O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) é um órgão de assessoramento com natureza propositiva, consultiva e deliberativa, voltado para questões relacionadas à diversidade sob a perspectiva dos princípios multiculturais. Seu escopo principal é fomentar estudos sobre questões étnico-raciais e desenvolver ações que valorizem as identidades afro-brasileiras e indígenas.
O NEABI é composto por docentes, discentes, técnicos-administrativos e membros da comunidade externa, que atuam em atividades de ensino, pesquisa e extensão focadas nas relações étnico-raciais. O núcleo aglutina, especialmente, pessoas negras, mas também não negros engajados na luta antirracista. Além disso, o NEABI se destaca como um espaço de pertencimento, acolhimento e afetividade para negros e negras, além de formar novos quadros para o enfrentamento ao racismo.
Considerando as características do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) , o NEABI tem particular relevância, pois suas ações abrangem diferentes níveis de ensino e se espalham pelo território estadual, constituindo-se como uma ferramenta estratégica no processo de implementação e fortalecimento de ações afirmativas.