Mestrado em Ciências Ambientais
Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA) realiza sua primeira defesa de dissertação
Última atualização: 30/03/2022 - 10:16 horas | Data de publicação: 30/03/2022 - 10:16 horas

O trabalho que abre as defesas da primeira turma do mestrado discutiu a atividade de mariscagem em Galeão, distrito de Cairu – BA.

O Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (MPCA), do campus Serrinha, teve sua primeira defesa de dissertação realizada nesta segunda-feira, 28, pela aluna Maria Cecília Seara Santos, em encontro virtual através da Plataforma RNP. A mestranda discutiu em sua tese a atividade de mariscagem em Galeão, distrito de Cairu – BA, propondo soluções para o aproveitamento dos resíduos da mariscagem.

O trabalho foi realizado sob orientação da professora Maria Iraildes Matias (IF Baiano campus Valença) e co-orientação da professora Izaclaudia Santana das Neves (IFC). A banca examinadora foi composta pelos professores Rômulo Magno Oliveira de Freitas (IFRN), Thecia Alfenas Paes (IF Baiano – Campus Valença) e Delfran Batista dos Santos (IF Baiano – Campus Serrinha). A pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IF Baiano, Luciana Mazzutti, também acompanhou a apresentação. O trabalho retratou como a atividade de mariscagem é realizada na Comunidade Quilombola do Galeão, o perfil das marisqueiras e os impactos ambientais envolvidos na atividade.

A pró-reitora Luciana Mazzutti parabenizou Maria Cecília e externou sua felicidade em acompanhar a primeira defesa do MPCA, que, para ela, é um marco muito importante na implantação do Mestrado. “Destaco ainda a importância da constituição das redes de pesquisa para o desenvolvimento técnico, científico e tecnológico de nosso país. Bem como a necessidade de mais pesquisas que tragam um olhar sensível e pontual, para além de crítico, em defesa de um desenvolvimento sustentável e global, considerando as perspectivas étnicas e culturais das comunidades quilombolas, tal como o fez Maria Cecília Santos em parceria com a sua orientadora e coorientadora”, afirma a pró-reitora.

A defesa aconteceu virtualmente através da Plataforma RNP
Print Friendly, PDF & Email

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br