O Novembro Negro é um conjunto de múltiplas atividades protagonizadas pelos NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) nos campi do IF Baiano , em alusão ao Dia da Consciência Negra , celebrado em 20 de novembro . A data foi instituída no calendário escolar pela Lei 10.639/03 (clique aqui), que tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Recentemente, a Lei 14.759/23 (clique aqui) transformou o dia 20 de novembro em feriado nacional, denominado “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” , em homenagem à morte de Zumbi , líder histórico do Quilombo dos Palmares.
O Novembro Negro vai além de uma simples celebração. É um momento de valorização do processo de lutas e resistências da população negra ao longo da história. O período é dedicado à reflexão sobre questões urgentes, como:
Durante o Novembro Negro, também se denuncia a persistência do racismo no Brasil e reafirma-se a necessidade de um compromisso efetivo com seu enfrentamento. As atividades promovidas buscam:
O Novembro Negro é, portanto, um período crucial para refletir sobre a realidade social do país, reconhecer as contribuições da população negra e agir para superar as desigualdades raciais. Mais do que lembrar datas e personagens históricos, trata-se de um chamado à ação coletiva para construir uma sociedade mais justa, igualitária e inclusiva.
Confira as atividades sobre o Novembro Negro no Instituto Federal Baiano: