de trabalhos cotidianos.Realização de Web Conferências com os coletivos de profissionais para ajustar condutas e procedimentos.Garantia de continuidade dos serviços essenciais desde o primeiro momento da pandemia.
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de calamidade advinda da pandemia (20/03).Suspensão das atividades pedagógicas dos cursos presenciais (16/03).Resolução CONSUP Nº 90/2020.Possibilidade de evasão e/ou prejuízo no desempenho acadêmico.
Suspensão das atividades pedagógicas presenciais• Atraso nos calendários acadêmicos.
• Prejuízos acadêmicos e sociais para a comunidade discente.
• Distanciamento e limitações no processo formativo.
• Danos biopsicossociais à comunidade discente.
• Distanciamento do itinerário formativo e possibilidade de evasão.
• Distanciamento do corpo discente dos cursos EaD, principalmente por dificuldades de acesso à internet.
• Dificuldade de acesso e uso das plataformas e ferramentas digitais para a realização das atividades pedagógicas não presenciais.
• Implementação da Resolução 90/2020 que institui as atividades pedagógicas não presenciais para os estudantes do IF Baiano.
• Capacitação dos servidores para implementar as atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho.
• Elaboração e acompanhamento dos calendários acadêmicos para as APNPs - dos campi
• Aprovação da IN 25 – Distribuição de kits alimentares (25/04)
• Aprovação da Resolução 65 – Auxílio Emergencial (27/04)
• Aprovação da Resolução 71 – Auxílio digital Extraordinário para os alunos da EaD (23/06).
• Orientações para a elaboração dos planos de estudos para as APNPs.
• Reuniões com as coordenações de curso e gestão do Campus para acompanhamento das APNPs.
• Retorno às aulas de forma não presencial no IF Baiano.
• Permitir a todos os estudantes matriculados no IF Baiano o acesso às atividades acadêmicas não presenciais por meio de recursos digitais e/ou impressos presenciais.
• Atendimento às necessidades básicas de alimentação daqueles que mais precisam.
• Ação assistencial para prover subsistência básica durante o processo de adoção de novas diretrizes.
• Possibilitar acesso e agir visando a permanência e êxito estudantil.
• Adoção / desenvolvimento de novas estratégias pedagógicas visando a inclusão, permanência e êxito estudantil.
Aumento da vulnerabilidade socioeconômica da comunidade estudantilDificuldade de participação nas atividades acadêmicas por parte da comunidade estudantil por não possuírem equipamentos ou acesso à rede• Implementação da resolução 89 – Auxílios para suporte às APNP
• Aquisição ou manutenção de equipamento; contratação de wifi e/ou pacote de dados (27/10)
Possibilitar ao corpo discente condições mínimas de acesso à educação através da instrumentalização básica para acompanharem as atividades não presenciais.
Disseminação de notícias falsasContaminação das relações institucionais e pessoais.Esclarecimento de dúvidas e promoção da transparência nas reuniões setoriais da PROEN e também por meio dos canais de comunicação: e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas.Engajamento da comunidade e fortalecimento de laços institucionais que possibilitaram a implementação de diversas ações.
Isolamento Social e suspensão das atividades presenciaisImpossibilidade de realizar ato de colação de grau presencial.Portaria 713/2020 – Outorga de grau à distância.Garantir os serviços para toda comunidade enquanto perdurar a pandemia.
Lei Complementar Nº 173/2020 - Programa Federativo de Enfrentamento à PandemiaSobrecarga de trabalho e dificuldade na organização das novas dinâmicas administrativas.Informatização dos processos e procedimentosOtimização dos recursos humanos disponíveis.

Objetivo Estratégico: Expandir a oferta de cursos e vagas
FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de calamidade advinda da pandemia (20/03).• Suspensão das atividades acadêmicas
• Atraso nos calendários acadêmicos para o ingresso de novas turmas para o período letivo de 2020.
• Não oferta de cursos na modalidade a distância no ano de 2020.
• Retomada dos calendários acadêmicos no formato APNP garantida pela Resolução CONSUP Nº 90/2020.
• Proposta de novo calendário para o processo seletivo de Ingresso de alunos para o ano letivo de 2021.
• Deliberação, em caráter emergencial, de um novo modelo de processo seletivo para o ingresso de novos alunos por meio de análise do Histórico Escolar, levando-se em consideração o contexto de pandemia).
• Elaboração do Manual de ingresso dos estudantes nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade a distância do IF Baiano.
Retorno das ações de planejamento para a oferta de vagas e ingresso de estudantes em 2021 das modalidades presencial e a distância

Objetivo Estratégico: Consolidar as políticas inclusivas
FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Contingenciamento orçamentário• Limitação na aquisição de equipamentos e recursos para a garantia de uma infraestrutura necessária para o atendimento educacional especializado para o público alvo da educação especial (PAEE) e com Necessidades Específicas.
• Dificuldade no ensino aprendizagem.
• Número reduzido de profissionais intérpretes de libras.
• Orientação para adequação de material pedagógico para o atendimento aos alunos da educação especial com necessidades específicas.
• Realização de lives formativas inclusivas para a capacitação dos docentes e alunos em parceria com outras instituições de ensino.
• Adequação das estruturas físicas para promoção da acessibilidade.
• Aquisição de equipamentos e materiais a fim de realizar as adequações necessárias promovendo a inclusão, permanência e êxito desse público.
Viabilizar o processo de ensino e aprendizagem, de modo a garantir a permanência e êxito do PAEE e com necessidades específicas.
Decreto Legislativo nº 06 de 2020 – Declaração de reconhecimento do estado de calamidade pública advinda da pandemia (20/03)• Suspensão das atividades pedagógicas dos cursos presenciais.
• Aumento da vulnerabilidade socioeconômica da comunidade estudantil.
• Risco de distanciamento do itinerário formativo.
• Implementação da Resolução CONSUP nº 65/2020 – Auxílio Emergencial (27/04)
• Implementação da Resolução CONSUP nº 71/2020 – Auxílio Digital Extraordinário para os alunos da EaD (23/06)
• Implementação da Resolução CONSUP nº 89/2020 – Auxílios para Suporte às APNP – aquisição ou manutenção de equipamento; contratação de wifi e/ou pacote de dados (27/10)
Garantia de condições básicas para a permanência estudantil em busca do êxito na formação desses estudantes.

2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DO ENSINO

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTO
Aprovação da reformulação da Organização Didática dos cursos da EPTNM.Reformulação /alteração dos projetos Pedagógicos dos Cursos para adequação à nova Organização Didática.
Aprovação da reformulação da Organização Didática dos Cursos de GraduaçãoAlteração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos e viabilização da melhoria no Processo Ensino e Aprendizagem, acesso, permanência e êxito.
Aprovação do Regulamento de Estágio da EPTNMPadronizar os fluxos de processos de estágio supervisionado nos campi do IF Baiano e ampliação da relação do Instituto com o segmento empresarial que atua nas áreas de formação dos discentes.
Elaboração do Regulamento de Estágio dos cursos de Graduação do IF BaianoAtualização da normativa institucional.
Análise, acompanhamento e emissão de parecer técnico dos processos de reformulação dos Cursos da EPTNM na modalidade presencial e PROEJA, totalizando um quantitativo de 33 processos.Adequação dos currículos em atendimento à Base Comum Curricular, Diretrizes Indutoras para a oferta de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e às demais legislações vigentes.
Análise e parecer de um total de 17 processos de alteração de Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos Subsequente para adequação à nova Organização Didática.Ajuste da carga horária de aula de 50 para 60 minutos, padronizando o tempo de aula, para dinamizar a assessoria pedagógica e processo formativo, bem como viabilizar a mobilidade estudantil na Instituição.
Aprovação da Instrução Normativa que regulamenta e normatiza, em caráter temporário, a implementação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) nos cursos técnicos de nível médio e nos cursos de graduação, presenciais e a distância, em função da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19.• Elaboração de calendário acadêmico para as APNPs.
• Retorno às atividades acadêmicas.
Realização do 1º seminário Online de Formação de Professores do IF Baiano “Diálogos sobre as Licenciaturas: As Diretrizes Curriculares em Questão” (355 participantes).Capacitação dos servidores (docentes e equipe pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho.
Realização do Seminário Temático da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Pandemia: Atividades Pedagógicas não Presenciais com uma participação aberta para a comunidade.Capacitação dos servidores (docentes e equipe técnica pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho.
Formação Continuada para docentes e equipe técnico pedagógica por meio de oficinas pedagógicas (On-line) com a participação aproximadamente de 120 (cento e vinte) servidores em cada oficina.Capacitação dos servidores (docentes e equipe técnica pedagógica) para implementação das atividades pedagógicas não presenciais nos Campi e Centro de Referência Dois de Julho.
Visitas Técnicas aos Campi Governador Mangabeira, Alagoinhas, Guanambi, Itapetinga para análise e parecer de processo de Criação de Cursos Técnicos e Superior.• Criação de 02 (dois) novos Cursos Técnicos de Nível Médio e 02 (dois) Superiores de graduação.
• Ampliação da oferta de vagas e oportunidade para diversificação da área de formação profissional nos territórios de identidade, sendo um total de 115 vagas distribuídas para os dois cursos de Nível Médio e 80 vagas distribuídas para os dois cursos de Nível superior.
Visita Técnica para análise e orientação de processos de reconhecimento de cursos Superiores nos campi Teixeira de Freitas, Uruçuca e Itapetinga.• Produção de diagnóstico detalhado dos cursos para subsidiar a elaboração de orientações/ações para aprimoramento da qualidade e oferta dos 05 (cinco) cursos analisados.
• Assessoramento pedagógico aos Campi durante o processo de reconhecimento dos cursos de graduação.
Elaboração do Projeto Político Pedagógico Institucional a ser inserido no PDI.Assegurar os rumos pedagógicos dos cursos da instituição para o próximo quinquênio.
Cadastro dos cursos técnicos e de graduação e seus elementos curriculares no SUAP - 87 cursosFuncionamento dos cursos no SUAP, permitindo maior eficiência administrativa e acompanhamento dos registros acadêmicos e pedagógicos.
Elaboração, submissão, aprovação e implementação de Edital da Residência Pedagógica, contemplando um total de 72 (setenta e dois) alunos residentes e 09 (nove) preceptores abrangendo 4 (quatro) campi.Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica.
Elaboração, submissão, aprovação e implementação de Edital do Programa Institucional de Bolsas e Iniciação à Docência, contemplando um total de 98 (noventa e oito) alunos bolsistas, 24 (vinte e quatro) voluntários e 12(doze) supervisores, abrangendo 6 (seis) campi.• Viabilizar a inserção do licenciando no contexto profissional de forma ativa exercitando a relação teoria e prática.
• Envolver os bolsistas de iniciação à docência em atividades de sua área de formação.
• Viabilizar o fortalecimento e ampliação da relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica.
• Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.
• Potencialização da construção coletiva de alternativas metodológicas e integração dos conhecimentos técnicos, teóricos e científicos aos saberes da experiência no processo de formação, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Elaboração, submissão, aprovação e implementação do edital norteador de monitoria, com perspectiva para serem contemplados uma média de 70 (setenta) alunos bolsistas.• Viabilizar e contribuir para a realização de atividades para o acompanhamento de estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, objetivando a superação das limitações.
• Estimular a participação de alunos em todas as etapas do processo educacional, relativas ao ensino, bem como fortalecer seu vínculo com a vida acadêmica do IF Baiano.
Oferta do Nivelamento de Língua Portuguesa a 1.422 (mil e quatrocentos e vinte e dois) alunos dos cursos EAD e a 1.408 (mil quatrocentos e oito) alunos dos cursos presenciais dos campi Alagoinhas, Governador Mangabeira, Itaberaba, Senhor do Bonfim e Xique-Xique.Nivelar os estudantes em conteúdos de língua portuguesa a fim de que possam acompanhar os estudos em pé de igualdade com os demais colegas de turma. Seguem os números:
• 1.422 estudantes da Educação a Distância;
• 539 estudantes do Campus Governador Mangabeira;
• 300 estudantes do Campus Senhor do Bonfim;
• 261 estudantes do Campus Itaberaba;
• 185 estudantes do Campus Xique-Xique;
• 123 estudantes do Campus Alagoinhas.
Gerenciamento, manutenção, tratamento de incidentes, configuração, customização, atualização e instalação de novos recursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Moodle IF Baiano).Garantir a segurança e disponibilidade da aplicação a todos os usuários.
Lançamento, atualização e configuração de cursos, salas virtuais e usuários no AVA.Disponibilizar o ambiente para realização dos cursos virtuais.
Suporte técnico aos usuários do AVA (20.481 usuários cadastrados).Garantir pleno acesso ao ambiente virtual.
Criação das salas virtuais da Biblioteca Virtual e Espaço Multidisciplinar com acesso livre aos usuários e visitantes do AVA.Facilitar o acesso ao conteúdo multidisciplinar e orientar a utilização da biblioteca virtual.
Criação de salas virtuais para atendimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais – APNP.Atender as normativas sobre a oferta das APNP.
Treinamentos, capacitações e orientações aos usuários do AVA.Usuários com maior domínio das ferramentas.
Desenvolvimento de novos módulos do Sistema SAGA EaD (envio de e-mails em massa, gestão de processos de ingresso, dentre outros).Melhoria contínua dos processos da Diretoria de Educação a Distância.
Inserção dos temas da EaD na Organização Didática dos Cursos Técnicos de Nível Médio.Definição e oficialização de normas e procedimentos para a organização e o funcionamento dos cursos técnicos de nível médio na modalidade EaD.
Implantação da Biblioteca Virtual do IF Baiano.Acessibilidade bibliográfica aos estudantes matriculados nos cursos presenciais e a distância e também aos servidores do IF Baiano. A biblioteca virtual (BV) visa atender a 11.859 (onze mil, oitocentos e cinquenta e nove) estudantes.
Treinamentos nas ferramentas Moodle, Biblioteca Virtual (BV), SUAP.Capacitação de estudantes e servidores para lidar de forma competente com as ferramentas tecnológicas especialmente implantadas para a execução do ensino e para os consequentes registros acadêmicos. Aproximadamente 600 (seiscentas) pessoas, estudantes e servidores, foram treinadas para usarem a Biblioteca Virtual (BV).
Criação do Manual de Ingresso dos Estudantes nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade a Distância do IF Baiano.• Melhorar e normatizar os processos da Educação a Distância do IF Baiano.
• Otimização e dinamização do processo seletivo para os cursos técnicos de nível médio na modalidade EaD.
Implementação das APNP do Módulo II dos cursos subsequentes EaD.Viabilizar a continuidade dos estudos, em caráter excepcional, enquanto permanecerem as restrições sanitárias em função da pandemia de Covid-19.
Participação de intérpretes de libras em múltiplos eventos e formações pedagógicas realizadas de forma remota.Garantir a acessibilidade para participação das pessoas surdas nos eventos e formações pedagógicas realizadas nos Campi e na Reitoria do IF Baiano.
Criação da Regulamentação do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (GENI)Viabilizar a ampliação e implantação das ações inclusivas previstas na política de Inclusão para a comunidade LGBT, no sentido de promover o combate a homofobia, a transfobia e a lesbofobia, o machismo, o sexismo e a misoginia.
Criação da Regulamentação de Atividades dos(as) professores(as) AEE - Atendimento Educacional Especializado.Normatização e direcionamento das ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no âmbito do IF Baiano.
Reformulação do Regimento do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)Desenvolvimento de ações, estudos e pesquisas relacionadas aos aspectos sociais, artísticos, e culturais das temáticas relacionadas às questões afro-brasileira e indígena.
Criação do Regulamento das Atividades Desenvolvidas pelos Profissionais Intérpretes de LIBRASNormatização das ações dos profissionais de LIBRAS e contribuição para o ensino e a aprendizagem dos estudantes surdos.
Análise e revisão da Política de Diversidade e Inclusão. (Em andamento)Atualização dos termos relacionados aos temas vinculados à diversidade e à inclusão.
Aprovação e execução da Resolução 65 - Auxílio emergencialGarantia de subsistência básica aos discentes em maior vulnerabilidade socioeconômica
Aprovação e execução da Resolução 71 - Auxílio digital extraordinário para alunos EaDProver condições basilares para manutenção do corpo estudantil no itinerário formativo
Aprovação e execução da Resolução 89 - Auxílios em suporte às atividades pedagógicas não presenciais.Prover instrumentos e condições básicas para que os alunos possam participar das APNP, promovendo o acesso, permanência e colaborando para o êxito estudantil.
Aprovação e execução da IN 25 - Distribuição de Kits alimentares.Atendimento às necessidades alimentares do corpo estudantil mediante as dificuldades promovidas pela pandemia de Covid-19.
Portaria 713/2020 – Outorga de grau à distância.Garantia de prestação dos serviços essenciais para toda a comunidade.

NA EXTENSÃO

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DA EXTENSÃO

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Contingenciamento orçamentárioRedução do número de projetos fomentados pela PROEX, redução das ações de extensão.Reuniões virtuais realizadas através de webconferências com os Coordenadores de Extensão.Sem custos.
Pandemia causada pela COVID-19Suspensão temporária da execução dos projetos PIBIEX 2019, cursos FIC’s presenciais. Adiamento dos eventos SEIC e FAMIF (Reitoria). Postergou o início dos projetos PIBIEX 2020, bem como o cancelamento de projetos que indicaram a inviabilidade de serem realizados à distância.Foram implementados projetos voltados para o enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavirus (sars-cov-2/covid-19).O custo com os projetos foi de aproximadamente R$85.000,00 e os benefícios foram diversos juntos às comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica em diversos campi.
Oferta de Cursos FIC-EaDSem custo para o IF Baiano. O benefício é a oferta de cursos de qualificação profissional em todo o Brasil.
Oferta de Cursos FIC-EAD – PRONATEC – Novos
Caminhos.
Orçamento do FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (TED – 9487 – R$ 128.160,00 e TED9757 – R$250.000,00). O benefício é a oferta de cursos de qualificação profissional em todo o Brasil.
Através do edital do fluxo contínuo, foram realizados eventos virtuais nos diversos Campi.Para esses eventos não foram disponibilizados recursos financeiros. Desde março/2020 estão sendo realizados virtualmente, devido ao momento de pandemia ocasionado pela COVID-19.

2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA EXTENSÃO


NA PESQUISA

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DA PESQUISA

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19) e consequente quadro de isolamento social.• Atraso e/ou paralisação de pesquisas em desenvolvimento;
• Impedimento para realização de eventos presenciais.
• Criação do Protocolo para pesquisa durante a pandemia;
• Readequação de pesquisas, execução de projetos e eventos, etc.
• Adaptação dos projetos, dentro das possibilidades, para continuidade das pesquisas;
• Realização de eventos on line.

2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL DA PESQUISA


NA GESTÃO DE PESSOAS

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE PESSOAS

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Edição da IN 19/2020 motivada pela pandemia causada pela propagação do Novo Coronavírus• Atraso na realização de juntas oficiais e perícias singulares;
• Atraso no andamento dos projetos de Preparação para Aposentadoria; Saúde e Segurança no Trabalho;
• Limitação na realização de ações de promoção à saúde.
• Realização de juntas oficiais por videoconferência.
• Retomada gradual da realização de juntas oficiais e perícias singulares.
Não houve custo material. Maior alcance de servidores atendidos. As juntas oficias que antes aconteciam na Reitoria, passaram a ser agendadas em Senhor do Bonfim, Guanambi e Uruçuca, com apoio dos médicos lotados nesses campi. Os benefícios serão percebidos também, a longo prazo, com a diminuição do volume de perícias pendentes.
Colaboração técnica de servidores lotados nos campi para implementação de Projeto voltado para a Segurança no Trabalho.A colaboração técnica foi efetivada e o projeto concluído, com implementação prevista para 2021.
Realização de ações de promoção à saúde na modalidade virtual através de Rodas de Conversas e atendimentos individuais pela equipe multiprofissional.Saltou de 3 para 14 o número de unidades (campus e reitoria) atendidas pelo Programa à Saúde. Foram realizadas 6 lives da Equipe Multiprofissional do IF Baiano em parceria com UFBA, UFRB e Ministério da Saúde.
• 89 Atendimentos Individualizados
• 01 Levantamento Biopsicossocial
• 01 Ação de Psicoeducação para Gestores voltada para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
Edição da IN 28/2020: estabelece orientações quanto à autorização para o serviço extraordinário, à concessão do auxílio-transporte, do adicional noturno e dos adicionais ocupacionais aos servidores que executam suas atividades remotamente.Aumento na demanda de trabalho em virtude do controle mensal recomendado pela Instrução Normativa 28/2020 (códigos de afastamento COVID)Controle mensal do formato presencial / remoto adotado pelos servidores no desenvolvimento das atividades, com lançamento no SIAPE.Não houve custo material. A partir dessa atividade foi possível acompanhar mais efetivamente as concessões de adicionais ocupacionais e auxílio transporte.
Lei Complementar 173/ 2020: Estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19).Limitou a realização de provimentos, em detrimento da necessidade institucional, estabelecendo apenas a possibilidade de reposição das vagas oriundas de vacância.Identificação de todos os códigos de vagas oriundos de vacâncias constantes no SIAPE/IF Baiano, para realização dos provimentos nos diversos Campi, após abertura de edital de remoção interna.Redimensionamento da força de trabalho nos campi do IF Baiano, proporcionando o fortalecimento do vínculo dos servidores no campus de lotação, via remoção.
Instrução normativa nº 60, de 23 de julho de 2020.Instituiu a possibilidade de suspensão dos afastamentos das ações de desenvolvimento de pessoas de que trata o art. 18 do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019, durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do COVID-19, protelando a conclusão da qualificação dos servidores docentes afastados para este fim.Redimensionamento dos docentes nas Atividades de ensino.Atendimento efetivo nas Atividades Pedagógicas não Presenciais.

2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL NA GESTÃO DE PESSOAS


NA GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Implantação do trabalho remoto em razão da Pandemia causada pelo coronavírus (Covid 19) e consequente quadro de isolamento social.• Necessidade de adaptação e disponibilização de recursos tecnológicos para possibilitar o trabalho remoto.
• Necessidade de viabilizar a realização de reuniões e eventos, remotamente.
• Implantação do VPN
• Ampliação do MCONF
• Permitir acesso seguro aos dados armazenados no Data Center;
• Continuidade das atividades administrativas.
Suspensão das atividades acadêmicas presenciais (Covid-19)Necessidade de plataforma para realização de aulas onlineImplantação da Plataforma TeamsPossibilitar à comunidade acadêmica ferramenta para execução da APNP

2. OPORTUNIDADES DE GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DE TI


NA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

1. PRINCIPAIS FONTES DE RISCOS IDENTIFICADOS PELA GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL

FATO/ACONTECIMENTOIMPACTOAÇÃO MITIGADORACUSTOS (R$) E BENEFÍCIOS
Situação da emergência de saúde pública de importância nacional e internacional, decorrente do novo coronavirus (Covid-19) e o decorrente isolamento social e distânciamentoNa continuidade dos processos de estudos de demanda e consultas à comunidade realizada para oferta de novos cursos.Elaboração de instrução normativa com o detalhamento dos procedimentos para realização de estudos de demanda na forma remota.Possibilitar a continuidade dos processos de estudos de demanda diante da situação da emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do novo coronavirus (Covid-19). A IN Nº 47/2021 foi publicada em fevereiro/2021.
Realização de Seminários e eventos programadosCom o apoio e suporte da equipe da DGTI, os eventos puderam ser realizados através de plataformas virtuais com a transmissão dos Seminários e demais eventos.• Realização do I Seminário de Internacionalização do IF Baiano – I Sinter
• Plano de Capacitação dos Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais NUPPIs.
Realização de reuniões, treinamentos e cursos presenciais com a equipe gestoraEventos foram realizados com o suporte da equipe da DGTI, na forma remota, evitando o deslocamento da equipe gestora.• Reuniões do Planejamento Estratégico
• Reuniões Gerais e setoriais
Desenvolvimento das atividades administrativasAs atividades foram readaptadas para o trabalho remoto, envolvendo toda equipe com suporte e supervisão das Chefias Imediatas• Desenvolvimento e entrega do Relatório de Gestão
• Análises dos processos de estudos de demanda para oferta de novos cursos
• Desenvolvimento das atividades, na forma remota, do Grupo de Trabalho em parceria com o Codir para elaboração dos critérios de qualidade dos cursos existentes.
• Elaboração do Guia de Parcerias.
• Finalização do PDI 2021-2025

2. OPORTUNIDADES E GERAÇÃO DE VALOR INSTITUCIONAL

* Resultados da Pesquisa de Qualidade do atendimento realizada em 2020







Parcerias

Os Núcleos de Planejamento e Parcerias Institucionais (NUPPI) nos Campi, contaram com acompanhamento da Prodin, bem como a criação e aprimoramento de instrumentos e documentos para a formalização de parcerias institucionais, a disponibilização de novos documentos, fluxos de processos, instrumentos, planilhas de controle de parcerias no portal (https://ifbaiano.edu.br/portal/prodin/copin/ ), assim como a mudança no fluxo de processos de formalização de parcerias, com sua descentralização, o que proporcionou mais celeridade neste procedimento, reduzindo de 24 para seis etapas, contribuíram para o aumento do número de acordos formalizados em 2019.

No ano de 2020, houve avanços com a elaboração e publicação da Instrução Normativa 29/2020 – RET-GAB/RET/IFBAIANO, DE 18 de junho de 2020, que normatiza o fluxo para a realização de parcerias entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) e as instituições nacionais e internacionais com ou sem fins lucrativos, além do início da tramitação das parcerias por meio digital pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). A redução no número de parcerias formalizadas no ano está relacionada ao contexto de pandemia provocado pela COVID-19.



Planejamento Estratégico

Os fóruns com a comunidade fizeram parte de uma etapa muito importante do processo de elaboração do PDI 2021 – 2025. Foi um momento de exercício de escuta que teve o foco nas questões apresentadas por estudantes, docentes, técnicos, terceirizados estagiários e comunidade externa. Cada unidade da instituição se organizou para realizar o seu fórum, onde foi realizada a análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) que serviu de subsídio para a etapa seguinte. No gráfico abaixo constam os temas abordados nesses fóruns e a porcentagem de cada tema. Observamos que as políticas de atendimento aos estudantes se destacaram nas discussões, seguida pela infraestrutura, qualidade de ensino e integração.


Fonte: Relatório de realização das atividades do PDI 2021-2025

A participação da comunidade aconteceu tanto através dos fóruns (50 encontros) quanto através do questionário construído a partir das discussões realizadas nos encontros. A pesquisa contou com 2.932 contribuições, sendo: 61,78% de estudantes; 22,63% de servidores; 10,65% de comunidade externa; 4,19% de terceirizados; e 0,76% de estagiários. Essas duas formas de interação, que tiveram lugar em 2019 e 2020, possibilitaram uma maior participação da comunidade acadêmica do IF Baiano nas diretivas que nortearão nossas ações nos próximos cinco anos. O gráfico a seguir mostra a distribuição dos participantes por campus nos fóruns e na pesquisa aplicada na plataforma Opina.


Participação nos fóruns e na pesquisa

Fonte: Relatório de realização das atividades do PDI 2021-2025

Diálogos sobre Planejamento Estratégico

Como forma de subsidiar o planejamento de cada unidade, a Prodin iniciou em 2019 uma série de reuniões presenciais com as equipes gestoras locais para refletir o planejamento à luz dos dados institucionais, do desempenho de cada uma em relação às metas e as oportunidades observadas em cada território de identidade no que dizia respeito à ocorrência de arranjos produtivos, comunidades tradicionais e peculiaridades locais. Em 2020, continuamos essa ação de forma virtual, através de webconferências.



Realização das Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAEs)

As RAEs fornecem dados e fatos que asseguram uma gestão objetiva da estratégia. Dessa forma o IF Baiano vem ao longo dos últimos anos buscando incentivar e aumentar o número de reuniões realizadas, conforme demonstrado no gráfico abaixo, com o propósito de cada vez mais qualificar nosso caminho em busca da melhora dos índices e das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional.


Fonte: Relatórios dos PAAs 2017-2020

Avaliação dos principais riscos e das principais oportunidades e fontes de riscos e oportunidades em nível tático e operacional

Assim como nos anos anteriores, realizamos uma consulta aos gestores dos campi, no nível tático e operacional, sobre os riscos, oportunidades, desafios e, também, ações desenvolvidas na área de sustentabilidade ambiental durante o ano de 2020. A partir dos relatos apresentados estabelecemos temas centrais que compuseram os gráficos abaixo, bem como suas fontes de origem.



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