Licenciatura em Química
PIBID
Última atualização: 22/06/2020 - 19:45 horas | Data de publicação: 27/05/2020 - 14:17 horas

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.  O programa foi criado em 2007 e desde então, concede bolsas a alunos de licenciatura, participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

OBJETIVOS

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • Contribuir para a valorização do magistério;
  • Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

HISTÓRICO DO PIBID NO CAMPUS GUANAMBI

Desde o ano de 2012, o campus Guanambi vem participando da elaboração dos subprojetos, relacionados à área de Química, para submissão dos projetos do IF BAIANO, conforme os editais do Pibid. Em todos os pleitos aos editais do Pibid, os projetos do IF BAIANO foram aprovados e, o curso de Licenciatura em Química do campus Guanambi, foi contemplado com bolsas de iniciação à docência. No período de 2012 à 2019 foram implementadas um total de 125 bolsas, com a parceria de 10 escolas do ensino básico, pertencentes aos municípios de Guanambi e Candiba, e a participação de vários estudantes bolsistas e voluntários, os quais desenvolveram em conjunto com os professores coordenadores e supervisores, inúmeros projetos nas escolas participantes. Os projetos desenvolvidos durante esse tempo geraram inúmeros trabalhos científicos de grande relevância para o ensino, a pesquisa e a extensão em química.

PIBID 2020-2021

Na edição 2020/2021, o campus Guanambi foi contemplado com 16 bolsas de iniciação à docência. O início do programa está sujeito ao retorno das aulas presenciais tanto nos institutos federais, quanto nas escolas públicas de ensino básico.

Como participar?

Os bolsistas do Pibid serão escolhidos por meio de seleção promovida pelo IFBAIANO (o edital será divulgado). Pra concorrer a uma vaga de bolsista, o discente deve estar devidamente matriculado no curso de Licenciatura em Química e ter concluído menos de 60% da carga horária regimental do curso. A bolsa de iniciação à docência é de R$ 400,00 reais, durante a vigência de 18 meses. O discente aprovado deverá dedicar pelo menos 32 (trinta e duas horas) mensais para as atividades do Pibid e firmar termo de compromisso por meio de sistema eletrônico próprio da Capes. O discente que possuir vínculo empregatício, ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista do Pibid, desde que não possua relação de trabalho com o IF BAIANO ou com a escola-campo.

DOCUMENTOS IMPORTANTES PARA O PROGRAMA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br