Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
IF Baiano terá vasta programação de eventos no mês da Consciência Negra
Última atualização: 06/11/2020 - 13:17 horas | Data de publicação: 05/06/2020 - 11:23 horas

O mês de novembro no IF Baiano terá vasta programação de eventos em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data foi oficialmente instituída em 2011 pela Lei nº 12.519/11.

Segundo a coordenadora geral dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) do IF Baiano, Nelma Barbosa, o 20 de novembro é uma data muito importante para o povo brasileiro, porque reverencia a memória de um grande herói nacional: Zumbi dos Palmares.

“Foi Zumbi quem liderou uma das maiores experiências de liberdade e resistência das Américas, o Quilombo dos Palmares, que se constituiu em uma alternativa ao sistema escravista, no século XVI. Palmares inspira todo ato de resistência da população que descende de escravizados africanos até os dias atuais. Por isso, essa data celebra e rememora a força de quem veio antes de nós todos, de todos os ‘Zumbis dos Palmares’ dos rincões do país”, afirma Nelma.

Segundo a coordenadora, ações antirracistas capitaneadas pelo Neabi acontecem durante o ano inteiro, pois é preciso lutar todos os dias contra todas as formas de racismo, explica. Em novembro, porém, as ações se destacam mais por conta do Dia da Consciência Negra. “É uma data especialmente reservada à luta. No 20 de novembro, todos são chamados a afirmar a herança africana e repensar seu pertencimento étnico-racial ou identidade. Em novembro, o chamado para a luta antirracista parece ecoar mais alto”, afirma Nelma.

Confira a programação para o mês

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br