Última atualização: 01/06/2020 - 21:41 horas |
Data de publicação: 03/03/2017 - 13:43 horas
O licenciado em Química, deverá manifestar e refletir suas habilidades pessoais e profissionais básicas em sua prática, como profissional e cidadão, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais DCN´s para cursos de Química (BRASIL, 2001b). As competências e habilidades para o aluno egresso do Curso de Licenciatura em Química, estão elencadas abaixo.
COM RELAÇÃO A FORMAÇÃO PESSOAL
- Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação;
- Identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;
- Ter interesse no auto aperfeiçoamento contínuo, curiosidade, iniciativa e capacidade para estudos extracurriculares (individuais ou em grupo);
- Desenvolver habilidades que o capacitem para a preparação e o desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à sua prática, bem como para a avaliação da qualidade do material disponível no mercado;
- Preparar-se para atuar como pesquisador no ensino de Química,
- Entre outros.
COM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DA QUÍMICA
- Compreender os conceitos, leis e princípios da Química;
- Conhecer as propriedades físico-químicas dos elementos e compostos, de modo a entender e prever suas estabilidades e reatividades;
- Acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
- Reconhecer a Química como construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
COM RELAÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA
- Refletir, de forma crítica, a sua prática em sala de aula;
- Compreender e avaliar criticamente as aplicações da Química nos segmentos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos;
- Saber trabalhar em laboratório, de modo a utilizar a experimentação Química como recurso didático;
- Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e aplicá-los ao ensino de Química;
- Conhecer a aplicabilidade dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;
- Capacitar-se na efetivação de projetos e propostas curriculares de ensino de Química;
- Entre outros.
- Ter ciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
- Atuar no magistério, em nível de Ensino Fundamental e Médio, de acordo com a legislação específica;
- Organizar e utilizar laboratórios de Química;
- Escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografias para o ensino de Química;
- Analisar e elaborar programas para os níveis de ensino Fundamental e Médio;
- Exercer a profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca por alternativas educacionais, de modo a enfrentar as dificuldades do magistério como desafio para o crescimento profissional;
- Entre outros.