Pós-Graduação Lato Sensu – Campus Catu
Educação Científica e Popularização das Ciências
Turma 2023
Última atualização: 02/04/2024 - 16:10 horas | Data de publicação: 02/04/2024 - 15:41 horas

Estudantes, projetos e orientadores

ESTUDANTEPROJETO (Título Provisório)ORIENTADOR / ORIENTADORA
Alex Vieira dos SantosEducação Científica e Popularização da Ciência: Percepção dos estudantes do Centro Estadual Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho sobre a Ciência e a TecnologiaAlexandra S. de Carvalho
Amábilli Leite LimaUso de aplicativos e do storytelling como ferramentas auxiliadoras no ensino de Química: matéria e energiaGilvan Martins Durães
Ana Claudia Borges CalheirosCompostagem, Horta Escolar e Saúde: proposta de motivação para a aprendizagem dialógicaJoana Fidelis da Paixão
Breno Dias RodriguesA Cultura de Participação e o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação Científica brasileiraAnísia Gonçalves Dias Neta
Camila Tâmires Alves OliveiraEnsino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamentalJoana Fidelis da Paixão
Carlos Amilton Lima RamosEducação científica e meio ambiente: uma análise de imagens em livros didáticos de ciênciasMarcos Cajaíba Mendonça
Carlos Eduardo Conceição MendesDificuldades no processo de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental associado à Religião Afro (Candomblé) nos terreiros e escolas de Salvador, usando como base a Lei 10.639Hilma Conceição Fonseca Santos
Daniele Santos dos AnjosRelato da Experiência do docente no Clube de CiênciasKarina Lavínia P. do C. R. de Souza
Deivid Gomes dos SantosA permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos: um olhar no contexto social sob a perspectiva de DireitoCarolina de Brito Oliveira
Edileusa Costa SilvaMapeamento das Feiras e Mostras de Ciências existentes no Brasil e a Construção de uma rede de divulgação para popularização e fortalecimento dessas feiras e mostrasMaria Matilde N. Almeida
Edson Alves de SouzaAnálise de Viabilidade da Disciplina de Lógica de Programação e Robótica no Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino no Município de Dianópolis-TOAndré Luiz A. Rezende
Fernanda Boina MarinA Geologia como ferramenta para cultivar o pensamento crítico na Educação Básica – um Projeto de Iniciação Científica em escolas de Minas GeraisMaria Matilde N. Almeida
Gabriela Eugenia Meira AmorimFicção científica: instrumento potencializador e inspirador para o ensino de ciências no ensino médioWilson Fábio de Oliveira Bispo
Geovana dos Santos MeloEducação científica no ensino de física através do uso de filmes de ficção científicaWilson Fábio de Oliveira Bispo
Hugo Luiz Oliveira da SilvaPrincípios norteadores para pensar um curso de formação continuada em educação científica: o que o Projeto Científico da Escola Ana Lins (PROCEAL) tem a nos ensinar?Marcelo Souza Oliveira
Isabela Soares de MelloO uso das redes sociais como ferramenta para a popularização das ciênciasHilma Conceição Fonseca Santos
Isadora Oliveira GondimAcessibilidade e inclusão no processo de ensino de ciências biológicas para alunos com deficiências: formação de professores até a prática de sala de aulaPatricia de Oliveira
Jairo Augusto Monteiro de SouzaA importância no ensino da física clássica em ambientes não-formais: contribuição de Pesquisa ao Centro de Ciências Planetário do Pará (CCPPA)Wilson Fábio de Oliveira Bispo
Jamires da Silva Miranda MeloContribuições do PIBID para o Letramento Científico na Educação BásicaCristiane Brito Machado
Jéssica Santos SantiagoProjeto: Práticas formativas inovadoras em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA): Contribuições na formação docente do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste BaianoHelyom Rogério Reis Viana da Silva Teles
João da Silva MeloPopularização das Ciências a partir dos saberes e práticas de pescadores e marisqueiras em colaboração com tecnologias sociais na Comunidade Quilombola de Ilha de Maré-BahiaKarina Lavínia P. do C. R. de Souza
Juliana Andrade RodriguesAnálise das metodologias aplicadas nas disciplinas de Iniciação Científica no Distrito do Riacho da Guia, Alagoinhas, Bahia BrasilHelyom Rogério Reis Viana da Silva Teles
Keila Mirelle Gonçalves DuquesComo desenvolver o pensamento científico na educação de jovens e adultos (EJA) em uma escola pública de Caetité- BAAlexandra S. de Carvalho
Laiane Soares CoutoO protagonismo infantil na produção e divulgação da ciência: o rádio enquanto meio informal de educação científica no interiorCarolina de Brito Oliveira
Ledyane Lopes BarbosaEnsino de Ciências e Formação de Professores: o estado do conhecimento a partir dos estudos monográficos do IF Baiano Campus Catu (2020-2023)Maria Nazaré G. Marchi
Leila dos Santos PaesA ludicidade e o uso das tecnologias no estudo de matemática nas séries iniciaisRomero M. F. de Moura Júnior
Leticia Mayara Barreto dos SantosElaboração de material didático de Biologia para o fortalecimento de ações de popularização da ciência em escolas públicasMaria Nazaré G. Marchi
Luana de Jesus SantosEstudo da prática pedagógica inclusiva de professores da Rede Municipal da Cidade de Catu – BA, visando ponderar de que forma a educação científica, enquanto, instrumento de fomentação e ampliação do exercício da cidadania está sendo utilizada para com os alunos com deficiênciaPatricia de Oliveira
Lucimar AlbertiPercepção que os professores das escolas públicas de Educação Básica dos municípios do Vale do Caí/RS têm sobre as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica nesses municípiosMirna Ribeiro L. da Silva
Maria José Carvalho Santos dos AnjosLetramento Científico como ferramenta para o protagonismo de adolescentes escolares sobre violência escolar e as ações de intervenções e prevenções em uma escola pública na cidade de Catu-BAMirna Ribeiro L. da Silva
Mariléa Gonçalves Ribeiro(Re)Pensando caminhos para a formação de professores de Ciências, em tempos de negacionismoJacson de Jesus dos Santos
Paulo Roberto do NascimentoPráticas pedagógicas inovadoras para o ensino de ciências: formação de professores e intervenção em espaços formais e não formais de educaçãoMarcelo Souza Oliveira
Pedro Henrique JoaquimContribuições da teoria crítica para a formação em educação científica: possíveis relações entre as atuais racionalidades neoliberais e as formas como as ciências são tomadas na reforma do ensino médioAnísia Gonçalves Dias Neta
Pedro Victor da Silva Azevedo“Ciência para gerar transformações no semiárido”: práticas inovadoras na educação do campoJacson de Jesus dos Santos
Rosilene Barbosa de AndradeJogo cooperativo-argumentativo: possibilidades para o desenvolvimento de uma Educação CientíficaRomero M. F. de Moura Júnior
Sebastião James Fernades dos SantosUso de Recursos Digitais na Pesquisa Acadêmico-CientíficaGilvan Martins Durães
Tainá de Jesus MachadoEducação científica nos anos iniciais: a formação do leitor pesquisador a partir da literatura infanto juvenilDalila dos Santos Monteiro
Thallys Arimar LopesPercepções e Experiências dos Alunos com Inteligência Artificial na Educação Científica no Brasil: Um Estudo Contemporâneo no Ensino BásicoAndré Luiz A. Rezende
YANE GAMA DA SILVAEducação ambiental no ensino profissionalizante: desafios, estratégias e possibilidades de açãoMarcos Cajaíba Mendonça

Sejam Bem vindos !!!