Estudantes, projetos e orientadores
ESTUDANTE | PROJETO (Título Provisório) | ORIENTADOR / ORIENTADORA |
Alex Vieira dos Santos | Educação Científica e Popularização da Ciência: Percepção dos estudantes do Centro Estadual Educação Profissional em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho sobre a Ciência e a Tecnologia | Alexandra S. de Carvalho |
Amábilli Leite Lima | Uso de aplicativos e do storytelling como ferramentas auxiliadoras no ensino de Química: matéria e energia | Gilvan Martins Durães |
Ana Claudia Borges Calheiros | Compostagem, Horta Escolar e Saúde: proposta de motivação para a aprendizagem dialógica | Joana Fidelis da Paixão |
Breno Dias Rodrigues | A Cultura de Participação e o enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Educação Científica brasileira | Anísia Gonçalves Dias Neta |
Camila Tâmires Alves Oliveira | Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental | Joana Fidelis da Paixão |
Carlos Amilton Lima Ramos | Educação científica e meio ambiente: uma análise de imagens em livros didáticos de ciências | Marcos Cajaíba Mendonça |
Carlos Eduardo Conceição Mendes | Dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da Educação Ambiental associado à Religião Afro (Candomblé) nos terreiros e escolas de Salvador, usando como base a Lei 10.639 | Hilma Conceição Fonseca Santos |
Daniele Santos dos Anjos | Relato da Experiência do docente no Clube de Ciências | Karina Lavínia P. do C. R. de Souza |
Deivid Gomes dos Santos | A permanência dos estudantes na Educação de Jovens e Adultos: um olhar no contexto social sob a perspectiva de Direito | Carolina de Brito Oliveira |
Edileusa Costa Silva | Mapeamento das Feiras e Mostras de Ciências existentes no Brasil e a Construção de uma rede de divulgação para popularização e fortalecimento dessas feiras e mostras | Maria Matilde N. Almeida |
Edson Alves de Souza | Análise de Viabilidade da Disciplina de Lógica de Programação e Robótica no Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino no Município de Dianópolis-TO | André Luiz A. Rezende |
Fernanda Boina Marin | A Geologia como ferramenta para cultivar o pensamento crítico na Educação Básica – um Projeto de Iniciação Científica em escolas de Minas Gerais | Maria Matilde N. Almeida |
Gabriela Eugenia Meira Amorim | Ficção científica: instrumento potencializador e inspirador para o ensino de ciências no ensino médio | Wilson Fábio de Oliveira Bispo |
Geovana dos Santos Melo | Educação científica no ensino de física através do uso de filmes de ficção científica | Wilson Fábio de Oliveira Bispo |
Hugo Luiz Oliveira da Silva | Princípios norteadores para pensar um curso de formação continuada em educação científica: o que o Projeto Científico da Escola Ana Lins (PROCEAL) tem a nos ensinar? | Marcelo Souza Oliveira |
Isabela Soares de Mello | O uso das redes sociais como ferramenta para a popularização das ciências | Hilma Conceição Fonseca Santos |
Isadora Oliveira Gondim | Acessibilidade e inclusão no processo de ensino de ciências biológicas para alunos com deficiências: formação de professores até a prática de sala de aula | Patricia de Oliveira |
Jairo Augusto Monteiro de Souza | A importância no ensino da física clássica em ambientes não-formais: contribuição de Pesquisa ao Centro de Ciências Planetário do Pará (CCPPA) | Wilson Fábio de Oliveira Bispo |
Jamires da Silva Miranda Melo | Contribuições do PIBID para o Letramento Científico na Educação Básica | Cristiane Brito Machado |
Jéssica Santos Santiago | Projeto: Práticas formativas inovadoras em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA): Contribuições na formação docente do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Leste Baiano | Helyom Rogério Reis Viana da Silva Teles |
João da Silva Melo | Popularização das Ciências a partir dos saberes e práticas de pescadores e marisqueiras em colaboração com tecnologias sociais na Comunidade Quilombola de Ilha de Maré-Bahia | Karina Lavínia P. do C. R. de Souza |
Juliana Andrade Rodrigues | Análise das metodologias aplicadas nas disciplinas de Iniciação Científica no Distrito do Riacho da Guia, Alagoinhas, Bahia Brasil | Helyom Rogério Reis Viana da Silva Teles |
Keila Mirelle Gonçalves Duques | Como desenvolver o pensamento científico na educação de jovens e adultos (EJA) em uma escola pública de Caetité- BA | Alexandra S. de Carvalho |
Laiane Soares Couto | O protagonismo infantil na produção e divulgação da ciência: o rádio enquanto meio informal de educação científica no interior | Carolina de Brito Oliveira |
Ledyane Lopes Barbosa | Ensino de Ciências e Formação de Professores: o estado do conhecimento a partir dos estudos monográficos do IF Baiano Campus Catu (2020-2023) | Maria Nazaré G. Marchi |
Leila dos Santos Paes | A ludicidade e o uso das tecnologias no estudo de matemática nas séries iniciais | Romero M. F. de Moura Júnior |
Leticia Mayara Barreto dos Santos | Elaboração de material didático de Biologia para o fortalecimento de ações de popularização da ciência em escolas públicas | Maria Nazaré G. Marchi |
Luana de Jesus Santos | Estudo da prática pedagógica inclusiva de professores da Rede Municipal da Cidade de Catu – BA, visando ponderar de que forma a educação científica, enquanto, instrumento de fomentação e ampliação do exercício da cidadania está sendo utilizada para com os alunos com deficiência | Patricia de Oliveira |
Lucimar Alberti | Percepção que os professores das escolas públicas de Educação Básica dos municípios do Vale do Caí/RS têm sobre as políticas públicas de apoio à Iniciação Científica nesses municípios | Mirna Ribeiro L. da Silva |
Maria José Carvalho Santos dos Anjos | Letramento Científico como ferramenta para o protagonismo de adolescentes escolares sobre violência escolar e as ações de intervenções e prevenções em uma escola pública na cidade de Catu-BA | Mirna Ribeiro L. da Silva |
Mariléa Gonçalves Ribeiro | (Re)Pensando caminhos para a formação de professores de Ciências, em tempos de negacionismo | Jacson de Jesus dos Santos |
Paulo Roberto do Nascimento | Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino de ciências: formação de professores e intervenção em espaços formais e não formais de educação | Marcelo Souza Oliveira |
Pedro Henrique Joaquim | Contribuições da teoria crítica para a formação em educação científica: possíveis relações entre as atuais racionalidades neoliberais e as formas como as ciências são tomadas na reforma do ensino médio | Anísia Gonçalves Dias Neta |
Pedro Victor da Silva Azevedo | “Ciência para gerar transformações no semiárido”: práticas inovadoras na educação do campo | Jacson de Jesus dos Santos |
Rosilene Barbosa de Andrade | Jogo cooperativo-argumentativo: possibilidades para o desenvolvimento de uma Educação Científica | Romero M. F. de Moura Júnior |
Sebastião James Fernades dos Santos | Uso de Recursos Digitais na Pesquisa Acadêmico-Científica | Gilvan Martins Durães |
Tainá de Jesus Machado | Educação científica nos anos iniciais: a formação do leitor pesquisador a partir da literatura infanto juvenil | Dalila dos Santos Monteiro |
Thallys Arimar Lopes | Percepções e Experiências dos Alunos com Inteligência Artificial na Educação Científica no Brasil: Um Estudo Contemporâneo no Ensino Básico | André Luiz A. Rezende |
YANE GAMA DA SILVA | Educação ambiental no ensino profissionalizante: desafios, estratégias e possibilidades de ação | Marcos Cajaíba Mendonça |
Sejam Bem vindos !!!