O curso de especialização Lato Sensu em Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO) foi idealizado pelo NEABI do Campus Valença com o objetivo de instrumentalizar educadores/as e gestores/as do ensino básico (fundamental e médio), profissional e tecnológico, atuantes na região do Baixo Sul da Bahia, para a efetivação das Leis 10.639/03 e 11.645/08. Essas legislações tornaram obrigatório o ensino de História da África e dos povos indígenas, assim como das Culturas Afro-brasileira e Ameríndia nas unidades de ensino do país.
A região do Baixo Sul, também conhecida como Costa do Dendê, possui uma expressiva população negra, além de uma forte presença de povos e comunidades tradicionais, como pescadores, marisqueiras, ribeirinhos e remanescentes quilombolas. Desde sua primeira turma, iniciada em agosto de 2019, o REAFRO tem se consolidado como uma ferramenta essencial para fortalecer a atuação de educadores/as no território, valorizando as contribuições negras e indígenas e promovendo uma cultura antirracista nos âmbitos educacional e social.
O curso busca capacitar os/as participantes para:
Para obter mais detalhes sobre o curso, como processo seletivo, corpo docente, perfil do/a egresso/a, publicações e projetos de pesquisa, acesse a página oficial: Pós-Graduação REAFRO.
O REAFRO é uma iniciativa estratégica para formar educadores/as comprometidos/as com a promoção da igualdade racial e a valorização das culturas afro-brasileira e indígena. Por meio de uma abordagem prática e contextualizada, o curso contribui para a transformação do cenário educacional, promovendo uma educação inclusiva e respeitosa à diversidade étnico-racial.