O curso de especialização Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena foi desenvolvido pelo NEABI do campus Governador Mangabeira com o objetivo de oferecer formação continuada para graduados/as da área de Ciências Humanas que atuam na Educação Básica. O foco do curso está no estudo das contribuições dos povos africanos e indígenas e seus legados para a história e cultura brasileira, visando assegurar o cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatória a inclusão dessas temáticas nos currículos de todos os níveis de ensino.
O curso busca:
O curso teve início em 2016 e, desde então, tem qualificado profissionais do território para atuar na educação para relações étnico-raciais. Além de promover o reconhecimento das contribuições negras e indígenas, o curso incentiva a inovação pedagógica e fortalece a luta contra o racismo, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Para mais informações sobre o curso, acesse a página do campus: Página do Campus Governador Mangabeira.
O curso de especialização Lato Sensu em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena representa uma iniciativa fundamental para a formação de educadores/as comprometidos/as com a promoção da igualdade racial e o respeito à diversidade cultural. Por meio de uma abordagem crítica e contextualizada, o curso contribui para a transformação do cenário educacional, promovendo práticas pedagógicas que valorizam as heranças afro-brasileiras e indígenas e combatem o racismo estrutural.