Entender a partir de uma visão integrada do saber, o funcionamento dos ecossistemas naturais para aperfeiçoar e gerar tecnologias capazes de resolver problemas sociais e/ou ambientais.
A partir da compreensão multidisciplinar do funcionamento dos ecossistemas naturais, resolver e prevenir impactos antropogênicos. Resolver, por meio de estudos relacionados à restauração de ambientes degradados, e, prevenir, mediante alternativas de desenvolvimento socioeconômico com manutenção da qualidade dos recursos naturais; gerando, avaliando e aplicando práticas de manejo e conservação ambiental
Pretende-se gerar, avaliar, refinar e aplicar tecnologias que promovam bem-estar social com proteção e recuperação dos recursos naturais. A linha de pesquisa perpassa pelo entendimento da ciência na sua relação com as práticas sociais, econômicas e ecológicas; aplicação do conhecimento tradicional na conservação da biodiversidade; geração e difusão de técnicas agroecológicas; tratamento e reúso de efluentes e resíduos domésticos e agroindustriais; captação, uso e manejo de água da chuva.