Pós-Graduação Lato Sensu – Campus Catu
Educação Científica e Popularização das Ciências
O Curso
Última atualização: 05/02/2019 - 14:39 horas | Data de publicação: 04/11/2014 - 1:10 horas

Informações gerais:

Nome: Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências

Coordenador: Prof. Ms. Társio Cavalcante

Vice Coordenador: Prof. Ms. Jacson dos Santos

Endereço eletrônico: pos.edu@catu.ifbaiano.edu.br

Horários e dias do curso:  as aulas teóricas e práticas são ministradas quinzenalmente, às sextas-feiras das 08:00 às 22:30 horas e sábados das 08:00 às 12:10 horas.

Campus: Catu

Carga horária: 360 horas.

Constituído de 10 (dez) disciplinas obrigatórias para todos os cursistas e 1 (uma) disciplina optativa por cursista, totalizando 11 (onze) disciplinas.

Público alvo:

O Curso se destina a portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido e registrado nos órgãos competentes, com formação em quaisquer área dentre as diversas licenciaturas, bem como a profissionais diplomados em nível superior que trabalham ou possuem interesse em atuar com educação científica.

Objetivo:

O Curso tem como objetivo oferecer formação profissional e acadêmica sobre a educação científica e a popularização das ciências nos espaços formais e não-formais de educação, pautada nos princípios da autonomia na produção do conhecimento, da articulação entre os conhecimentos teórico e prático e da promoção do diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, em uma perspectiva diacrônica.

Número de vagas:

São ofertadas 30 (trinta ) vagas.

Público alvo:

O curso se destina a portadores de diploma de nível superior devidamente reconhecidos e registrados nos órgãos competentes, com formação em quaisquer dentre as diversas licenciaturas, bem como a profissionais diplomados em nível superior que trabalham ou possuem interesse em atuar com educação formal ou não-formal e/ou divulgação científica com formação nas diversas áreas.

Critérios de seleção:

• Etapa 1: Prova Escrita – eliminatória e classificatória;
• Etapa 2: Entrevista – eliminatória e classificatória.

Linhas de pesquisa:

1) Ensino de Ciências e formação de professores
Tem como eixos investigativos as concepções, as ideias, os imaginários e os processos de formação docente, inicial e continuada. Pressupõem a elaboração de estratégias de ensino que visem a elaboração e aplicação não só de projetos em espaços formais de educação, como também em espaços não formais de ensino tais como museus, centros de ciências e feiras de ciências, com vistas ao processo de elaboração e divulgação do conhecimento científico. Desenvolve estudos sobre o papel do professor relacionados à produção, aplicação e avaliação de propostas de ensino em pesquisas de natureza participante, pesquisa-ação, educar pela pesquisa, para o repensar da prática pedagógica.

2) Práticas educativas e inovações educacionais
Objetiva promover estudos em educação científica, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, além da produção de recursos pedagógicos, materiais didáticos e o desenvolvimento de projetos educacionais de intervenção em espaços formais e não formais de educação, tomando como referências o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e as Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC’s);
Esta organização das linhas de pesquisa, por sua vez, desafia a organizar o currículo do curso, ao mesmo tempo, em uma base comum, com características que dizem respeito às concepções de ciências, de educação e de metodologia científica, e em uma base específica, mais voltada para as especificidades dos campos científicos, suas abordagens e peculiaridades.

Matriz curricular:

Disciplinas Obrigatórias   CH
Fundamentos Teóricos e Práticas na Educação Científica MÓDULO I 30
Metodologia da Pesquisa em Educação Científica I 30
Alfabetização e letramento científico e tecnológico 30
Trabalho de Campo Orientado I 30
Disciplina Optativa* 30
Introdução à História e Filosofia das Ciências MÓDULO II 30
Popularização das Ciências e Divulgação Científica 30
Seminários de Pesquisa e Práticas de Extensão I 30
Trabalho de Campo Orientado II 30
Tipos de educação e espaços de aprendizagem MÓDULO III 30
Seminários de Pesquisa e Práticas de Extensão II 30
Trabalho de campo Orientado III 30
 

Disciplinas Optativas 

   
Experimentação na Educação Científica   30
TIC na Educação e na Divulgação Científica 30
Ensino de ciências e ludicidade 30
Inovações educacionais em ciências humanas 30
Ciência, Tecnologia e Sociedade 30
Print Friendly, PDF & Email

Sejam Bem vindos !!!