Instituto Federal Baiano

Institucional
Última atualização: 08/03/2018 - 13:47 horas | Data de publicação: 15/01/2018 - 11:29 horas


O que é o NIT IF Baiano?

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IF Baiano (NIT) é o órgão responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. É vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e conta com a colaboração de professores, pesquisadores e de profissionais treinados nas áreas de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Apoia as ações que tenham por fundamento a inovação tecnológica em todos os segmentos da ciência e da tecnologia, especialmente as matérias tratadas pelas Leis nºs 9.279, de 15 de maio de 1996 (direitos e obrigações relativos a Propriedade Industrial), 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 (proteção de Propriedade Intelectual de programa de computador e sua comercialização), 8.974, de 05 de janeiro de 1995 (uso das técnicas de engenharia genética e liberação no meio ambiente de organismos geneticamente modificados), 9.456, de 28 de abril de 1997 (proteção de cultivares) e demais legislações afins e suas atualizações.

Missão

Constitui missão do NIT fortalecer o relacionamento do IF Baiano com a comunidade, envolvendo órgãos de governo, setor produtivo e demais organizações da sociedade civil, com o objetivo de criar oportunidades de inovação tecnológica para a transferência do conhecimento em prol do desenvolvimento econômico, tecnológico e social da região Nordeste e do País.

Visão

Ser referência na geração, proteção, valoração e difusão de tecnologias inovadoras.

Objetivos

Disseminar a cultura de inovação no IF Baiano;

orientar e sensibilizar alunos, professores e pesquisadores da Instituição para a PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação);

capacitar a equipe para atuar na área de gestão e PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação);

apoiar e estimular a transferência de tecnologia;

institucionalizar o NIT no IF Baiano, através da inserção do mesmo no Estatuto da Instituição.

Metas

Agregar valor à produção do conhecimento científico e tecnológico no IF Baiano;

estabelecer parcerias para captação de recursos;

ampliar os recursos financeiros para PD & I no IF Baiano;

organizar o banco de projetos;

ampliar o número de Registro de patentes, marcas, indicação geográfica e software;

promover Eventos a curto e médio prazos – 1 a 3 anos;

criar o NIT nos outros campus do IF Baiano.


Print Friendly, PDF & Email