Pós-Graduação Lato Sensu – Campus Catu
Educação Científica e Popularização das Ciências
O Curso
Última atualização: 22/08/2023 - 11:50 horas | Data de publicação: 22/08/2023 - 11:50 horas

Informações gerais:

Nome: Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências

ModalidadeEaD

Coordenadora: Profa. Dra. Mirna Ribeiro Lima da Silva

Vice-coordenadora:

Endereço eletrônico: pos.edu@catu.ifbaiano.edu.br // pos.edup@catu.ifbaiano.edu.br

Horários e dias de atividades síncronas: segundas e terças-feiras, das 18:30h às 22:30h, quinzenalmente, conforme calendário acadêmico do período letivo.

Campus: Catu

Carga horária: 360 horas.

Constituído de 9 (nove) componentes curriculares obrigatórios para todos os cursistas e 3 (três) componentes curriculares optativos por cursista, totalizando 12 (doze) disciplinas.

Público alvo:

O Curso se destina a portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes.

Objetivo:

O Curso tem por objetivo geral oferecer formação, em nível de pós-graduação lato sensu, sobre a educação científica nos espaços formais e não-formais de educação, pautada nos princípios da autonomia na produção do conhecimento, da articulação entre os conhecimentos teóricos e práticos e da promoção do diálogo entre os saberes acadêmicos.

Número de vagas: 40 vagas – Definidas conforme Edital de seleção

Vagas para ações afirmativas:

O processo de seleção do corpo discente segue as diretrizes para ações afirmativas apresentadas pelo regimento geral da Pós-Graduação do IF Baiano. Ficarão reservados, do total de vagas disponíveis em cada processo seletivo, o quantitativo de 20% (vinte por cento) para candidatos negros (pretos e pardos) e indígenas (Lei 12.990/2014) e o quantitativo de 5% (cinco por cento) para candidatos com deficiência (Lei 3.298/1999).

Critérios de seleção:

• Etapa 1: Análise da Proposta de Pesquisa – eliminatória e classificatória;
• Etapa 2: Entrevista – eliminatória e classificatória.

Linhas de pesquisa:

1) Ensino de Ciências e formação de professores
Tem como eixos investigativos as concepções, as ideias, os imaginários e os processos de formação docente, inicial e continuada. Pressupõem a elaboração de estratégias de ensino que visem a elaboração e aplicação não só de projetos em espaços formais de educação, como também em espaços não formais de ensino tais como museus, centros de ciências e feiras de ciências, com vistas ao processo de elaboração e divulgação do conhecimento científico. Desenvolve estudos sobre o papel do professor relacionados à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, pesquisa-ação, educar pela pesquisa, para o repensar da prática pedagógica.

2) Práticas educativas e inovações educacionais

Objetiva promover estudos em educação científica, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, além da produção de recursos pedagógicos, materiais didáticos e o desenvolvimento de projetos educacionais de intervenção em espaços formais e não formais de educação, tomando como referências o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e as TICs.

Matriz curricular:

Constituída de 9 (nove) disciplinas obrigatórias para todos os cursistas e 3 (três) disciplinas optativas por cursista, totalizando 12 (doze) disciplinas.

A realização de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado por docente credenciado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Científica e Popularização das Ciências, na forma do Regulamento específico, é componente curricular obrigatório para a conclusão do curso e certificação do estudante.

Sejam Bem vindos !!!